Visita ao Parque Biológico da Serra das Meadas.
Proponentes:
Edna Dias
João Pereira
Zélia Santos
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Moimenta da Beira visitarão o Parque Biológico com o intuito de saber mais sobre a fauna e flora.
Principais Objetivos:
Promover a valorização pessoal dos alunos, proporcionando-lhes vivências e experiências extra escolares;
Estimular a aprendizagem em contacto direto com novas realidades e novos ambientes;
Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente;
Promover a articulação dos saberes das várias áreas curriculares;
Promover e proporcionar momentos de convívio e de socialização dos alunos fora do ambiente escolar;
Identificar diferentes espécies animais.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
1º Ano
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita ao Parque Biológico da Serra das Meadas
Ida ao teatro- Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira
Proponentes:
Docentes do 7.º Ano
– Alice Modesto
– Jacqueline Melo
– Susana
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos do 7.º ano deslocar-se-ão ao Teatro a fim de ver a peça de Teatro – Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira. Esta atividade ocorrerá, em princípio, no início do segundo semestre. A referida peça enquadra-se nos conteúdos programáticos, no âmbito do texto dramático.
Principais Objetivos:
– Promover o desenvolvimento de aprendizagens essenciais, visando o sucesso educativo dos alunos;
– Proporcionar um momento único , uma experiência ao vivo, uma forma dedivertimento e lazer que nos faz pensar.
– Despertar o gosto pela arte.
Parceiros:
Destinatários:
7.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
A – Linguagem e textos
Custos:
120
PCE/PNA:
Eventos:
Ida ao teatro
Visita de estudo a Guimarães
Proponentes:
Docentes do 4º ano da Escola Básica de Moimenta da Beira
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de estudo ao Castelo e ao Paço dos Duques em Guimarães
Principais Objetivos:
Conhecer acontecimentos, datas e lugares relevantes da história de Portugal.
Conhecer personagens e acontecimentos da vida em sociedade relacionados com os momentos da história de Portugal.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
4ºA
4º D
4º C
4º B
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de estudo a Guimarães
Visita de Estudo
Proponentes:
Grupo de Educação Especial
Calendarização:
Breve Descrição:
Ida à Praia- Aveiro
Principais Objetivos:
-Contribuir para uma maior/melhor formação dos alunos.
-Promover interações sociais.
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Praia da Barra- Aveiro
• Visita de Estudo ao Porto / Matosinhos
Proponentes:
Docentes do 2º ano da E.B. de Moimenta da Beira
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de estudo – visita ao Sealife, Pavilhão da Água e Ida à praia de Matosinhos
Principais Objetivos:
• Promover a valorização pessoal dos alunos, proporcionando-lhes vivências e experiências extra escolares;
• Estimular a aprendizagem em contacto direto com novas realidades e novos ambientes;
• Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente;
• Promover e proporcionar momentos de convívio e de socialização dos alunos fora do ambiente escolar;
Parceiros:
Destinatários:
2º anos E.B. Moimenta da Beira
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de estudo ao Sea Life
Encontro de teatro
Proponentes:
Ondina Cabral
Olga Calhau
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos do grupo de teatro persona vão participar no encontro de escolas de teatro que se realiza todos os anos com duração de quatro dias.
Principais Objetivos:
Partilha de conhecimentos; formação dos alunos na área do teatro.
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Encontro de Teatro
Representação teatral
Proponentes:
António José Carvalho
Elisabete Ramos Cruz
Calendarização:
Breve Descrição:
Encenação da obra “Os Lusíadas”, pela companhia “António Fonseca”
Principais Objetivos:
▪ Consolidar conhecimentos relativos à estrutura e características do texto dramático;
▪ Promover o contacto direto com o espetáculo teatral;
▪ Compreender a importância da encenação/representação como complemento ao texto dramático;
▪ Estimular o gosto pelo teatro.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
9.º D
9.º C
9.º B
9.º A
9.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
400
PCE/PNA:
Eventos:
Encenação da obra “Os Lusíadas”, pela companhia “António Fonseca”
Um dia no Montemuro
Proponentes:
Lucília Lourenço.
Olga Calhau.
Ana Raquel Castro
Calendarização:
Breve Descrição:
Deslocação das turmas do 9º ano ao Teatro de Montemuro para assistir a uma peça de teatro.
Principais Objetivos:
Desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade estética e artística.
Diversificar os contextos de aprendizagem.
Parceiros:
Destinatários:
9.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Assistir a uma peça de teatro
Visita de estudo
Proponentes:
António José Carvalho
Susi Marlene Leitão
Anabela Marques Rebelo
Maria Cristina Pimenta
Rute Marisa Rodrigues
Maria de Fátima Leitão
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de estudo anual das turmas do 9º ano
Principais Objetivos:
▪ Consolidação de conhecimento acerca da importância do Cristianismo para a cultura portuguesa;
▪ Reconhecimento dos vários estilos artísticos utilizados na construção de monumentos;
▪ Compreensão da importância das principais estruturas de poder em Portugal;
▪ Conhecer a realidade portuguesa face aos transportes utilizados em Portugal ao longo da História;
▪ Reconhecer os estilos artísticos adotados nas viaturas;
▪ Analisar as características das áreas funcionais da cidade;
▪ Identificar processos de reabilitação, renovação e requalificação urbana;
▪ Compreender a intermodalidade e a mobilidade sustentável numa rede de transportes;
▪ Promover o contacto direto com o espetáculo teatral;
▪ Sensibilizar os alunos para a visita de locais e exposições de âmbito artístico.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Assembleia da Republica
Destinatários:
9.º D
9.º C
9.º B
9.º A
9.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
3000
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de estudo
Os Maias
Proponentes:
Elisabete de Jesus Ramos Cruz
Calendarização:
Breve Descrição:
Saída Pedagógica a Vila Nova de Paiva, ao Auditório Carlos Paredes, para assistir à representação da peça de teatro ” Os Maias”, no âmbito do programa da disciplina de Português, para o 2º ano do Ensino Profissional e turmas de 11ºano dos cursos Científico- Humanísticos.
Principais Objetivos:
• Desenvolver a sensibilidade estética através do contacto com as artes do espetáculo;
• Mobilizar saberes já adquiridos sobre a obra;
• Assistir à representação da peça ” Os Maias”;
• Consolidar a compreensão da obra;
• Valorizar o património literário e cultural português;
• Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos;
• Contribuir para a formação integral do aluno.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
CP23 – TEAC 23
11.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
A – Linguagem e textos
Custos:
250
PCE/PNA:
Eventos:
Deve definir-se pelo menos um.
Viver o Natal: Partilha Intergeracional
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita a um Lar de Idosos
Principais Objetivos:
– promover a cidadania e os afetos.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Associação de Pais/EE
Destinatários:
3.º Ciclo
2.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita a um Lar
Visita ao Centro Interpretativo do Castelo de Lamego e ao Museu de Lamego
Proponentes:
Carla de Jesus
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita ao núcleo museológico do castelo de Lamego, incluindo a cisterna e castelo.
Visita ao Museu de Lamego.
Principais Objetivos:
Reconhecer e valorizar o património natural e cultural.
Identificar elementos e vestígios materiais do passado.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
4º D
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita ao Centro Interpretativo do Castelo de Lamego
Espetáculo musical “Quebra Nozes no Reino do Gelo” – Mar Shopping
Proponentes:
Professores Titulares de Turma
Calendarização:
Breve Descrição:
Viagem de autocarro até ao MAR Shopping
Lanche
Assistir ao espetáculo
Almoço
Passeio pelo Mar Shopping para vivenciar o espírito natalício e observar as diferentes decorações de Natal.
