2ª Largada de ovos -2018

Regulamento da 2ª largada de Ovos – 2018

Sexta-feira, 15 de junho de 2018, 14:00~17:00
Escola Secundária de Moimenta da Beira

  1. O objetivo da competição é construir um dispositivo que proteja um ovo crú, classe A, tamanho L de uma queda de 4m. Os concorrentes irão desenvolver a solução mais leve e que caia com a maior precisão possível num alvo designado.
  2. Os participantes têm de se inscrever para a prova preenchendo o Formulário de Inscrição, até ao fim do dia 13 de junho.
  3. Todas as classificações serão determinadas utilizando a Fórmula Oficial da Largada de Ovos 2018. O objetivo é obter a pontuação diferente de zero mais baixa possível. Uma largada que resulte num ovo partido recebe 0 (zero) pontos. Todos os lançamentos serão feitos da mesma altura. Em caso de empate serão efetuados novos lançamentos até desempatarem.
  4. O consuro está organizado em três categorias: 1º ciclo, 2º ciclo e 3ºciclo + secundário. Um dispositivo não poderá ser utilizado em mais do que uma categoria. Haverá um troféu para os três melhores resultados de cada categoria.
  5. Os ovos serão distribuídos no dia da competição e apenas estes poderão ser utilizados. Os participantes serão responsáveis pelos restantes materiais necessários.
  6. Os kits serão pesados antes do lançamento. O peso máximo do dispositivo será 1000g. Não são permitidas alterações após a pesagem, nem reparações caso seja necessário repetir o lançamento.
  7. O dispositivo será largado com toda a sua estrutura posicionada acima do ponto de lançamento. Não são permitidos contactos com pessoas, estruturas ou o chão durante o lançamento (por exemplo, não é permitido utilizar um tubo que fizesse o ovo descer lentamente até ao alvo).
  8. Os concorrentes farão a largada do seu dispositivo. No caso das crianças mais pequenas, ou dificuldade no lançamento, um elemento do júri fará a largada.
  9. O alvo a atingir será composto por vários círculos concêntricos. Se o dispositivo aterrar completamente na área interior contará um ponto, na 2ª área contará dois pontos e assim por diante. Uma aterragem fora do alvo contará 12 pontos. Os pontos serão atribuídos com base no anel mais afastado em contato com o dispositivo.
  10. Após a largada, um elemento do júri irá remover o dispositivo do alvo, anotando a sua localização. O participante, ou um seu representante irá remover o ovo do dispositivo e apresentá-lo ao júri para observação.
  11. A pontuação será calculada com base na seguinte fórmula:
    Fórmula Oficial da Largada de Ovos 2018
    Pontos = [ 30 x ( M / 142 ) + 40 x ( A / 8 ) ] x OI
    
    Em que:
    M é a massa do dispositivo em gramas
    A é a pontuação do Alvo
    OI é 1 se o ovo está intacto ou 0 caso contrário
  12. Um painel de júris irá determinar se cada participante cumpre todas as regras da competição e a sua decisão é final.
  13. Estas regras poderão sofrer alterações até ao dia da competição.