Escola Amiga dos Direitos Humanos
Proponentes:
Maria do Carmo Aires
Henrique Amorim
Cláudia Ferreira
Breve Descrição:
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos foi desenvolvido no contexto do Programa Mundial para a Educação para os Direitos Humanos, lançado pela ONU em dezembro de 2004, que enfatizou a integração da educação para os direitos humanos nas escolas primárias e secundárias em todo o mundo. O projeto advoga uma aproximação holística à educação para os direitos humanos, incentivando os governos não só a apoiarem as escolas no ensino dos direitos humanos, mas também a garantirem que a forma como as escolas eram dirigidas era consistente com valores e princípios dos direitos humanos.
É um projeto global da Amnistia Internacional implementado em escolas em África, América Latina, Ásia e Europa e está a decorrer em Portugal desde 2013, tendo atualmente 6 escolas participantes.
As escolas participantes trabalham para integrar os valores e princípios dos direitos humanos em áreas chave da vida da escola como a governança, as relações entre a comunidade escolar, currículo e atividades extracurriculares e o ambiente escolar.
Uma Escola Amiga dos Direitos Humanos é assim uma escola que inclui os direitos humanos como princípios básicos nos seus sistemas operativos e organizativos. É uma comunidade escolar onde os direitos humanos se aprendem, se ensinam, se praticam, se respeitam, se protegem e se promovem.
Calendarização:
Principais Objetivos:
Uma Escola Amiga dos Direitos Humanos promove:
▪ Uma atmosfera geral de igualdade, não-discriminação, inclusão, respeito, dignidade e
participação;
▪ Uma abordagem plenamente democrática e participativa da governança da escola, onde todos os membros da comunidade escolar são envolvidos nas decisões que os afetam;
▪ A capacitação e incentivo de estudantes, docentes e pessoal não docente para que participem de forma significativa e igualitária na criação e implementação de políticas e de práticas na escola;
▪ Um maior sentimento de inclusão e conexão que fomente a responsabilidade mútua e a solidariedade local e global;
▪ O pensamento crítico das estudantes e o seu envolvimento em debates acerca dos direitos humanos e das mudanças sociais;
▪ A riqueza das experiências educativas sobre direitos humanos dentro e fora da sala de aula.
As áreas do projeto são:
• Governança
• Relações entre a comunidade escolar
• Currículo e atividades extracurriculares
• Ambiente escola
Parceiros:
Destinatários:
Secundário
Comunidade Educativa
Comunidade
Objetivos PE:
Emergência climática e Sustentabilidade do Planeta
Direitos Humanos e Respeito pela Diferença
Competências PASEO:
J – Consciência e Domínio do Corpo
I – Saber científico, técnico e tecnológico
F – Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
E – Relacionamento interpessoal
D – Pensamento Crítico e pensamento criativo
C – Raciocínio e resolução de problemas
B – Informação e comunicação
A – Linguagem e textos
Custos:
0
PCE/PNA:
Eventos:
Encontro de Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Semana dos Direitos Humanos