Principais Objetivos:
Promover o Sucesso Educativo;
Desenvolver Competências Sociais; saber; saber ser; saber estar; saber fazer; saber viver em relação com os outros;
Valorizar a Escola/Intervir na Comunidade;
Melhorar a qualidade das aprendizagens;
Promover o interesse por conteúdos culturais;
Estimular o respeito pela diferença;
Trabalhar o relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal;
Facultar a vivência de experiências diversificadas;
Desenvolver o pensamento crítico e pensamento criativo, a sensibilidade estética e artística e a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Quebra Nozes no Reino do Gelo
VISITA DE ESTUDO_ Curso: CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS DE ARTES VISUAIS 10º e 11º
Proponentes:
Luísa Faro Nogueira
Francisco Cardia
Calendarização:
Breve Descrição:
Museu Nacional Grão Vasco_ visita guiada à [EXPOSIÇÃO] Pintura portuguesa: Séculos XIX-XX
VNBM – arte contemporânea_ visita guiada e atividade de oficina.
[EXPOSIÇÃO] MANUAL DE CONSCIÊNCIA: Caligrafias sobre o Estado Novo é o resultado da residência artística de CARLA FILIPE, em Viseu, a convite da VNBM.
[EXPOSIÇÃO] – ANDRE CEPEDA, DAYANA LUCAS, DIOGO PIMENTÃO, GABRIELA ALBERGARIA, MARISA BENJAMIM, JOÃO QUEIROZ, ODETE, PEDRO TUDELA
ÉTER – TERRAÁGUAFOGOAR – ÉTER* é um meio e substância que dá nome à exposição colectiva de trabalhos realizados em Viseu, ao longo das duas últimas décadas. A exposição propõe ao espectador um diálogo entre as obras a partir do território sobre e no qual foram concebidas.
Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea_ visita guiada à [EXPOSIÇÃO] MOVIMENTO DO TRAÇO da autoria daquele que é considerado um dos nomes maiores da arte contemporânea dos séculos XX e XXI – JOSÉ MOUGA.
Principais Objetivos:
Emitir juízos críticos sobre o que vê, manifestando interesse e evidenciando os seus conhecimentos no contexto das atividades da disciplina.
Aprofundar os estudos da forma (proporção, desproporção, transformação) em diferentes contextos e ambientes
Desenvolver, com crescente domínio, os estudos de formas e de escalas, iniciando processos de análise e síntese do corpo humano.
Parceiros:
Destinatários:
11.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Viagem a Viseu, Museu Grão Vaso ; VNBM – arte contemporânea e à Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu
Viagem a Viseu
Cantar os Reis
Proponentes:
Professores Titulares de Turma
Calendarização:
Breve Descrição:
Sensibilizar as crianças para a preservação dos valores culturais no contexto regional.
Sair à rua e manter a tradição de cantar os reis.
Apresentação da lenda dos reis Magos.
Elaboração de coroas.
Interação com a comunidade local para a importância da preservação da cultura popular.
Principais Objetivos:
Conhecer a lenda dos Reis Magos.
Vivenciar o dia de Reis.
Manter a tradição.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Cantar os Reis/ janeiras
Semana Cultural
Proponentes:
Calendarização:
Breve Descrição:
Vinda de artistas à Escola (Workshop).
Workshops de artesanato concelhio.
Leomil – confeção de queijo.
Principais Objetivos:
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
visitar as eólicas na Serra de Leomil
Visita de Estudo para as turmas do 9º ano
Proponentes:
Grupo de Físico Química
Docentes de Cidadania e Desenvolvimento
Diretores de Turma do 9º ano
Grupo de História
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de Estudo à Escola Fixa de Trânsito de Vila Real e ao Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso em Amarante. Os alunos das várias turmas serão divididos em dois grupos e visitarão um destes locais da parte da manhã e o outro da parte da tarde, de forma alternada.
Principais Objetivos:
Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança;
Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito;
Identificar os principais sinais de trânsito;
Desenvolver obediência à sinalização;
Trabalhar as virtudes, paciência, tolerância, sensibilidade e humildade;
Desenvolver a atenção e percepção;
Aprofundar os conhecimentos sobre distância percorrida, deslocamento, rapidez média, velocidade,
aceleração e forças;
Relacionar os conteúdos abordados da disciplina de Físico Química com situações da vida real.
– Promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos;
– Relacionar as aprendizagens com a História nacional e regional utilizando o património histórico e cultural;
– Relacionar a 1.ª Guerra Mundial com a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura e na arte. O modernismo português com Amadeo Souza-Cardoso.
Parceiros:
Escola Fixa de Trânsito de Vila Real
Destinatários:
9.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Palestra sobre regras e sinais de trânsito
Ida ao Teatro
Proponentes:
Ana Raquel Castro
Olga Calhau
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos de nono ano irão assistir a uma peça de teatro.
Principais Objetivos:
• Despertar o gosto pelo teatro;
• Enriquecer o imaginário e o mundo dos alunos;
• Proporcionar momentos lúdicos e divertidos;
• Fomentar nos alunos atitudes de saber estar numa sala de espetáculos.
• Estimular a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
9.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Ida ao Teatro
Visita de Estudo ao Mosteiro de S. João de Tarouca
Proponentes:
Professores da disciplina de História e Geografia de Portugal.
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos de quinto ano irão visitar o Museu e o Mosteiro de S. João de Tarouca, numa quarta-feira de tarde.
Principais Objetivos:
Dar a conhecer o património histórico da região;
Sensibilizar os alunos para a preservação do património arquitectónico, artístico e histórico;
Articular os conteúdos do programa de História e Geografia de Portugal com a realidade da História Local.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
5.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Viagem a S. João de Tarouca
Visita de Estudo 8º ano
Proponentes:
Diretores do 8º ano.
Professora de História.
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita ao Centro Ciência Viva de Vila do Conde e participação em atividades dinamizadas pela entidade.
Visita à cidade de Braga, Capital do Barroco, e algumas suas obras arquitetónicas urbanísticas escultórias.
Principais Objetivos:
Realizar vários DAC , envolvendo as disciplinas de Português, História, Ciências Naturais e Matemática.
Parceiros:
Destinatários:
8.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de estudo
“Vanessa vai à luta” 8º ano
Proponentes:
Professoras de Português do 8º ano.
Calendarização:
Breve Descrição:
Assistir à representação da peça “Vanessa vai à luta”, apresentada pela companhia “Caixa de Palco”.
Principais Objetivos:
Conhecer as características do texto dramático.
Aprofundar o estudo da obra.
Parceiros:
Destinatários:
8.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
“Vanessa vai à luta”, Luísa Costa Gomes
Visita de Estudo 2.ºCEB/2025
Proponentes:
Conselho de Diretores de Turma
(Cláudia Baptista e Manuela Matos)
Calendarização:
Breve Descrição:
Todos os alunos terão a oportunidade de visitar de forma livre, em Coimbra, Portugal dos Pequenitos e participar ativamente, de forma orientada com um monitor, no workshop CriAtividade e no espaço Hemispherium, no UC Exploratório.
Principais Objetivos:
•Contribuir para o enriquecimento ao nível da aquisição de vivências por parte dos alunos.
•Desenvolver o espírito de observação/crítica.
•Promover a interdisciplinaridade, articulando conhecimentos programáticos com as observações /experiências presentes nos espaços interativos e atividades práticas.
•Fomentar o comportamento cívico.
