Ciclo de Conferências “Ciência & Astronomia” – Einstein: 100 anos de glória


Detalhes do evento

  • Data:

EINSTEIN : 100 ANOS DE GLÓRIA

Carlos Fiolhais

Professor de Física da Universidade de Coimbra

“Em 29 de Maio próximo passa exatamente um século desde que foi observado na ilha do Príncipe, então uma colónia portuguesa, e no Sobral, no Nordeste brasileiro um eclipse total do Sol que permitiu confirmar a previsão feita em 1915 por Albert Einstein, no quadro da teoria da relatividade geral, do encurvamento de raios de luz vindos de estrelas longínquas ao passarem perto do Sol.

Foi o começo da glória de Einstein, pois se percebeu com essa confirmação que o sábio de origem alemã tinha subido aos ombros de Newton para ver mais longe.

A teoria da relatividade geral continua ainda hoje a ser a melhor teoria de gravitação: a matéria-energia encurva o espaço-tempo.

A teoria do Big Bang assim como os buracos negros são descritos no quadro da teoria de Einstein: o primeiro é o início do espaço-tempo, de onde surgiu toda a energia e matéria; os segundos são sítios onde acaba o espaço-tempo e para onde se precipita a matéria-energia.

As ondas gravitacionais são outra previsão confirmada de Einstein: a sua detecção em 2015 deu o Prémio Nobel da Física de 2017.”

Mais informações: http://escolasmoimenta.pt/blog/ciclo-de-conferencias-ciencia-astronomia/