Atividades do PCE “Minúcia de Poesia” dos 12º anos no Museu Nacional Grão Vasco

Nos dias 18 e 26 de maio as turmas do 12º ano deslocaram-se ao Museu Nacional Grão Vasco a Viseu. Os alunos participaram na atividade Minúcia Poética, tendo a oportunidade de se envolverem ativamente num workshop, no qual a poesia contemporânea e a pintura dos séc. XIX e XX interagem. Esta atividade exigiu dos alunos uma perceção mais aprofundada das obras em exposição, desenvolvendo um diálogo crítico com os textos literários dos poetas contemporâneos.  Esta experiência, teve como objetivos, estimular nos alunos a organização e ensaio de novas experiências estéticas, a criatividade e a descoberta de novos significados, bem como o gosto pela poesia. Posteriormente, em sala de aula e, em articulação com as docentes da disciplina de Português, os alunos aprofundaram e complementaram os trabalhos iniciados na atividade desenvolvida no Museu.

O que dizem os alunos

A visita ao “Museu Nacional Grão Vasco” foi realizada no âmbito da interdisciplinaridade  das disciplinas de História e Português e ainda com umas notas de Religião.

Agregou-se muito conhecimento.  Fizemos, ainda, a experiência de fazer corresponder pinturas de vários colaboradores do mestre Vasco Fernandes, e outros nomes relevantes da pintura naturalista  aos mais nobres poetas portugueses.

Dizer ainda que fomos muito bem recebidos.

Uma visita extremamente agradável, muito conhecimento, cultura, história e muita evolução. Visitamos vários setores, debatemos sobre a questão dos pormenores e extrema complexidade das pinturas.

Por ser um lugar acolhedor e guardião do nosso património, tivemos oportunidade de ter sessões de explicação e esclarecimento da pintura pormenorizada do mestre Grão Vasco, conhecendo melhor o seu estado de alma.

Com o desejo de explorar mais o museu, e não tendo a oportunidade para conhecer todo o seu interior, o pouco tempo que lá passamos engrandeceu-nos no nosso conhecimento cultural.

Pela primeira vez vimos a magnificência da pintura de São Pedro em todo o seu esplendor, o que era impossível ver num pequeno monitor de sala de aula.

Se tivéssemos tido mais tempo, teríamos oportunidade de ter interagido mais, e assim, ficou o sentimento de um dia querer voltar, pois foi  uma atividade muito dinâmica, educativa e diferente. Num ambiente agradável e esclarecedor contemplamos pinturas e esculturas, objetos interessantes e assim adquirimos mais conhecimentos.

 Ter um breve conhecimento sobre vastos assuntos, despertou interesses em muitos alunos. A ideia de um passeio cultural foi excelente e com isso faz com que tenhamos mais criatividade e mais desempenho ao abordar determinados assuntos.

Esta ida ao museu trouxe-nos “ outros perfumes que numa sala de aula não iríamos encontrar tal fragância”.

Um ótimo lugar com profissionais dedicados e atenciosos. Tenho dito.