•Promover a socialização entre alunos/alunos e alunos/professores.
Parceiros:
Destinatários:
2.º Ciclo
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
Custos:
3380
PCE/PNA:
Eventos:
Visita ao Portugal dos Pequenitos e UC Exploratório
Visita de Estudo
Proponentes:
Docentes EB de Alvite
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de estudo ao World of Discoveries que é um espaço dedicado aos Descobrimentos portugueses localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto.
Principais Objetivos:
Compreender a relação entre o presente e o passado.
Explorar as fascinantes conquistas de Portugal na era das navegações portuguesas.
Incentivar a reflexão sobre as culturas e descobertas realizadas pelos navegadores portugueses.
Vivenciar experiências imersivas que permitirá explorar continentes, oceanos e mares.
Conhecer uma exposição interativa com recursos didáticos
Promover a importância da preservação do património histórico e cultural.
Despertar a curiosidade e estimular a aprendizagem.
Promover a valorização pessoal dos alunos, proporcionando-lhes vivências e experiências extraescolares;
Estimular a aprendizagem em contacto direto com novas realidades e novos ambientes;
Educar para a cidadania;
Promover a articulação dos saberes das várias áreas curriculares; Promover e proporcionar momentos de convívio e de socialização dos alunos fora do ambiente escolar;
Sensibilizar os alunos para as regras de segurança;
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
1Alvite
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de Estudo
Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2025
Proponentes:
Paulo Sanches
Grupo de Física e Química
Calendarização:
Breve Descrição:
Participação dos alunos de Física do 12º Ano na atividade internacional que se realiza na UTAD – Vila Real
Principais Objetivos:
O objetivo é mostrar aos jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e Astropartículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam as sessões.
Parceiros:
Destinatários:
12.º Ano
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
“Cientistas por um dia… com as mãos nas Partículas”. (Data ainda por confirmar)
Visita à Fabrica – Centro Ciência Viva de Aveiro com todos os alunos do 4ºAno
Proponentes:
Clube Ciência Viva Júnior
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita de estudo no âmbito do Clube Ciência Viva do 1º Ciclo
Principais Objetivos:
Promover a cultura cientifica.
Parceiros:
Fábrica – CCV de Aveiro
Agência Ciência Viva
Destinatários:
4º Ano
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita à Fabrica – Centro Ciência Viva de Aveiro. (Data ainda por confirmar)
Visita ao parque “Arbustus” em Vila Nova de Paiva.
Proponentes:
Professores do grupo de recrutamento 230
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita dos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade ao parque botânico “Arbustus” em Vila Nova de Paiva.
Principais Objetivos:
Observação de plantas/arbustos/árvores no seu meio natural e aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências Naturais sobre as plantas(caule, folhas, habitat,…).
Parceiros:
Destinatários:
6.º Ano
5.º Ano
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita ao Parque Natural “Arbustus” em Vila Nova de Paiva
Viagem de estudo de final do ano
Proponentes:
Professores do 1º Ciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita ao World of Discoveries – Interactive Digital Exhibition – no Porto dedicado à fantástica odisseia dos Descobrimentos.
Principais Objetivos:
• Compreender a relação entre o presente e o passado.
• Explorar as fascinantes conquistas de Portugal na era das navegações portuguesas.
• Incentivar a refleteção sobre as culturas e descobertas realizadas pelos navegadores portugueses.
• Vivenciar experiências imersivas que permitirá explorar continentes, oceanos e mares.
• Conhecer uma exposição interativa com recursos didáticos
• Promover a importância da preservação do património histórico e cultural.
• Despertar a curiosidade e estimular a aprendizagem.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
World of Discoveries – Interactive Digital Exhibition dedicado à fantástica odisseia dos Descobrimentos.
Visita cultural e artística ao Porto
Proponentes:
Grupo 600
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita ao centro histórico do Porto
Principais Objetivos:
Visita a museus, galerias e outros pontos de interesse
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
11.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Porto – visita cultural
Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Proponentes:
A GNR de Moimenta da Beira em articulação com o Grupo de Educação Especial
Calendarização:
Breve Descrição:
Atividades realiza no Exposalão de Sernacelhe
Principais Objetivos:
– Sensibilizar para a Diferença;
– Promover interações sociais e a inclusão
Parceiros:
GNR de Moimenta da Beira
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
2.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Atividades Exposalão- Sernancelhe
Almoço Inglês
Proponentes:
Docentes de Inglês
Calendarização:
Breve Descrição:
Conhecer pratos de origem inglesa
Principais Objetivos:
Degustar um menu inglês
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Almoço Inglês
Concurso “Día de los muertos – Catrinas mexicanas”
Proponentes:
Docentes de espanhol
Calendarização:
Breve Descrição:
Exposição de máscaras “Catrinas”.
Eleição da máscara mais representativa.
Principais Objetivos:
Promover o gosto pela aprendizagem da língua espanhola.
Alargar os conhecimentos culturais sobre os países de língua Espanhol.
Fomentar a criatividade dos alunos.
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Exposição de máscaras na bibiloteca.
“Brincar com a poesia, dançando”.
Proponentes:
– Alice Modesto
– Jacqueline Melo
– Susana
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos do 7.ºAno farão a declamação de poemas, acompanhados de música e momentos de dança. Esta atividade será resultado de um DAC entre as disciplinas de Português, Música e Educação Física.
Principais Objetivos:
– Promover o gosto pela poesia;
– Fazer sentir a musicalidade das palavras;
– Conhecer melhor os nossos sentimentos;
– Desenvolver o vocabuário.
Parceiros:
Educação Especial
Destinatários:
5.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Brincar com a poesia dançando
Tertúlia Dialógica Literária- A atualidade das reflexões da obra: Os Lusíadas
Proponentes:
– Alice Modesto
– Coordenadora Bibliotecária- Cristina Proença
– Graça Mendes
Calendarização:
Breve Descrição:
A Tertúlia Literária Dialógica será realizada na Biblioteca com os alunos do 12.º ano.
Principais Objetivos:
– Exprimir oralmente temas, ideias, opiniões e apreciações críticas;
– Intervir nos debates com sistematização de informação e contributos pertinentes;
– Apresentar argumentos com qualidade, força argumentativa;
– Respeitar as convenções que regulam a interação discursiva;
– Produzir um discurso oral com vocabulário e recursos gramaticais diversificados;
– Respeitar a opinião do outro.
Parceiros:
Destinatários:
12.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Tertúlia Literária
Arte na Escola
Proponentes:
Docentes do 2º ano da E.B. de Moimenta da Beira
Calendarização:
Breve Descrição:
• Exposição de trabalhos realizados pelos alunos no final de cada semestre.
Principais Objetivos:
Valorizar e mostrar o trabalho feito pelos alunos, fomentado o gosto pela arte e a criação/produção artística.
Incentivar e promover a criatividade junto das crianças.
Parceiros:
Destinatários:
2º anos E.B. Moimenta da Beira
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
50
PCE/PNA:
Eventos:
Arte na escola
Formação para as literacias da informação e digital
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Sessão de sensibilização.
Principais Objetivos:
– apoiar o currículo;
– melhorar as competências dos alunos no uso das tecnologias em contexto educativo.
Parceiros:
Destinatários:
TEAC 22
Secundário
CP23 – TEAC 23
3.º Ciclo
2.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Sessões de formação
Grupo musical “Bué de Animados” da APPDA de Viseu
Proponentes:
Grupo de Educação Especial
Calendarização:
Breve Descrição:
Pequeno Concerto
Principais Objetivos:
– Sensibilizar a comunidade educativa para as potencialidades das pessoas com deficiência.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Comunidade
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Pequeno Concerto
CluBE de Xadrez
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Jogar xadrez.
