No dia 21 de novembro os alunos do 5º ano de escolaridade foram visitar a pedreira da Nave em Carapito, onde se faz a extração de granito e a empresa Polimagra, para onde vão os blocos de granitos extraídos e onde, posteriormente, é feita a sua transformação para a construção civil e outros fins.
Integrado nas aprendizagens essências do 5º ano na disciplina de Ciências Naturais -Rochas e Solos – os alunos viram no terreno essas mesmas aprendizagens, abordadas nas aulas e tiveram oportunidade de consolidar e aplicar conhecimentos adquiridos.
Foram cumpridos todos os objetivos desta visita de estudo:
– Identificar o tipo de rocha que caracteriza a paisagem geológica da região.
– Explorar as características das rochas.
– Observação macroscópica dos minerais constituintes do granito.
– Identificar os principais minerais que constituem a rocha.
– Constatar o impacto socioeconómico desta indústria na região.
Os alunos participaram com interesse e curiosidade nesta visita de estudo, tomando conhecimento do percurso realizado pelo granito, a rocha da nossa região.
Posteriormente os alunos elaboraram um texto sobre a visita efetuada. Na impossibilidade de se divulgarem todos os textos elaborados pelos alunos e do seu feedback, disponibiliza-se um dos textos elaborado por um dos discentes:
“No dia 21 de novembro fizemos uma visita de estudo a uma pedreira e à Polimagra. Chegámos à escola e esperamos até às 9 horas para irmos para lá. Havia dois autocarros, um para as turmas do 5º A e 5º B e o outro para as turmas 5ºC e 5ºD. Nós fomos primeiro para a pedreira. Quando lá chegamos vimos como se extraem as rochas do solo. Muitos tiraram fotos à pedreira. Depois da visita à pedreira fomos à Polimagra. Quando chegamos fomos para a entrada e vimos amostras de rochas com diferentes polimentos, depois fomos para uma sala de lanche. Quando saímos de lá dirigimo-nos para a fábrica. Aí estava muito barulho e havia muitas máquinas para cortar e transformar o granito em pedaços mais pequenos. Acabamos a visita à Polimagra e viemos embora. Eu trouxe comigo três amostras de granito, um mais amarelado com mais feldspato, um mais claro com mais quartzo e outro mais escuro com mais biotite.
Gustavo 5º A Nº18”
Muito obrigada à empresa Polimagra, pela disponibilidade, pelo acolhimento e simpatia!!
Os professores do grupo 230 – Matemática e Ciências Experimentais.