Bolo rei

Natal nas mesas Europeias

Os alunos do 10º Ano fizeram uma pesquisa sobre as tradições natalícias em alguns países da União Europeia.

Bûche de Noël
Bélgica  
Receita de Natal belga Ingredientes   4 ovos 140 g de açúcar 100 g de farinha 1 colher de fermento 250 g de chocolate 200 g de manteiga   Modo de preparação   Separe as claras das gemas.Misture e bata as gemas dos ovos com o açúcar e três colheres de água morna até fazer espuma e quando estiver pronto, adicione aos poucos a farinha e o fermento.Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura.Pré-aqueça o forno a 180ºC.Forre um recipiente ou placa rectangular com cobertura de papel ou manteiga e espalhe a mistura do bolo. Ponha no forno durante 10-15 minutos.Retire o bolo do forno e cubra com um pano húmido entre cinco a dez minutos. A seguir, desenforme, enrole a massa e deixe-a repousar.Derreta o chocolate em banho-maria e quando derretido, adicione um pouco de manteiga e misture.Desenrole o bolo e espalhe o chocolate sobre a massa. Volte a enrolá-lo. Cubra o bolo com o restante chocolate e coloque-o no frigorífico entre 1 a 4 horas antes de o servir.Decore e personalize o bolo de acordo com o seu gosto pessoal.   Tempos   Tempo de preparação: 30 minutos. Tempo de cozedura: 25 minutos.  
Kuba
República Checa  
Receita de Natal checa Ingredientes   1 chávena e meia de cevada 1 chávena e meia de cogumelos secos 7 chávenas de água 2 colheres de chá de sal 1 pitada de pimenta preta 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 3 colheres de sopa de manteiga 1 colher de chá de manjericão   Modo de preparação   Refoga-se a cebola sem deixar queimar.Demolham-se os cogumelos e juntam-se à cebola.Acrescenta-se a água e o manjericão.Cozinha-se em lume brando mexendo sempre até que a água se evapore. A mistura deve ficar espessa.Juntam-se os outros ingredientes, coloca-se numa forma e vai ao forno durante 30 a 35 minutos.   Tradicionalmente este prato serve-se na véspera de Natal, podendo servir de acompanhamento a carne e o peixe.  
Grod (arroz doce)
Dinamarca
Receita de Natal dinamarquesa Ingredientes   120 g de arroz 1 litro de leite manteiga açúcar canela em pó   Modo de preparação   Deita-se o arroz no leite a ferver e deixa-se cozer em lume brando durante 1 hora. Quando ficar pronto deita-se numa travessa. É costume cada pessoa servir-se e juntar à sua porção um pouco de manteiga, açúcar e canela, mais ou menos conforme a sua gulodice.   Tradicionalmente escondia-se uma amêndoa no arroz e quem a recolhesse tinha direito a uma prenda.                                              

Bolo de S. Nicolau  

Alemanha

Receita de Natal alemã Ingredientes   20g de manteiga 300g de farinha 3 colheres de chá com fermento 150g de amêndoa moída 4 colheres de sopa de casca de limão cristalizada (ou passada por açúcar numa frigideira em lume brando) 3 colheres de sopa com cacau 250g de mel 2 colheres de chá com canela em pó 2 colheres de chá com essência de baunilha 2 colheres de chá de raspa de limão 1 colher de chá de essência de amêndoa 12 colheres de sopa de água   Modo de preparação   Mistura-se numa tigela a farinha, o fermento, as amêndoas, a casca de limão cristalizada, o cacau, a baunilha, a raspa de limão e a essência de amêndoa. Numa frigideira à parte mistura-se o açúcar, o mel e a água mexendo bem para não deixar queimar.Ferve 5 minutos e depois juntam-se os restantes ingredientes, utilizando uma colher de pau.Unta-se um tabuleiro com manteiga, polvilha-se com farinha e deita-se a massa lá dentro. Vai ao forno durante 20 minutos. Retira-se então para salpicar com amêndoas e coze mais 5 minutos. Quando ficar pronto, cobre-se com geleia de amêndoa e corta-se aos quadrados.                            

Massapão  

Estónia  

Receita de Natal estónia Ingredientes   150g de miolo de amêndoa 1 clara de ovo 150g de açúcar Corantes próprios para bolos q.b.   Modo de preparação   Escaldam-se as amêndoas e retira-se-lhes a película castanha.Secam-se muito bem num pano limpo.A seguir esmagam-se até ficarem quase em pó.Misturam-se com a clara de ovo até formarem uma pasta uniforme.Junta-se gradualmente o açúcar e amassa-se até se conseguir moldar.Moldam-se bolinhos em forma de bichos e pintam-se com corantes próprios para bolos.  
Kourabiedes
Grécia  
Receita de Natal grega Ingredientes   150g de manteiga 200g de açúcar 200g de farinha 1 ovo Um pouco de fermento Uma colher de sopa de conhaque   Modo de preparação   Mistura-se a manteiga com metade do açúcar.Junta-se o conhaque e uma gema de ovo, a farinha e o fermento.Bate-se bem com uma colher de pau. Deita-se a massa em formas pequenas untadas com manteiga, ou põe-se num tabuleiro e corta-se com formas em feitio de estrela e lua.Vão ao forno durante 20 minutos. Quando ficarem prontas, salpicam-se com açúcar.  
Rosca de Reis
Espanha  
Receita de Natal espanhola Ingredientes   100g de farinha 1/2 litro de leite 20g de fermento 2 ovos 75g de açúcar 1 colher de água Raspa de limão Frutas cristalizadas   Modo de preparação   Mistura-se tudo exceto as frutas cristalizadas numa tigela até formar uma massa espessa.Deixa-se descansar durante três horas. Amassa-se e descansa mais três horas.Distribui-se a massa num tabuleiro de forno e cobre-se com as frutas cristalizadas.Coze durante 20 minutos.Quando se retirar do forno e enquanto estiver quente enrola-se para ficar com a forma de torta.É costume esconder uma prendinha neste bolo.                                
Tronco dos Reis Magos
       