Principais Objetivos:
– desenvolver o cálculo mental, o raciocínio lógico e abstrato;
– potenciar a melhoria dos resultados escolares.
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
C – Raciocínio e resolução de problemas
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Clube de Xadrez
Representação teatral
Proponentes:
António José Carvalho
Elisabete Ramos Cruz
Calendarização:
Breve Descrição:
Peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”, pela companhia “Cabeças no ar e pés na terra”
Principais Objetivos:
▪ Consolidar conhecimentos relativos à estrutura e características do texto dramático;
▪ Promover o contacto direto com o espetáculo teatral;
▪ Compreender a importância da encenação/representação como complemento ao texto dramático;
▪ Estimular o gosto pelo teatro.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
9.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
400
PCE/PNA:
Eventos:
Peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”, pela companhia “Cabeças no ar e pés na terra”
Residência artística de Música
Proponentes:
Professores de Música CEA
Calendarização:
Breve Descrição:
Oficinas de exploração de Instrumentos Musicais
Ensaios didáticos da Academia de Música Rodrigues da Silveira- Quinta do Ribeiro
Principais Objetivos:
Desenvolver competências musicais.
Desenvolver a sensibilidade estética e artística.
Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
8.º Ano
7.º Ano
6.º Ano
5.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Oficinas de exploração de instrumentos musicais
Concerto Didático
Proponentes:
Professores de Música.
Calendarização:
Breve Descrição:
Concerto pela Orquestra de Mirandela
Principais Objetivos:
Desenvolver competências musicais.
Desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade estética e artística.
Diversificar os contextos de aprendizagem.
Parceiros:
Destinatários:
8.º Ano
7.º Ano
2.º Ciclo
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Concerto pela Orquestra de Mirandela
Projeto NOVE- CEM palcos
Proponentes:
Plano Nacional das Artes.
Biblioteca Escolar.
Calendarização:
Breve Descrição:
Lançamento do livro do projeto NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias.
Visionamento e discussão de dois espetáculos do programa do projeto.
Principais Objetivos:
Desenvolver o espírito crítico e o pensamento autónomo;
Promover a criatividade e sensibilidade estética dos alunos;
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Lançamento do livro do projeto NOVe
Exposição “Rosa dos ventos”
Proponentes:
Docentes de Geografia do 7º ano de escolaridade
Calendarização:
Breve Descrição:
Exposição de rosas dos ventos e trabalhos subordinados ao tema “formas de representação da superfície terrestre” elaborados pelos alunos
Principais Objetivos:
– Aplicar as aprendizagens adquiridas na disciplina de Geografia;
– Estimular a criatividade / originalidade dos alunos.
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Exposição “Rosa dos ventos”
ExpoGeo 2025
Proponentes:
Grupo de Geografia
Calendarização:
Breve Descrição:
Exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Geografia (3º Ciclo/Sec)
Principais Objetivos:
– Sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância da Geografia como ciência;
– Promover a investigação e a curiosidade sobre assuntos geográficos;
– Estimular a criatividade/ originalidade dos alunos.
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Exposição – ExpoGeo2025
Comemoração do Dia da Europa
Proponentes:
Grupo de Geografia
Calendarização:
Breve Descrição:
Exposição no âmbito da comemoração do Dia da Europa
Principais Objetivos:
– Promover o exercício da cidadania europeia;
– Promover o respeito pela multiculturalidade;
– Sensibilizar a comunidade educativa para os valores europeus.
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Exposição Dia da Europa
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Proponentes:
Professores Titulares de Turma
Calendarização:
Breve Descrição:
Visualização de pequenos vídeos sobre o tema.
Diálogo e exploração sobre os mesmos.
Principais Objetivos:
Promover a socialização e integração dos alunos nas turmas.
Respeitar a diferença.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Projeto Education and Skills 2030-OCDE
Proponentes:
Maria da Conceição Mendes Pinheiro
Calendarização:
Breve Descrição:
Projeto no âmbito da OCDE para construção do Compasso da Aprendizagem (Learning Compass) e do Compasso para o Ensino (Teaching Compass)
Principais Objetivos:
Contribuir para a construção de uma compreensão comum do conhecimento, das competências, atitudes e valores que os alunos necessitam no século XXI.
Contribuir para a partilha e criação de novo conhecimento sobre o desenho curricular, implementação e avaliação.
Dar voz aos alunos do agrupamento, envolvendo-os na construção do Learning Compass e Teaching compass.
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
9.º Ano
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
6th Global Forum – Japão
25 de abril – Dia da Liberdade
Proponentes:
Calendarização:
Breve Descrição:
Vinda de uma pessoa da comunidade para explicar o 25 de abril.
Exploração do livro” o Tesouro”.
Elaboração de cravos e distribuir pela vila.
Principais Objetivos:
Analisar o contexto histórico que levou à à Revolução do 25 de abril.
Identificar e entender o papel dos principais atores envolvidos na revolução.
Avaliar as consequências imediatas e a longo prazo da Revolução do 25 de abril.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
25 de abril – Dia da Liberdade
Visita de estudo
Proponentes:
Departamento da Educação Pré-escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Fazer uma saída para visitar uma quinta biológica
Principais Objetivos:
Interiorização de valores estéticos e cívicos; Educação para a cidadania; Experienciar atividades agrícolas; Brincar; Atividades lúdicas; Aprofundar conhecimentos adquiridos.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Associação de Pais/EE
Destinatários:
Alunos do Pré-Escolar
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Ida a uma quinta
Visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza Cardoso
Proponentes:
Grupo 410
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita guiada ao Museu
Principais Objetivos:
Proporcionar aos alunos o contacto com a arte.
Sensibilizar os alunos para a criação artística.
Consciencializar os alunos para a importância dos critérios utilizados para definir algo como sendo arte.
Parceiros:
Destinatários:
11.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita de estudo ao Museu em Amarante
Dia Mundial da Filosofia
Proponentes:
Grupo 410
Calendarização:
Breve Descrição:
Comemoração do Dia Mundial da Filosofia
Principais Objetivos:
Proporcionar o contacto com diferentes perspetivas filosóficas.
Dar a conhecer à comunidade escolar algumas referências da história da filosofia.
Parceiros:
Destinatários:
11.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Comemoração do Dia Mundial da Filosofia
Semana Cultural
Proponentes:
Professores do 3º ano da Escola Básica.
Calendarização:
Breve Descrição:
Mini feira medieval.
Principais Objetivos:
Conhecer atividades do passado.
Confecionar fatos e objetos alusivos.
Promover jogos tradicionais.
Parceiros:
Destinatários:
3º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
150
PCE/PNA:
Eventos:
Feira medieval infantil
Magusto à moda antiga
Proponentes:
EB e Pré-escolar de Alvite;
Centro Comunitário de Alvite.
Calendarização:
Breve Descrição:
Realização do magusto em conjunto com o pré-escolar e com os utentes do Centro Comunitário de Alvite;
Realização de atividades diversas: canções, jogos…;
Fazer um magusto tradicional, com caruma ( se for possível) e castanhas assadas no forno;
Fazer cartuchos;
Comer as castanhas, bola de Alvite, bolo, sumos…
Apresentação da Lenda de S. Martinho.
Principais Objetivos:
Conhecer tradições;
Promover a interação entre as duas gerações;
Reconhecer a importância e a sabedoria dos mais velhos;
Promover a autoestima das duas gerações;
Viver tradições de S. Martinho;
Trabalhar a cidadania, solidariedade, partilha e articulação de saberes.
