Erasmus+ Mobilidade de alunos a Nantes (França)

13 a 19 de maio

            No âmbito do projeto ERASMUS+2023-1-KA121-SCH-000141239, as Professoras Conceição Pinheiro e Regina Oliveira viajaram com seis alunas para Nantes, em França (Ensemble Saint-Félix La Salle).

            A viagem teve início às oito horas do dia 13 de maio em Moimenta da Beira, com destino a École Saint –Félix La Salle, onde cada aluna foi amavelmente recebida pela sua família correspondente.

            No dia seguinte, 14 de maio, as alunas assistiram às aulas, acompanhadas pelas alunas que as acolheram, enquanto as professoras do AEMB assistiam a aulas de Geografia/ História, Francês e Eletricidade. Após o almoço na cantina da escola, professoras e alunas foram visitar “Les Machines de L’Île”. Neste espaço, encontram-se várias máquinas criadas através do cruzamento dos mundos inventados por Júlio Verne (nativo de Nantes), com o universo mecânico de Leonardo Da Vinci e da História Industrial de Nantes. De seguida, professoras e alunas puderam passear no “Elefante mecânico”, um elefante gigante emblemático e simbólico do espírito criativo da cidade. Ao final do dia, alunos e professores proporcionaram uma amostra dos produtos regionais de França e de Portugal, com um delicioso lanche partilhado entre todos os participantes.

            No dia 15 de maio, alunos e professores saíram rumo à praia “Le Croisic”. Viajaram de autocarro e de comboio durante aproximadamente uma hora e trinta. Após a chegada à praia, fez-se um picnic com refeições preparadas em casa das famílias de acolhimento. Todos almoçaram para ganharem forças para a recolha de lixo na praia, que foi efetuada com luvas, pinças e sacos do lixo. Recolheram-se fios de pesca, plástico, garrafas de vidro, latas de conserva e afins. Como ainda era cedo, todos visitaram lojas típicas da vida marítima onde foi possível adquirir “souvenirs” para entregar em Portugal. Às dezasseis horas, chegaram à estação de comboio de Croisic e verificaram que os comboios tinham sido suprimidos devido a uma falha técnica na linha. As professoras francesas puseram, de imediato, em marcha um plano B que consistiu em apanhar um táxi até à estação de “Nazaire” para depois retomarem o comboio e o autocarro de volta a casa dos alunos correspondentes. Por fim, todos chegaram a casa em segurança e praticamente às horas inicialmente previstas. “Quelle aventure!”

            Na quinta-feira, 16 de maio, as professoras e alunas, dos dois países, foram convidadas a fazer um “rally photo”. Tiraram fotografias com os seus correspondentes em sítios emblemáticos da cidade de Nantes para no dia seguinte se fazer um “scrapbooking”. Ao final da tarde, na escola, os alunos de Nantes e os de Moimenta da Beira explicaram os seus sistemas escolares, e refletiram sobre as diferenças e semelhanças entre os dois sistemas, dando voz às suas principais preocupações.

            No dia 17 de maio, as professoras e alunas portuguesas encontraram-se na Sala do clube Erasmus da escola com os correspondentes franceses. Das nove às doze e trinta horas, elaboraram um “scrapbooking” com fotos do dia anterior. Nele pode ver-se toda a alegria, empenho e criatividade que os alunos puseram na realização desta atividade. O almoço teve lugar na cantina da escola. À tarde, as alunas portuguesas descobriram mais sobre a cidade de Nantes, desta vez, acompanhadas pelas professoras de Moimenta da Beira.

            No dia 18 de maio, as alunas passaram o dia com as respetivas famílias francesas, que lhes proporcionaram um programa “feito à medida”:  umas visitaram o estádio do Nantes, outras foram às compras e visitaram locais emblemáticos da cidade. As professoras foram explorar a grande cidade de Nantes (“Marché de Talensac”, “le passage Pommeray”, a antiga aldeia de pescadores “Trentemoult”, o Museu Jules Verne, o monumento em homenagem aos escravos, o monumento em homenagem aos cinquenta reféns mortos durante a Segunda Guerra Mundial, Lîle de Versailles = jardim japonês e a estátua de Charles de Gaules, entre outros)

            No dia 19 de maio, ainda houve tempo para as professoras visitarem o Museu Dobrée (inaugurado nesse fim de semana). A despedida foi marcada por algumas lágrimas.

            Foi uma semana plena de vivências de cidadania europeia, de envolvimento, de partilha, de criatividade, de comunicação, tão importantes para o desenvolvimento de competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

As docentes:

Regina Oliveira

Conceição Pinheiro

Concurso Nacional Eco-Código (até dia 11)

Regras-eco-codigo-2Descarregar Cartaz-Concurso-Eco-codigo-2024Descarregar

Quadro competitivo do torneio de basquetebol 3x3

Torneio de Basquetebol - AE Moimenta da Beira - Quadro competitivo

Erasmus+ Mobilidade de alunos a Nantes (França)

13 a 19 de maio             No âmbito do projeto ERASMUS+2023-1-KA121-SCH-000141239, as Professoras Conceição Pinheiro…