Participação no 17º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2024

Na passada quinta-feira, dia 14 de março, realizou-se na Universidade de Aveiro a final do 17º Campeonato Nacional de Jogos matemáticos, que reuniu cerca de 1800 alunos dos Ensino Básico e Secundário de 322 escolas de todo o país.

O evento aconteceu na data em que se celebra o Dia Internacional da Matemática e o Dia do Pi.

Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva. Pelo segundo ano consecutivo, a organização local é assegurada pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, do Departamento de Matemática da UA e do Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Neste campeonato disputaram-se seis jogos (Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório, Atari Go e Nex), distribuídos por doze categorias.

Ao longo de todo o dia, das 9 às 17 horas, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, foi o palco das competições, sendo que as eliminatórias aconteceram de manhã e as finais decorreram da parte da tarde.

Em paralelo com as competições, decorreu um programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos. Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.

Além da equipa da organização nacional e local, o campeonato contou com a colaboração de 140 voluntários, maioritariamente estudantes universitários, que receberam e encaminharam os alunos, arbitrar os jogos, assegurar a ordem nos pontos de encontro e a comunicação com a zona de jogo, apoiar os alunos com baixa visão, entre outras funções.

Os participantes foram selecionados em torneios locais, realizados nas escolas.

Na edição deste ano representaram o Agrupamento, nesta final, um grupo de dez alunos.

1º ciclo: Manuel Calhau Gomes, no jogo “Rastros”; Inês Huang, no jogo “Gatos e Cães”; Inês Duarte Lopes, no jogo “Dominório”

2º ciclo: Maria Inês Almeida, no jogo “Dominório”; Maria Calhau Gomes, no jogo “Produto” e Leandro Leitão, no jogo “Rastros”.

3º ciclo: Beatriz Duarte Silva no jogo “Produto”; Pedro Henriques Matos dos Santos , no jogo “Atari Go”  e Ana Filipa Dias Geraldes no jogo  “ Dominório ”.

secundário: Miguel Anjos Santos Corgo, do jogo “Produto”.

O empenho de todos os nossos alunos foi muito bom, estando todos os envolvidos de parabéns!

A organização:

Elvira Bernardino

Maria João Albuquerque

Paula Monteiro

Teatro "Conta-Me Entre As Medusas" - 19 de abril

Conta-Me-Entre-As-MedusasDescarregar

Prazos das matrículas para o ano letivo 2024/2025

Informam-se todos os pais e Encarregados de Educação sobre as Matrículas para o Ano letivo…

8ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira

O Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira está a…