França
Receita de Natal francesa Ingredientes   170g de açúcar 170g de manteiga 2 gemas de ovo 90g de cacau em pó 50g de amêndoas 1kg de castanhas cozidas   Xarope   1dl de água 50g de açúcar 50g de manteiga 2colheres de sopa de rum   Modo de preparação   Mistura-se o açúcar com a manteiga, duas gemas de ovo e o cacau para fazer um creme. Ferve-se à parte 1dl de água com 50g de açúcar. Retira-se este xarope do lume e juntam-se 50g de manteiga, 2 colheres de sopa de rum e as castanhas cozidas feitas em puré. Amassa-se com as mãos até formar uma bola. Molha-se um pano em põe-se a bola de massa em cima. Cobre-se com outro pano molhado e passa-se com o rolo de massa para estender. Retira-se então o pano de cima e barra-se o retângulo de massa com 2/3 de creme de cacau.Salpica-se com amêndoas picadas.Utilizando o pano de baixo, enrola-se a mistura em forma de torta. Cortam-se as extremidades em oblíquo para ficar a parecer um tronco, barra-se com o resto de creme de cacau e salpica-se com mais amêndoas picadas.
Salmão fumado com molho de espinafres
Irlanda  
Receita de Natal irlandesa Ingredientes   8 fatias de salmão fumado Algumas folhas de alface cortadas em tiras   Para o molho   50g de espinafres 100ml de óleo de girassol 1 colher e meia de sopa de vinagre balsâmico Meia colher de sumo de limão Sal Pimenta preta   Modo de preparação   Dispor as tiras de alface nos pratos.Colocar em cima as fatias de salmão.Misturar os espinafres com óleo de girassol, o vinagre e o sumo de limão.Temperar com sal e pimenta e bater tudo com a varinha mágica.Deitar o molho em cima do salmão e servir.  
Panetone
Itália
Receita de Natal italiana
Ingredientes   50g de fermento de padeiro (fresco) 650g e farinha 1 colher de café de sal 150g de açúcar 5 ovos 200g de manteiga raspa de um limão 1 colher de sopa de azeite Frutas cristalizadas e passas   Modo de preparação   Dissolve-se o fermento em 1/2 copo de água morna. Mistura-se com a farinha, o açúcar, o sal, a levedura e cinco gemas. Junta-se a manteiga, a raspa de limão, as frutas cristalizadas e as passas. Amassa-se até formar uma bola. Cobre-se com um pano molhado e deixa-se descansar durante 6 horas. A bola cresce imenso.Amassa-se de novo para lhe dar a forma de cilindro e coloca-se numa forma untada com azeite.Faz-se uma cruz na massa e fica a repousar mais 1 hora. Vai ao forno e coze durante 45 minutos. Desenforma-se e só se come passadas 12 horas.
Orehnjača (Tarte de noz)
Croácia  
Receita de Natal croata Ingredientes   Mistura de fermento 300ml leite integral 1 colher de chá de farinha de trigo 1 colher de chá de açúcar 40g de fermento fresco   Massa 500g de farinha de trigo 80g de açúcar Uma pitada de sal Casca de 1 limão 3 gemas de ovo 80g de manteiga derretida Recheio de noz 200g de açúcar 400g de nozes moídas 200ml de leite   Modo de preparação   Mistura de fermento Aqueça o leite até ficar morno.Adicione o açúcar e a farinha ao leite.Esfarele o fermento na mistura, não mexa.Deixe de lado até crescer, aproximadamente 10 – 20 minutos.   Massa Numa tigela misture a farinha, o açúcar, o sal e a casca de metade dum limão.Aqueça a manteiga até derreter e coloque 3 ovos na água tépida para trazê-los à temperatura ambiente.Quando o fermento crescer, verta a manteiga derretida na farinha, separe a gema e a clara de ovos e adicione as gemas à mistura. Não irá precisar das claras.Adicione a mistura de fermento e mexa com uma colher de pau.Quando todos os ingredientes estiverem misturados, amasse até a mistura não se pegar aos lados da tigela, aproximadamente 7 – 8 minutos.Deixe a tigela de lado num lugar quente (temperatura do ambiente é suficiente), cubra com um pano e deixe até dobrar do tamanho, aproximadamente 45 – 60 minutos.   Recheio Misture o açúcar e as nozes moídas numa tigela.Deixe ferver o leite numa panela, quando começar a ferver tire-o de fogão e adicione a mistura de açúcar e nozes.Mexa bem e deixe arrefecer.   Preparação Quando a massa crescer, aqueça o forno a 175ºC.Disponha um pano de messa limpo, borrife com farinha e coloque cuidadosamente a massa no pano.Estenda a massa levemente até formar um retângulo.Estenda delicadamente com o rolo de massa até ficar mais ou menos com 0,5 cm de espessura.Adicione o recheio e espalhe-o o mais uniformemente possível deixando 2 cm livres nas bordas.Enrole a massa pelo lado mais comprido usando a toalha.Unte um tabuleiro de forno com o óleo vegetal e coloque a massa enrolada no tabuleiro e unte o topo e os lados da massa enrolada com o óleo.Deixe a massa no tabuleiro e não mexa por 10 minutos antes de colocá-la no forno.Coza no forno até ficar dourada, aproximadamente 45 minutos.Quando a retirar do forno, enrole na toalha e deixe arrefecer.
Nota: Antes de servir pode borrifar com açúcar em pó.
Vasilopita
Chipre  
Receita de Natal cipriana Ingredientes   6 ovos 2 copos de açúcar 1 copo e meio de manteiga vegetal derretida 4 copos de farinha para bolos 2,5 colheres de fermento em pó 1 copo e meio de leite 1 copo de amêndoas sem pele e cortadas aos bocadinhos algumas amêndoas sem pele mas inteiras bocados de nougat   Modo de preparação   Junta-se a farinha, o fermento e os ovos bem batidos. Acrescenta-se o açúcar e a manteiga. Bate-se até a massa ficar cremosa. Depois mistura-se o leite, as amêndoas e os pedacinhos de nougat. Unta-se uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha. Verte-se a massa na forma e por cima colocam-se as amêndoas inteiras, desenhando a data do Ano Novo. Vai ao forno pré-aquecido a 150º centigrados. Coze durante uma hora.  
Bolinhos de Mel
Letónia  
Receita de Natal letã Ingredientes   700g de farinha para bolos 2 copos de leite 100g de manteiga ou banha de porco 25g de fermento Sal   Para a cobertura   400g de mel 50g de manteiga 1 copo de nozes ou avelãs 1 ovo   Modo de preparação   Mistura-se o fermento com uma colher de chá de açúcar e deixa-se a mistura num sítio quente para crescer. Amorna-se o leite e deixa-se numa tigela onde se junta metade da farinha, uma pitada de sal, a pasta de fermento com açúcar. Bate-se muito bem. Polvilha-se com farinha. Deixa-se a descansar cobrindo a tigela com um pano branco. Depois da massa crescer acrescenta-se o resto da farinha, a manteiga ou a banha e bate-se de novo com uma colher de pau. Deixa-se um pouco mais em repouso para crescer. Estende-se a massa de forma a ficar com uma espessura de cinco centímetros.Cortam-se os bolinhos com formas próprias. Besuntam-se com a cobertura e vão ao forno num tabuleiro untado com manteiga.   Cobertura   Mistura-se a manteiga com o ovo previamente batido, acrescentam-se as nozes ou avelãs e o mel.  
Larifase Kepta Luvis (Peixe no carvão)
Lituânia  
Receita de Natal lituana Ingredientes   1 peixe fresco 100 g de bacon cortado às tiras 1 cebola picada Sal e pimenta   Modo de preparação   Prepara-se o peixe para cozinhar.Recheia-se com bacon, cebola e pimenta.Tempera-se por fora com sal.Embrulha-se o peixe em papel de alumínio coloca-se numa grelha sobre carvão.Come-se com batatas assadas e pão escuro.   Este é um dos pratos preferidos entre os pescadores, os caçadores e os campistas.  
Kendel (O Bolo dos padrinhos)
Luxemburgo  
Receita de Natal luxemburguesa No Luxemburgo é costume os padrinhos oferecerem aos afilhados um bolo em forma de bebé com uma moeda de prata no umbigo.   Ingredientes   125g de açúcar 7 gemas de ovos 60g de farinha 3 claras de ovo Passas fios de ovos 1 moeda de prata   Modo de preparação   Bate-se o açúcar com 6 gemas.Juntam-se as claras em castelo e a farinha, misturando com cuidado.Quando a massa ficar homogénea acrescenta-se uma gema.Vai a cozer ao forno numa forma untada com manteiga.  
No Luxemburgo há formas próprias em feitio de bebé. Mas também se pode cozer a massa numa forma retangular e quando a massa tiver cozida e arrefecida recortá-la em feitio de bebé. Colocam-se as passas no lugar dos olhos, nariz e boca, utilizam-se os fios de ovos para fazer a cabeleira e põe-se a moeda de prata no sítio do umbigo.
 