Parceiros:
Junta de Freguesia de Alvite
GNR – escola segura
Destinatários:
1Alvite
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Magusto
Visita
Proponentes:
EB de Alvite
Calendarização:
Breve Descrição:
Visita ao Museu Etnográfico professora Dolores de Jesus – Mezio/ Castro Daire e à Cooperativa Capuchinhas de Campo Benfeito (Castro Daire).
Principais Objetivos:
• Sensibilizar os alunos para o património local;
• Sensibilizar os alunos para a utilização e ciclo das seguintes fibras vegetais e animal: linho, lâ e burel;
• Conhecer e valorizar o artesanato local e as tradições;
• Desenvolver a literacia cultural dos alunos;
• Explorar as caraterísticas artísticas e criativas dos alunos.
Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
1Alvite
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visita ao Museu Etnográfico do Mezio
Criação de bichos-da-seda
Proponentes:
Docente da turma 4/3 da EB de Alvite.
Calendarização:
Breve Descrição:
Criação de bichos da seda na sala de aula para para observar/estudar o seu ciclo de vida;
O bicho da seda na indústria da seda;
Anatomia dos bichos-da-seda;
Metamorfoses em insetos;
Alimentação de bichos-da-seda;
Ciclo biológico;
Fibras naturais.
Principais Objetivos:
• Conhecer o ciclo de vida do bicho-da-seda ;
• Como é feito o tecido de seda;
• Cidadania:
Educação ambiental;
Biodiversidade.
Parceiros:
Destinatários:
1Alvite
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Criação de bichos da seda
Dramatização da obra “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa
Proponentes:
Docentes de Português do 2º ciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
Dramatização da obra “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, para os alunos do 5º ano, pela Companhia de Teatro HugoAnima, com o patrocínio da Porto Editora, no dia 11 de novembro na sala de convívio da EB2.
Principais Objetivos:
Interpretar o texto em função do género literário; reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto dramático.
Parceiros:
Destinatários:
5.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dramatização da obra “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa
Semana Cultural
Proponentes:
Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Calendarização:
Breve Descrição:
Principais Objetivos:
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Semana Cultural
Astronomia na Escola
Proponentes:
Paulo Sanches
Clube das Ciências
Calendarização:
Breve Descrição:
Sessões de observação Solar e de observação noturna do Céu com telescópios.
Principais Objetivos:
Divulgação da Astronomia.
Parceiros:
Agência Ciência Viva
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Observação noturna do Céu
Observação Solar
Minibiblioteca Escolar
Proponentes:
Professores Titulares de Turma
Calendarização:
Breve Descrição:
Criação de uma minibiblioteca escolar com livros/obras da Educação Literária e do Plano Nacional de Leitura
Principais Objetivos:
• Contribuir para o cumprimento dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento;
• Desenvolver hábitos de leitura, práticas de escrita e capacidade de interpretação.
• Trabalhar obras completas recomendadas pelo PNL, adequados a cada faixa etária;
• Promover a Hora do Conto, a leitura de histórias na sala de aula, a dramatização;
• Convidar familiares e outros elementos da comunidade educativa para contar uma história.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Pedido de livros e armários
Erasmus+ School
Proponentes:
Conceição Pinheiro
Calendarização:
Breve Descrição:
Projecto de Mobilidade de Alunos e staff no âmbito do Erasmus+ Escolar
Principais Objetivos:
Contribuir para a internacionalização do Agrupamento;
Promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem;
Promover a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação.
Parceiros:
Agência Nacional Erasmus +
Destinatários:
Secundário
9.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Mobilidade de um Grupo de alunos a Paris- França
Receção de dois professores da Polónia, em Job shadowing
Projecto “Infinity”
Proponentes:
Conceição Pinheiro
Calendarização:
Breve Descrição:
O AEMB integra o Projeto INFINITY, a convite da OCDE. No âmbito deste projeto, o AEMB está a desenvolver o projeto em parceria com três escolas (OSAKA e FUKUSHIMA) e a universidade Gakugei – TOKYO.
Principais Objetivos:
• promover um intercâmbio cultural e uma interação de conhecimentos partilhados através da língua inglesa;
• promover a continuidade do debate saudável e democrático em torno das questões da Educação da Agenda 2030;
• dar visibilidade/divulgar documentos estruturantes nacionais (perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, entre outros);
• contribuir para uma transformação positiva e de qualidade da educação;
• tomar em conta/valorizar os contributos dos jovens para a transformação da educação;
• envolver os vários parceiros educativos na transformação da Educação.
• dar a conhecer aos parceiros japoneses a realidade do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, a nível educativo, social e cultural.
Parceiros:
Agência Nacional Erasmus +
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Project Infinity – Apresentação Final em Paris
Muda(n)anças
Proponentes:
Equipa PCE.
Escola Profissional de Moimenta da Beira.
Calendarização:
Breve Descrição:
Realização de espetáculos de danças tradicionais dos países de origem dos alunos participantes.
Apresentação de músicas típicas dos países de origem.
Elaboração de menus e confeção de pratos de pratos característicos do país de origem dos alunos.
Principais Objetivos:
Promover o diálogo intercultural;
Estimular a interação e compreensão e o respeito entre as diferentes culturas;
Estimular a construção de uma ampla cidadania com igualdade de Direitos.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Espetáculo de danças tradicionais
Rede de Escolas Amigas da CPLP
Proponentes:
Conceição Pinheiro ( a convite da OCDE)
Calendarização:
Breve Descrição:
A «Rede de Escolas Amigas da CPLP» (REA-CPLP) é constituída por estabelecimentos de ensino primário/básico, secundário geral e técnico profissional, de natureza pública ou privada, de todos os Estados-Membros e países terceiros que acreditem e atuem com base nos ideais da CPLP e desejem apoiar a Organização na prossecução da sua missão.
Principais Objetivos:
Participar na cooperação na área da educação entre os países da comunidade;
Conhecer práticas de diferentes países, estabelecer redes de intercâmbio entre alunos e professores;
Promover um diálogo intercultural, bem como aprofundar junto das crianças e dos jovens o multiculturalismo como ponto para a aceitação de todos.
Fomentar da educação para a cidadania, da educação para o desenvolvimento global em temas como a sustentabilidade, a multiculturalidade, as alterações climáticas.
Parceiros:
Direção do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
2.º Ciclo
1º Ciclo
1.ºC
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Rede de Escolas Amigas da CPLP
Comemoração da Semana Mundial do Espaço – Lançamento de Foguetões
Proponentes:
Paulo Sanches
Calendarização:
Breve Descrição:
Comemoração da Semana Mundial do Espaço – Lançamento de Foguetões de garrafa com água e ar à qual é acoplada um paraquedas.
A atividade é realizada pelos alunos de Física do 12ºAno e do Clube das Ciências
Principais Objetivos:
Divulgar e sensibilizar para a exploração espacial.
Parceiros:
Agência Ciência Viva
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Lançamento de Foguetões de garrafa com água e ar comprimido.
Clube de Leitura Interturmas
Proponentes:
Professores de Português dos 8º anos;
Professores de Português dos 11º anos;
BE.
Calendarização:
Breve Descrição:
Partilha de leitura entre os alunos dos 8º e 11º anos. Reflexão acerca das temáticas desenvolvidas.
