Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu 19 e 20 de abril

“Democracia e Eleições europeias: jovens em ação” Evento organizado pelas EPAS de Vila Nova de Gaia

Foram dois dias de partilha, de conhecimento mútuo rumo ao futuro coletivo, com organização do Colégio de Gaia, Agrupamento Escolas Gaia Nascente e Escola Profissional de Gaia.

O envolvimento dos jovens como líderes do processo de recolha de ideias, contribuições e sugestões é louvável. Isso não só capacita os jovens para expressarem as suas opiniões e preocupações, mas também ajuda a construir pontes entre as gerações, promovendo um diálogo intergeracional enriquecedor. Esta abordagem inclusiva e participativa é essencial para garantir que as políticas e decisões futuras reflitam verdadeiramente as necessidades e aspirações de todas as partes da sociedade.

Mais de 150 embaixadores juniores, acompanhados por embaixadores seniores, de várias escolas a nível nacional viveram intensamente aquilo que são os valores da União Europeia. Olhar para estes jovens e sentir o seu pulsar de entusiasmo mostram-nos que a democracia tem um rosto, que as nossas escolas estão vivas, que são um hino à democracia, são jovens em ação, na procura de uma Europa mais nossa.

Esta iniciativa contou com a presença da Dra. Isabel Baltazar, Gestora Nacional do Programa Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, bem como de uma delegação do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

EPAS é uma iniciativa valiosa que não apenas educa os jovens sobre a União Europeia e seus processos democráticos, mas também os capacita a se tornarem cidadãos ativos e informados, capazes de contribuir positivamente para o futuro da Europa.

50 Anos do 25 de Abril

Os alunos dos 7º, 8º, 9º A, 11º C de Francês e do CEA realizaram…

ConselhoEco Escolas

Eco-Conselho-15maio24Descarregar