Beigli
Hungria  
Receita de Natal húngara Ingredientes   1kg de farinha 500g de margarina 30g de levedura fresca de padeiro 8 gemas Leite q.b. Sal 50g de açúcar   Recheio   2dl de leite 250g de açúcar 300g sementes de papoila moídas Raspas de 1 limão 2 maças raladas Canela em pó Passas Um pouco de doce de alperce (ou de damasco) e, eventualmente, rum ou mel   Modo de preparação   Misturar a farinha com o açúcar, o sal, os ovos e a manteiga.Juntar a levedura fermentada com um pouco de leite morno açucarado.Adicionar mais leite até obter uma massa não muito dura.Amassa-se até se desprender dos dedos.Cobrir a massa com um pano e deixá-la repousar durante dez minutos.A seguir, dividi-la em seis bolas iguais e formar retângulos finos com um rolo de massa.   Recheio   Ferver o leite com o açúcar.Juntar à mistura os restantes ingredientes.Divide-se o recheio pelos retângulos, enrolam-se e colocam-se num tabuleiro untado com manteiga.Picam-se os rolos com um garfo.Pincelam-se com dois ovos batidos.Cozem-se no forno a temperatura média.É preferível consumi-los depois de terem ficado 2 ou 3 dias de repouso.  
Qaghaq tal-ghasel (Anéis de melaço)        
Malta