Principais Objetivos:
Promover hábitos de leitura
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
8.º Ano
11.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Clube de Leitura Interturmas
Da Literatura para o Cinema
Proponentes:
Docentes de Inglês
Calendarização:
Breve Descrição:
Visionamento de filmes baseados na Literatura
Principais Objetivos:
Desenvolver a Cultura Geral
Parceiros:
Destinatários:
3.º Ciclo
12.º Ano
11.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Da literatura para o Cinema
Exposição- “Os Direitos Humanos”
Proponentes:
– Coordenadora da Biblioteca Escolar
– Docentes de Português:
– Alice Modesto
– Jacqueline Melo
– Susana
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos do 7. ºano irão fazer uma exposisão, na biblioteca, sobre personalidades que se distinguiram no âmbirto desta temática.
Esta atividade resulta de um Projeto interdisciplinar cujas disciplinas intervenientes são: Português, Cidadania e Desenvolvimento, TIC e Educação Visual.
Principais Objetivos:
– U- Ler em suportes variados textos dos géneros textuais: biografia;
– Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação;
– Adquirir conhecimento a partir de Projetos interdisciplinares.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
10
PCE/PNA:
Eventos:
Exposição “Os Direitos Humanos”
À descoberta da Biblioteca Escolar
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Sessão de formação de utilizadores
Principais Objetivos:
– dar a conhecer os recursos e regras de funcionamento da BE;
– promover a importância da biblioteca escolar na educação.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Conhecer a Biblioteca Escolar
Global Money Week
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Sessão de sensibilização sobre literacia financeira.
Principais Objetivos:
– educar para a literacia financeira;
– sensibilizar os mais jovens para a importância das questões financeiras.
Parceiros:
Banco de Portugal
Destinatários:
8.º Ano
10.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Global Money Week
Natal.
Proponentes:
Professores de Francês.
Calendarização:
Breve Descrição:
Elaboração de postais de Natal e exposição.
Principais Objetivos:
Celebrar a quadra natalícia.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Conceção de postais de Natal.
Projeto Escola Solidária – Liga Portuguesa Contra o Cancro
Proponentes:
Manuel Adrega
Maria do Carmo Aires
Ondina Freixo
Calendarização:
Breve Descrição:
O Projeto Educativo da nossa Escola define como metas, entre outras, promover a formação do aluno, entendendo-a numa perspetiva global e integral, e valorizar a Escola como espaço de formação alargada. É com estas metas em vista que vamos desenvolver o Projeto Escola Solidária 2024-2025 através do qual procuraremos desenvolver competências como o empreendedorismo e a criatividade e incutir valores como a entreajuda, a solidariedade, a união, a partilha e a responsabilidade social.
Este ano, a nossa Escola vai procurar ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.
Principais Objetivos:
Durante o ano, vamos promover iniciativas com os seguintes objetivos:
– consciencializar para a temática da saúde infantil e a importância da valorização da saúde como bem essencial da vida;
– promover o estreitamento de laços de união e partilha dentro da Comunidade Escolar e com os Encarregados de
Educação/famílias;
– divulgar a missão e o trabalho da LPCC e contribuir para o bem-estar dos seus utentes;
– dinamizar ações de angariação de fundos.
Entre as ações de angariação de fundos previstas, destacamos:
– Postal solidário (Outubro) – postal A5 ilustrado com desenhos realizados pelos alunos – 1 euro.
– Calendário solidário (Dezembro/Janeiro) – Calendário de parede (A3) ilustrado com desenhos dos
alunos ou com fotografias cedidas para o efeito – 3 euros.
– Pulseira solidária (Abril) – 1 euro.
Parceiros:
PEPS – Projeto Escola Promotora de Saúde
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Pulseira Solidária
Calendário Solidário
Postal Solidário
Projeto “Com(+)Vida”
Proponentes:
Lar Casa do Povo de Leomil
Educadoras e Professores do 1º Ciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
Idas regulares, de forma rotativa entre as 5 salas da instituição, para uma troca de saberes através de atividades trabalhadas em contexto de sala de aula e pelos utentes do Lar.
Principais Objetivos:
– Troca de saberes com os idosos da Casa de Povo de Leomil;
– Re (Viver) tradições;
Interação com a comunidade: jogo de apresentação, adivinhas, quadras, ensinamentos, provérbios…
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Projeto “Com(+)Vida”
Dia do teatro- 9º anos
Proponentes:
Olga Calhau
Raquel Castro
Calendarização:
Breve Descrição:
Um dia , onde cada turma de teatro vai apresentar um trabalho sobre os 500 anos do nascimento de Luís de camões
Principais Objetivos:
reforçar o gosto pelo teatro e o conhecimento
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
9.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dia do teatro
Roda de Livros
Proponentes:
Biblioteca Escolar;
Professores Titulares do 4º ano.
Calendarização:
Breve Descrição:
Leitura e discussão de histórias.
Principais Objetivos:
– desenvolver a expressão oral e escrita;
– desenvolver a capacidade de síntese e de argumentação.
Parceiros:
Destinatários:
4º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Sessão de partilha de leituras
Clube de Leitura
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Falar sobre livros.
Principais Objetivos:
– incentivar o gosto pela leitura;
– partilhar e promover a socialização da leitura.
Parceiros:
Professoras de Português do 8º ano
Destinatários:
8.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Clube de Leitura
Projeto “10 Minutos a Ler”
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Projeto de leitura em sala de aula
Principais Objetivos:
– desenvolver hábitos de leitura;
– aprofundar as competências de leitura.
Parceiros:
Destinatários:
3.º Ciclo
2.º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Sessão de partilha de leituras
BEnglish is fun!
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Contar histórias em língua inglesa.
Principais Objetivos:
– promover a leitura e os livros em língua inglesa;
– aumentar vocabulário em língua inglesa.
Parceiros:
Destinatários:
4º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Story Time!
Um escritor na Biblioteca Escolar
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Calendarização:
Breve Descrição:
Encontro com escritores.
Principais Objetivos:
– promover o gosto pela leitura e pelo livro através do contacto direto com um autor e sua obra;
– desenvolver competências de leitura.
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
2.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Uma conversa com o Prof. Abel Nunes
Escritor na Biblioteca
Escritor na Biblioteca (pré-escolar)
Histórias com Afetos
Proponentes:
Biblioteca Escolar;
Alunos e Professora de Psicologia do 12º ano;
Professores de Filosofia do 1º ciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
Partilha de leituras entre ciclos.
Principais Objetivos:
– valorizar os afetos.
Parceiros:
Destinatários:
Alunos do Pré-Escolar
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
E – Relacionamento interpessoal
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Partilha de Leituras
Leitura em Família
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Educadoras de Infância
Calendarização:
Breve Descrição:
Sessão de leitura/ conto de uma história.
Principais Objetivos:
-Promover momentos de leitura lúdica;
– sensibilizar as famílias para a importância do livro no desenvolvimento das crianças.
Parceiros:
Associação de Pais/EE
Destinatários:
Alunos do Pré-Escolar
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Leitura de histórias
Projeto panos
Proponentes:
Olga calhau
Ondina Cabral
Calendarização:
Breve Descrição:
Apresentação do trabalho do projeto panos do grupo persona
Principais Objetivos:
Fomentar o gosto pelo teatro
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
Objetivos PE:
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Apresentação da peça à comunidade (Noite)
Apresentação da peça de teatro na semana cultural
workshop
Onda Rosa.
Proponentes:
Clube da vos.
Calendarização:
Breve Descrição:
Elaboração de telas e peditório para a liga potuguesa contra o cancro.
Principais Objetivos:
Sensibilizar a comunidade educativa para os problemas de saúde.