Receita de Natal maltesa

Ingredientes   500g de farinha 150g de manteiga 150g de sêmola 300g de margarina 150g de açúcar 1 gema de ovo Leite q.b.   Recheio   500g de melaço 2 colheres de sopa e cacau 300g de açúcar Raspa de limão Raspa de laranja 4 cravos da Índia 2 colheres de sopa de anis 2 colheres de sopa de sêmola 1 colher de chá de especiarias Água q.b.   Modo de preparação   Mistura-se a farinha com a manteiga, a sêmola e o açúcar.Junta-se o leite e a gema.Bate-se bem até ficar cremoso.Deixa-se descansar.À parte, mistura-se o melaço com o cacau, o açúcar, a raspa de limão, a raspa de laranja, anis, especiarias e água.Deita-se esta mistura numa caçarola e leva-se ao lume até engrossar, acrescentando-lhe a sêmola a pouco e pouco.Retira-se do lume e deixa-se arrefecer.Estende-se a massa em tiras largas, recheiam-se e moldam-se em forma de tubos para depois formarem anéis.Perfuram-se os anéis com uma faca afiada, colocam-se num  tabuleiro untado com manteiga e levam-se ao forno até ficarem dourados.      

Letras de S. Nicolau  
Países Baixos

Receita de Natal neerlandesa Ingredientes   massa folhada congelada 1 clara de ovo 50g de amêndoas picadas 50g de açúcar   Modo de preparação   Deixa-se descongelar a massa folhada, estende-se com o rolo e corta-se em tiras para formar letras, de preferência iniciais dos nomes das pessoas da casa ou dos amigos. Colocam-se as letras num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel de alumínio, besuntam-se com claras de ovo e salpicam-se com amêndoas e açúcar.Levam-se ao forno a cozer durante 10 minutos. Podem-se conservar numa lata de bolachas durante dois ou três dias.                          
Biscoitos de Baunilha  
Áustria  

Receita de Natal austríaca Ingredientes   250g de manteiga 250g de farinha 100g de amêndoas esmagadas 75g de açúcar 1 gema de ovo 1 colher de chá de açúcar baunilhado 1 pitada de sal   Modo de preparação   Mistura-se a manteiga com a farinha e depois os outros ingredientes. Deixa-se descansar 2 horas dentro de 1 saco de plástico, no frigorífico. Depois fazem-se pequenas ferraduras com a massa, coloca-se num tabuleiro untado com manteiga e cozem no forno durante 10 minutos. Quando ficarem prontos e ainda quentes polvilham-se com açúcar baunilhado.                      
Pato com mel e mousse de maçã   Polónia  
Receita de Natal polaca

Ingredientes   1 pato 1 colher de sopa de coentros 2 cravos de cabecinha Sal Pimenta 1 colher de café de canela em pó 150g de mel 6 maçãs reinetas 50g de margarina   Modo de preparação   Lava-se e limpa-se muito bem o pato.Misturam-se os coentros com os cravos de cabecinha, o sal, a pimenta e a canela em pó até se obter uma massa, com a qual se besunta o pato por dentro e por fora.Depois, coloca-se o pato num tabuleiro de ir ao forno.Pica-se a pele do pato com um palito e rega-se com mel.Vai ao forno a baixa temperatura durante cerca de uma hora, regando-o de vez em quando com o molho que se vai formando. Se necessário junta-se um pouco de água quente para não deixar queimar.Entretanto, descascam-se as maçãs, cortam-se em quartos e retiram-se os caroços.Colocam-se as maçãs num tacho, borrifam-se com água e junta-se-lhe um pau de canela.Deixam-se cozer até começarem a desfazer-se.Retira-se o pau de canela e junta-se a margarina, batendo bem até obter um puré.Quando o pato ficar pronto, retiram-se os ossos e corta-se aos pedaços.Serve-se em cima do puré de maçã, acompanhado de batata cozida.

 
Broas de Natal  

Portugal  

Receita de Natal portuguesa

Ingredientes   250g de açúcar 250g de manteiga 400g de farinha 5 gemas de ovos 1 colher de chá de canela em pó  

Modo de preparação   Batem-se as gemas com o açúcar.Amolece-se a manteiga em banho-maria, deixa-se arrefecer e junta-se às gemas misturando bem.Incorporam-se a farinha e a canela a pouco e pouco até obter uma massa uniforme.Num tabuleiro untando de manteiga e polvilhado de farinha estendem-se bocadinhos de massa em forma de broa, deixando bastante espaço entre cada uma porque crescem.Pincelam-se com gema de ovo e vão ao forno a cozer.                            
Potíca  

Eslovénia  

Receita de Natal eslovena Ingredientes   28 colheres de chá de manteiga fresca 58 colheres de chá de farinha 3 ou 4 colheres de chá de fermento 6 colheres de sopa de leite morno 3 gemas de ovo 7 colheres de chá de açúcar 1 chávena de natas 1 pitada de sal Raspa de limão   Recheio   5 gemas de ovo 25 colheres de chá de açúcar baunilhado Raspa de limão 2 colheres de sopa de natas   Modo de preparação   Batem-se as 28 colheres de chá de manteiga fresca e misturam-se com as 58 colheres de chá de farinha.Acrescenta-se três ou quatro colheres de chá de fermento, seis colheres de sopa de leite morno, três gemas de ovo, sete colheres de chá de açúcar, uma chávena de natas, uma pitada de sal e a raspa de limão.Amassa-se e estende-se três vezes com o rolo da massa.Depois cobre-se com um pano limpo e aguarda-se três horas.Entretanto, prepara-se um creme para o recheio com 5 gemas de ovo, 25 colheres de chá de açúcar baunilhado, raspa de limão e duas colheres de sopa de natas.Barra-se a massa com o recheio.Enrola-se de modo a formar uma torta e coloca-se num tabuleiro untado com manteiga. Vai ao forno até cozer.

Kapustnica (Sopa de Natal)

 
Eslováquia

Receita de Natal eslovaca Ingredientes  

2 cebolas grandes picadas 1 mão cheia de cogumelos secos 30g de ameixas pretas 250g de chouriço 2 colheres de sopa de óleo de girassol 1 lata de 810 g de choucroute 1 folha de louro 1 colher de chá de tomilho seco 1 colher de chá de pimentão doce 1 colher de café de pimenta preta em pó 1 colher de sopa de sal fino Alho   Modo de preparação   Colocam-se os cogumelos de molho em água a ferver.Numa panela leva-se o óleo a aquecer em lume brando e juntam-se as cebolas picadas.Deixa-se fritar até as cebolas ficarem transparentes.Junta-se a choucroute escorrida e cortada aos bocados, mexe-se com uma colher de pau e deita-se água até cobrir a choucroute.Tempera-se com sal, louro, tomilho, pimenta, pimentão doce e acrescentam-se os cogumelos.Tapa-se e deixa-se ferver até a choucroute estar cozida.Se necessário acrescenta-se água quente, mas de forma a que a mistura fique bem espessa.Quando levantar fervura, deita-se o chouriço inteiro na panela.Acrescenta-se o alho picadinho e as ameixas pretas.Mexe-se, torna-se a tapar e deixa-se cozer em lume brando.Quando o chouriço estiver cozido retira-se, corta-se às rodelas e torna-se a meter na sopa, que deve ser servida assim que estiver pronta.
                 