Parceiros:
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Elaboração de tela/peditório.
Dia do Não Fumador
Proponentes:
Clube da voz.
Calendarização:
Breve Descrição:
Elaboração de desenhos pelos alunos. Cartazes informativos. Exposição.
Principais Objetivos:
Alertar para o perigo do consumo de tabaco.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
7.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Elaboração de desenhos e cartazes.
Dia Mundial do Leite escolar
Proponentes:
Professores Titulares de Turma
ANIL
Calendarização:
Breve Descrição:
Exploração dos cartazes enviados pela ANIL;
Elaboração de um panfleto para divulgação da informação junto das famílias;
Exploração de um cartaz com os diferentes pacotes de leite com chocolate existentes no supermercado, para comparação com os níveis de açúcar e cacau, relativamente ao leite escolar;
Realização coletiva do jogo da memória e das diferenças propostos pela ANIL;
Principais Objetivos:
Refletir sobre os benefícios do leite;
Reconhecer a importância de um consumo responsável e sustentável;
Incentivar hábitos alimentares adequados desde a infância;
Contribuir para a formação de uma geração mais consciente sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
Parceiros:
Destinatários:
1º Ciclo
1Leomil
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dia Mundial do leite escolar
Músicas do mundo
Proponentes:
Bruno Morgado
Calendarização:
Breve Descrição:
Interpretação de canções de países diferentes.
Principais Objetivos:
Desenvolver competências musicais.
Comunicação e expressão através da interpretação.
Abordagem, através da música, de vários contextos culturais.
Desenvolver a sensibilidade estética e artística.
Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
8.º A
7.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Deve definir-se pelo menos um.
Books on the Move
Proponentes:
Biblioteca Escolar
Professores de Inglês do 7º ano
Calendarização:
Breve Descrição:
Leitura de livros em língua inglesa e apresentação de livros por alunos para outros alunos.
Principais Objetivos:
desenvolver hábitos de leitura em língua inglesa
desenvolver a compreensão e expressão oral em língua inglesa
Parceiros:
Destinatários:
7.º Ano
Objetivos PE:
Competências PASEO:
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Reading Time!
S. Martinho
Proponentes:
Clube da Voz.
Calendarização:
Breve Descrição:
Assinalar o dia de S. Martinho com a elaboração de um cartaz.
Principais Objetivos:
Lembrar as tradições.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Cartaz da castanha rainha.
Dia Mundial da Alimentação.
Proponentes:
Clube da Voz
Calendarização:
Breve Descrição:
Direito à alimentação para um futuro e vida melhores.
Principais Objetivos:
Sensibilizar a comunidade educativa para o lema da FAO.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Cartaz informativo sobre o direito ao alimento.
Dia Mundial da Alimentação.
Proponentes:
Clube da voz.
Calendarização:
Breve Descrição:
Assinalar a importância da água na alimentação e saúde.
Principais Objetivos:
Alertar a comunidade educativa para importância da água.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Distribuição de garrafas de água rotuladas com mensagens.
Dia mundial da poesia – 21 de março
Proponentes:
Grupo 300
Calendarização:
Breve Descrição:
Atividades a desenvolver.
Principais Objetivos:
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dia Mundial da Poesia
26 de março, dia do livro português.
Proponentes:
Grupo de Português
Calendarização:
Breve Descrição:
Atividade a desenvolver.
Principais Objetivos:
Incentivar o gosto pela leitura.
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
3.º Ciclo
Objetivos PE:
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Palestra
Festival da Canção Ambiental
Proponentes:
Equipa Eco-Escolas
Calendarização:
Breve Descrição:
Concurso, a realizar na semana cultural, de canções com letra original subordinada à temática da sustentabilidade.
Principais Objetivos:
– Sensibilizar a comunidade educativa para práticas sustentáveis;
– Estimular o espírito criativo;
– Fomentar comportamentos que conduzam a uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Festival da Canção Ambiental
Concurso de disfarces de Carnaval
Proponentes:
Equipa Eco-Escolas
Calendarização:
Breve Descrição:
A comunidade educativa será desafiada a elaborar um disfarce de Carnaval com recurso a materiais recicláveis, serão eleitos os três melhores disfarces.
Principais Objetivos:
– Sensibilizar a comunidade educativa para práticas sustentáveis;
– Estimular o espírito criativo;
– Fomentar comportamentos que conduzam a uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Concurso disfarces de Carnaval
Oficina de Música
Proponentes:
Bruno Morgado
Luís Barbas
Lino Cardoso
Calendarização:
Breve Descrição:
Grupo instrumental com alunos e professores.
Principais Objetivos:
Desenvolver competências musicais.
Desenvolver a sensibilidade estética e artística.
Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Participação na festa de Natal (2º ciclo)
Comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia
Proponentes:
Grupo de Física e Química
Clube das Ciências
Clube Ciência Viva Júnior
Calendarização:
Breve Descrição:
Assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 18 a 24 de novembro, dando a conhecer os contributos da Ciência e da Tecnologia para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.
Principais Objetivos:
Assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 18 a 24 de novembro, dando a conhecer os contributos da Ciência e da Tecnologia para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.
Parceiros:
Planetário do Porto – CCV
Agência Ciência Viva
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Lançamento do “Flash Científico” – Um canal de notícias de ciência
Planetário na Escola para alunos do 7ª Ano
Camões a várias mãos
Proponentes:
Professores de Português e Educação Visual dos 8º anos.
Calendarização:
Breve Descrição:
Transcrição manuscrita de alguns excertos da obra de Luís de Camões, em articulação com a disciplina de Educação Visual, com representações do busto do escritor/autor.
Principais Objetivos:
Dar a conhecer o escritor e a sua obra aos alunos do 8º ano.
Assinalar a Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Camões a várias mãos
Animação da feira de S. Martinho
Proponentes:
Olga Calhau
Calendarização:
Breve Descrição:
Estátuas vivas, jogos tradicionais e uma Batalha
Principais Objetivos:
Animar a feira de S. Martinho
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade
Objetivos PE:
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
H – Sensibilidade estética e artística
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Animação no dia de S.Martinho
Teatro Musical “Nos montes de Viriato”
Proponentes:
Bruno Morgado (CEA – Música)
Manuela Lourenço (CEA – Teatro)
Calendarização:
Breve Descrição:
Representação musical das batalhas dos lusitanos contra os romanos.
Utilização de instrumentos musicais e canto.
Representação teatral.
Caracterização dos participantes e utilização de cenários.
Principais Objetivos:
Desenvolver competências musicais.
Desenvolver a sensibilidade estética e artística.
Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.
Parceiros:
Destinatários:
5.º Ano
Objetivos PE:
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Teatro musical “Nos Montes de Viriato”
Exposição “27 janeiro, Dia Internacional da Lembrança das Vitimas do Holocausto”
Proponentes:
A professora de História do 12ºC e D.
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos irão realizar trabalhos, para serem expostos, alusivos à temática do Holocausto. Este tema foi abordado nas aulas inserido na unidade 3.3 As opções totalitárias: os fascismos. Para além disso, foi utilizado/explicado material, fornecido pela UNESCO, a fim de facilitar/ajudar à realização dos trabalhos. A realização destes trabalhos servirá para consolidar as aprendizagens realizadas, bem como, consciencializar os jovens para o perigo dos populismos. Para além disso, convém reforçar que, cabe às gerações mais novas manter vivo este legado, em que o passado deve servir apenas como lição histórica para que atrocidades como estas não se voltem a repetir.
Principais Objetivos:
Sucesso escolar: assegurar um sucesso superior a 90%.