Tartes de Ameixas
 

Finlândia  

Receita de Natal finlandesa Ingredientes  

Compra-se massa folhada congelada para fazer a base da tarte   Recheio   1/2 kg de ameixas pretas Água 150g de açúcar   Modo de preparação   Lavam-se as ameixas. Põem-se de molho em água durante algumas horas.Quando já estão moles, tiram-se os caroços.Levam-se as ameixas ao lume e deixam-se ferver até ficarem reduzidas a uma espécie de puré.Estende-se a massa folhada com o rolo corta-se em quadrados com os cantos em diagonal.Põe-se o recheio em cima da massa.Usam-se os cantos para fazer enfeites em cima do recheio.Pincelam-se as tartes com gema de ovo.Levam-se a cozer em forno quente (250º centígrados durante 10 minutos).                     Peppakaka (bolachas)   Suécia Receita de Natal sueca Ingredientes   150g de manteiga 200g de açúcar 2 colheres de sopa de melaço 2 colheres de sopa de canela em pó 1 colher de sopa de gengibre em pó 1 colher de sopa de cravinho em pó 2 colheres de café de bicarbonato de sódio 1dl de água 450g de farinha   Modo de preparação   Mistura-se a manteiga com o açúcar, o melaço e todos os outros ingredientes pela ordem que estão apresentados, até obter uma massa uniforme.Deixa-se repousar no frigorífico durante 24 horas.Depois estende-se com o rolo da massa de modo a obter um rectângulo com cerca de 1 cm de espessura.Recortam-se então corações e colocam-se num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha.Coze num forno a 200º centígrados durante 5 minutos.   O peppakaka conserva-se durante muitos dias em latas para bolachas.
Market Fairings
Reino Unido  
Receita de Natal britânica Ingredientes   250g de farinha 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1/2 colher e sal 1 colher de chá de gengibre em pó 1 colher de chá de canela em pó misturada com noz moscada em pó 125g de açúcar 125g de manteiga 5 colheres de sopa de mel   Modo de preparação   Mistura-se a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio, a canela e a noz de moscada.Junta-se o açúcar e amassa-se tudo com a manteiga.Aquece-se o mel em lume brando e junta-se à massa.Enrola-se a massa para obter um cilindro com cerca de 4 cm de diâmetro e põe-se no frigorífico durante uma hora.Depois corta-se o cilindro em bolachas com cerca de meio centímetro de espessura e colocam-se num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha.Cozem durante 5 a 8 minutos.   
“Cozonac” de noz
Roménia
Receita de Natal romena Ingredientes   1kg de farinha 300g açúcar 200g de manteiga 8 colheres (de sopa) de óleo 50g de fermento em pó ½ litro de leite 1 colher (de chá) de sal 8 ovos Miolo de noz moído q. b. Essência de rum Especiarias (casca de limão ralada, açúcar baunilhado)   Modo de preparação   Preparação da massa   Misturam-se 200ml de leite a ferver com 250 de g de farinha e deitam-se sobre a farinha.Mistura-se com uma colher de pau e amassa-se um pouco com a mão para não formar grumos.O fermento em pó mistura-se com uma colher (de chá) de açúcar e um pouco de leite amornado e deixa-se crescer, depois deita-se sobre a farinha.As gemas dos 8 ovos misturam-se com o açúcar e o restante leite, acrescentando-se o sal e o óleo. O óleo deita-se aos poucos, como se fosse para preparar maionese.A composição que resulta amassa-se bem com a mão para que não haja grumos, depois deita-se a manteiga derretida (amornada) e as especiarias e amassa-se por mais 15 minutos.Quando a massa se torna homogénea, tapa-se com uma toalha e deixa-se crescer. De seguida fazem-se folhas que serão untadas com o creme de recheio.   Preparação do recheio   Batem-se em castelo as claras dos 8 ovos com uma caneca de açúcar e acrescentam-se o miolo de noz moído e a essência de rum.Obtém-se um creme com o qual se untam as folhas de massa, que depois se enrolam.O “cozonac” que resulta unta-se com ovo e coloca-se num tabuleiro untado com manteiga que vai para o forno.Para verificar se o “cozonac” está pronto, espeta-se a massa com um palito, se o palito sair limpo, o “cozonac” pode ser retirado do forno.
Pimentos recheados com arroz
Bulgária  
Receita de Natal bulgara Ingredientes   2 pimentos médios 1 chávena de arroz 1 cebola 1 alho Azeite Sal   Modo de Preparação   Refoga-se a cebola com o alho e o azeite.De seguida, adiciona-se o arroz, acrescentado ao preparado um copo de água e sal a gosto.Deixa-se cozer até o arroz absorver toda a água e reserva-se.Depois de lavados, cortam-se os pimentos ao meio e recheiam-se com o arroz.De seguida, colocam-se as metades de pimentos num tabuleiro – que deve conter água até meio – onde se acrescenta azeite a gosto e sal.Leva-se a cozer em forno médio até que os pimentos fiquem assados.                                  
“Marzipankartoffeln” (batatinhas de massapão)
Alemanha  
Receita de Natal alemã Ingredientes   200g de massa de massapão 100g de açúcar em pó 2cl de rum castanho 30g de cacau em pó   Modo de preparação   Ligar bem o massapão com o açúcar em pó e o rum e formar um rolo.Cortar pedaços de igual tamanho e fazer formas ovais.Em alguns pontos das “batatinhas”, meter para dentro, de forma irregular, com um palito, de modo a que se assemelhem aos “olhos” das batatas.A seguir, polvilhar as batatinhas de massapão com bastante cacau em pó, para que fique agarrado.   Simples, rápido, saboroso!  
“Christstollen” (bolo de Natal de Dresden)
Alemanha  
Receita de Natal alemã Ingredientes   750g de farinha275g de manteiga90g de açúcar75g de fermento de padeiro185g de leite morno500g de passas75g amêndoas doces picadas20g de amêndoas amargas picadas70g de casca de limão cristalizada15g de casca de laranja cristalizadaraspa da casca de meio limão1 pitada de sal1/2 vagem de baunilha1 pitada de canela moída1 pitada de cardamomo moído1 pitada de macis moído   Modo de preparação Peneirar uma parte da farinha para cima da mesa e fazer um buraco no meio.Colocar o fermento em pedaços pequenos, juntar um pouco de leite e de açúcar e fazer uma massa leve.Espalhar com farinha e deixar ficar cerca de 15 minutos.Depois, com o resto da farinha, o resto do leite e a manteiga partida em bocadinhos, fazer uma massa consistente, que se deixa ficar, durante cerca de 20 minutos, em local quente, numa tigela coberta com um pano.Misturar os outros ingredientes muito bem à massa do “Stollen”.Deixar repousar tudo durante 20 minutos, formar um feitio comprido e fazer duas estrias longitudinais.Colocar num tabuleiro de ir ao forno untado e cozer a cerca de 160 graus, em forno pré-aquecido, durante aprox. 35-50 minutos.Depois de arrefecido, pincelar abundantemente com manteiga derretida.Deixar repousar 2-3 semanas e salpicar com açúcar em pó.   Depois é só saborear!  
“Glühwein” (vinho quente)
Alemanha  
Receita de Natal alemã Ingredientes   1 litro de vinho tinto seco1 limão biológico2 paus de canela3 cravinhos3 colheres de sopa de açúcar, eventualmente um pouco de cardamomo   Modo de  preparação   Aquecer o vinho tinto.Cortar o limão em tiras.Juntar a canela, os cravinhos, o cardamomo e o açúcar ao vinho tinto quente.Aquecer aproximadamente 5 minutos e depois retirar do lume.Deixar ficar tapado durante 1 hora.Antes de servir, voltar a aquecer e passar por um coador.   O “Glühwein” liga muito bem com convívio com familiares e amigos.  
Pasta de açúcar (Borstplaat)
Países Baixos  
Receita de Natal neerlandesa Ingredientes   200g de açúcar 3-4 colheres de sopa de água ou leite Algumas gotas de essência (para dar cor)   Modo de preparação   Aqueça o açúcar com a água num tachinho até dissolver completamente, mexendo de vez em quandoFerva deixe a calda do açúcar reduzir um bocadinhoRetire do lume e verifique o ponto: deixe correr um bocadinho da calda de uma colher e veja se se forma um fio cuja extremidade é semelhante a uma pérolaJunte a essênciaMexa rapidamente, continuando até a mistura começar a solidificar (ponto de rebuçado)Unte uma forma de tarte, que previamente mergulhou em água fria e forrou com papel vegetal e deite dentro a mistura quando esta começar a ficar opacaAssim que a pasta de açúcar começar a apresentar manchas brancas, deve soltar o papel vegetal da forma que deve ser posta ao altoDeixe a pasta de açúcar arrefecer bem e retire-a da forma com cuidado   Nota: A pasta de açúcar é uma verdadeira guloseima de Inverno. Come-se principalmente entre o dia de São Nicolau (a 5 de Dezembro) e a noite de fim de ano.    
Rabanadas
Portugal  
Receita de Natal portuguesa Ingredientes   Pão de cacete ou de forma ½ l de leite 1 colher de chá de manteiga 350g de açúcar 2 paus de canela 2 cascas de limão 9 gemas de ovo 1 clara de ovo canela 1 cálice de vinho do Porto   Modo de preparação   Corta-se o pão às fatiasColoca-se o leite ao lume com 100g de açúcar, um pau de canela, a casca de um limão e a manteigaMolham-se as fatias de pão neste leite, e colocam-se numa travessa para escorreremÀ parte colocam-se os 250g de açúcar numa frigideira alta com um copo de água. Junta-se um pau de canela e a casca de um limão e deixa-se ferverBatem-se as gemas de ovo com a clara e depois passam-se as fatias de pão demolhadas no leiteFritam-se as fatias de pão na calda de açúcar tendo o cuidado de as virarDepois de fritas colocam-se as fatias numa travessa funda e polvilham-se com canelaNa calda de açúcar restante junta-se o vinho do Porto e depois regam-se as nossas rabanadas   Pode enriquecer-se a calda de açúcar com uvas passas e pinhões.  
Bolo-rei
Portugal  
Receita de Natal portuguesa Ingredientes   300g de farinha de trigo 15g de fermento padeiro 150g de açúcar 200g de frutas secas e cristalizadas 4 ovos 50g de manteiga 1 colher de sopa de vinho do Porto 1,5dl de leite 1 gema de ovo geleia   Modo de preparação   Diluir o fermento no leite mornoJuntar gradualmente 50g farinha e amassar bem com as mãosDeixar levedar um pouco esta massaCom a restante farinha faça uma pirâmide e abra um espaço no centroColoque os ovos, o açúcar, a manteiga e o vinho do PortoMexa bem estes ingredientes sem incorporar a farinha, e junte a farinha com o fermentoMexa agora tudo e incorpore a farinha até obter uma massa homogéneaAdicione agora metade das frutas secas e cristalizadas cortadas em pedacinhos, e envolva-os bem na massaDepois coloque a massa em alguidar para levedar cerca de quatro horasDisponha agora a massa em forma de coroa e coloque um objecto metálico na zona central para impedir que se feche. Colocar as restantes frutas a enfeitar e pincelar com a gema de ovoLevar ao forno a cozer em lume brando  