Promover a educação para o exercício da cidadania responsável.
Incutir o respeito pelos Direitos Humanos.
Promover o desenvolvimento de atitudes de solidariedade e de respeito mútuo, de regras de convivência que contribuam para a formação de cidadãos autónomos, participativos e civicamente responsáveis.
Parceiros:
Destinatários:
12.º Ano
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Dia Internacional da vítimas do Holocausto
Projeto StAnD – Students As planetary Defenders
Proponentes:
Paulo Sanches
Clube das Ciências
Calendarização:
Breve Descrição:
Projeto internacional, coordenado pelo Istituto Nazionale di Astrofisica (INAF) em parceria com COSPAR, NUCLIO, Ellinogermaniki Agogi e FTP-Europlanet GuG, ao qual o Clube das Ciências e os alunos de Física do 12º se associaram.
Principais Objetivos:
O projeto tem como objetivo envolver alunos e professores na temática dos asteroides, meteoros e defesa planetária, sendo a nossa Escola uma das 3 escolas portuguesas que irão receber e instalar uma Câmara AllSky para monotorização de passagem de meteoros.
Tem também como objetivo aumentar o interesse pela ciência e pela exploração espacial, melhorando competências nas áreas STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática).
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
StAnD Asteroid Search Campaigns – IASC – 5ª Edição
StAnD Asteroid Search Campaigns – IASC – 4ª Edição
StAnD Asteroid Search Campaigns – IASC – 3ª Edição
StAnD Asteroid Search Campaigns – IASC – 2ª Edição
StAnD Asteroid Search Campaigns – IASC – 1ª Edição
Navegar é preciso.
Proponentes:
Professora Ercília Pinto ( português língua não materna).
Calendarização:
Breve Descrição:
Tradução de versos e recitação de poemas de Luís de Camões em várias línguas.
Principais Objetivos:
– Promover a interculturalidade.
Parceiros:
Educação Especial
Direção do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Recitação de Luís de Camões
Navegar é preciso.
Proponentes:
Ercília Batista Pinto (Português Língua Não Materna).
Calendarização:
Breve Descrição:
Apresentação de um escritor do país de origem.
Principais Objetivos:
Promover a interculturalidade.
Parceiros:
Educação Especial
Direção do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Competências PASEO:
G – Bem-estar, Saúde e Ambiente
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Palestra
A música de mão dada com a língua
Proponentes:
João Pereira
Zélia Santos
Calendarização:
Breve Descrição:
Os alunos vão usar canções para os ajudar nas aprendizagens da língua. Vão criar letra e música sob a orientação dos professores. Estes temas podem ser gravados em áudio e vídeo.
Principais Objetivos:
Fomentar a interdisciplinaridade entre o Português e a Expressão Musical.
Permitir que os alunos façam a aprendizagem da língua de forma lúdica.
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Miniconcerto de Natal
Canção de boas vindas
Amnistia Internacional / Maratona de cartas
Proponentes:
Professores do 1º Ciclo da Escola Básica de Leomil
Amnistia Internacional Portugal
Calendarização:
Breve Descrição:
Discussão sobre o que são os direitos humanos
Sensibilizar para as situações de injustiça que afetam indivíduos em várias partes do mundo.
Explicar casos reais de violações dos direitos humanos em diferentes países.
Identificar com os alunos os direitos fundamentais que devem ser protegidos para todas as pessoas.
Promover o envolvimento dos alunos em ações de cidadania ativa, com a escrita de cartas de apoio e de pedidos de justiça.
Pesquisa sobre os casos explorados
Ações de sensibilização a comunidade escolar sobre os direitos humanos, como exposições ou apresentações sobre a importância de apoiar a Maratona de Cartas.
Reflexão sobre o impacto que os atos individuais e coletivos podem ter na sociedade e no mundo.
Principais Objetivos:
Sensibilizar os alunos para os direitos humanos,
Compreender os direitos fundamentais como o direito à liberdade de expressão, à vida e à dignidade.
Trabalhar conceitos de liberdade, justiça e igualdade.
Desenvolver a empatia e a solidariedade para com os outros.
Parceiros:
Destinatários:
Deve definir-se pelo menos um.
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Amnistia Internacional Portugal – Maratona de Cartas
Plano Nacional de Cinema
Proponentes:
Carla Maria Ferreira da Silva Oliveira Pinto (coordenadora do PNC).
Calendarização:
Breve Descrição:
É missão do PNC criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte. Programar e operacionalizar ciclos de cinema, semanas temáticas e comemoração de efemérides.
Principais Objetivos:
Promoção da literacia cinematográfica entre os alunos e a comunidade escolar; formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte; envolvimento e participação das diferentes escolas do Agrupamento na aplicação e divulgação do PNC.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Visualização de filmes
O mundo lusófono – Em português nos entendemos
Proponentes:
equipa do PCE do 1ºciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
Projeto transversal, desde o pré-escolar até ao 12º ano, a desenvolver ao longo do ano e apresentação dos trabalhos durante a semana cultural.
Inserido na comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões.
Principais Objetivos:
Conhecer as instituições PALOP e CPLP.
Identificar os países que falam português:
Localizar no globo e no mapa o mundo da lusofonia;
Valorizar a cultura dos países lusófonos: (literatura, música, gastronomia, dança e artesanato;
Reconhecer o poeta Camões como o primeiro embaixador da língua portuguesa.
Parceiros:
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Solicitação da participação das embaixadas dos países onde se fala português. Lanche convívio partilhando as diversas iguarias da gastronomia dos países lusófonos. Apresentação de danças e músicas da lusofonia. Realização de painel expondo fotos, desenhos, livros, e usos e costumes destes países Desfile etnográfico apresentando as diferentes culturas. Estudo e declamação de enxertos da obra de Camões.
Interculturalidade – Projeto sobre diversidade cultural
Proponentes:
Equipa do PCE do 1ºciclo
Calendarização:
Breve Descrição:
O Projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, proporcionando às crianças e jovens o contacto com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um. .
Principais Objetivos:
o Pesquisar diferentes culturas da comunidade;
o Trabalhar interação entre família e escola;
o Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem na nossa comunidade;
o Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
o Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e perceção de suas limitações;
o Estabelecer vínculos afetivos com os seus pares fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
o Desenvolver o hábito de ouvir;
o Trabalhar a oralidade;
o Estimular o respeito pelas regras sociais e de convivência com o outro;
o Estimular o respeito pelas diversas culturas e ao próximo.
Parceiros:
Escola Profissional de Moimenta da Beira
Educação Especial
Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Biblioteca Escolar
Associação de Pais/EE
Destinatários:
Comunidade Educativa
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
o Rodas de conversa; o Entrevistas com os pais e comunidade; o Confeção de cartazes e painel; o Leitura de histórias, contos e lendas; o Reprodução de obras de arte, que retratem culturas variadas; o Receitas típicas de cada região/país; o Dvd’s, fotos e outros materiais de música, dança, costumes e tradições sobre o tema.
Participação dos alunos no concurso “Artistas Digitais”
Proponentes:
Grupo 550
Calendarização:
Breve Descrição:
Principais Objetivos:
O concurso Artistas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objetivos não só promover a utilização das TIC em contexto escolar, mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos.
Parceiros:
Biblioteca Escolar
Destinatários:
2.º Ciclo
1º Ciclo
Objetivos PE:
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Arte, Cidadania e Bem-estar Coletivo
Competências PASEO:
I – Saber científico, técnico e tecnológico
H – Sensibilidade estética e artística
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Artistas digitais