Depois de retirar do forno pincelar com geleia, a gosto.

Sopa dourada
Portugal  
Receita de Natal portuguesa Ingredientes   500g de açúcar 250g de pão-de-ló (ou bolo em partes iguais de ovos, farinha e açúcar) 250g de cidrão 300g de amêndoa pisada 8 gemas de ovo água de flor de laranjeira canela   Modo de preparação   Leve o açúcar ao lume com umas gotas de água de flor de laranjeira, até atingir um ponto leveÀ parte corte o pão-de-ló ou bolo em pequenos cubos, mergulhe-os no açúcar e coloque-os numa taçaLeva-se novamente o açúcar ao lume até atingir o ponto de espadana e junta-se o cidrão cortado em pedacinhos e a amêndoa pisadaDeixe ferver um pouco mexendo sempre e retire do lumeIncorpore lentamente as gemas de ovo previamente batidas, continuando a mexer para as gemas não cozeremLeve novamente ao lume até engrossar e depois deite sobre a taça onde estão os cubinhos de pão-de-ló ou de boloNo final polvilhar com canela   Em vez do pão-de-ló ou bolo, pode usar pão comum da véspera, sem côdea, e obtém uma sobremesa menos doce.   
Vinho dos Bispos
Países Baixos  
Receita de Natal neerlandesa Ingredientes   1 litro de vinho tinto 1 limão 1 laranja 20 cravinhos  2 colheres de sopa de açúcar 1 pau de canela (de cerca de 5 cm de comprimento) Noz-moscada e açafrão q.b   Modo de preparação   Lave o limão e a laranja e limpe-os bemEspete 10 cravinhos em cada frutoPonha o vinho com o açúcar, o limão, a laranja e o pau de canela (eventualmente a noz-moscada e açafrão embrulhado num saquinho de algodão) num tachoTape e leve ao lume brando até ferverBaixe o lume e deixe cozinhar cerca de 1 horaRetire o limão, a laranja e a canela (e o saquinho)Aqueça o vinho quase até ferverSirva em copos de vidro que suportem bem o calor   Nota: o vinho dos Bispos é a bebida que, tradicionalmente, se bebe quando se desembrulham os presentes na noite de São Nicolau (5 de Dezembro).  
Espelhinhos de São Nicolau (Speculaas)
Países Baixos  
Receita de Natal neerlandesa Ingredientes   200g de farinha com fermento Sal 1 ½ colher de mistura de especiarias para estas bolachas 125g de açúcar mascavado 125g de manteiga ou margarina 2 colheres de sopa de leite   Modo de preparação   Misture a farinha, o sal, as especiarias, o açúcar e a manteiga ou margarina numa tigelaCorte a manteiga ou a margarina, dentro da tigela, em bocadinhosJunte o leiteEm seguida, amasse até obter uma pasta consistenteEmbrulhe a massa em papel de alumínio e deixe descansar 24 horas no frigoríficoTenda a massa com o rolo e recorte figurinhas, decalcando-a a na tábua especial para espelhinhosColoque as figurinhas de massa num tabuleiro untadoColoque o tabuleiro na prateleira central do forno previamente aquecido (150 graus centígrados) e deixe cozer durante mais ou menos 20 minutos, até alourarQuando estiverem cozidos retire-os imediatamente do forno e deixe-os arrefecer sobre uma grelha   Nota: Os Espelhinhos de São Nicolau são comidos tradicionalmente na noite de São Nicolau (6 de Dezembro).  
Bolo de especiarias (Kruidkoek)
Países Baixos
Receita de Natal neerlandesa Ingredientes   250g de farinha com fermento Uma pitada de sal 50g de açúcar mascavado 1 colher de chá de canela ½  colher de chá de anis em pó ½ colher de chá de cravinho em pó ½ colher de chá de noz moscada ralada ½ colher de chá de pimenta ½ colher de chá de gengibre em pó 125g de melaço (6 colheres de sopa) 2 decilitros de leite 1 colher de sopa de rum   Modo de preparação   Unte uma forma de bolo redonda e polvilhe-a com farinhaMisture muito bem a farinha, as especiarias e o açúcar mascavadoJunte o melaço e o leite e mexa até obter uma massa cremosaPonha essa massa na forma e leve a forno médio (150 graus centígrados), previamente aquecido, durante 55 minutosDeixe o bolo arrefecer, retire da forma e parta em fatias
Nozinhas de São Nicolau (Pepernoten)
Países Baixos  
Receita de Natal neerlandesa Ingredientes (para cerca de 50 nozinhas)   100g de manteiga previamente amolecida 125g de açúcar 2 colheres de chá de mistura de especiarias para as bolachas de São Nicolau Uma pitada de sal 250g de farinha com fermento Algumas colheres de sopa de leite Uma nozinha de manteiga   Modo de preparação   Misturar a manteiga, o açúcar, as especiarias e o sal numa tigela, de preferência com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha, até obter uma massa consistenteA pouco e pouco junte a farinha e o leite para obter uma massa homogéneaAmasse até conseguir formar uma bola, tape e deixe descansar algumas horas num lugar fresco (por exemplo, no frigorífico)Unte um tabuleiro com margarinaFaça bolinhas de massa do tamanho de um berlinde e coloque-as no tabuleiro, carregando ligeiramente, a alguma distância umas das outrasLeve o tabuleiro ao forno e coza a uma temperatura de 150-175 graus centígrados, durante cerca de 15 minutos   Nota: Na noite de São Nicolau a chegada do Santo é quase sempre anunciada pelos seus ajudantes que atiram “Pepernoten” (nozinhas de São Nicolau) e outras guloseimas. Nessa noite, atiram as nozinhas que as crianças tentam apanhar na maior quantidade que podem. As nozinhas devem estar bem rijas. Deve, por isso, coze-las bastante antes de 5 de Dezembro e guarda-las numa caixa, onde se conservarão durante algumas semanas.