Centro Qualifica de Moimenta da Beira

SAM_3050 SAM_3071Realizou-se nos dias 13 e 14 de maio no Pavilhão Multiusos em Viseu o Roadshow do Ensino e Formação Profissional, sobre o lema “Projeta o teu futuro”. Esta iniciativa promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) teve como objetivo promover o ensino profissional e divulgar as ofertas de educação e formação profissionalizantes disponíveis para os jovens, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, existentes no Distrito de Viseu.

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira marcou presença nesta iniciativa divulgando a sua oferta formativa para o ano letivo 2015/2016, com enfoque nos Cursos Profissionais e Cursos Vocacionais de Nível Secundário. No stand do Agrupamento esteve representado o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) de Moimenta da Beira, que se localiza na sede do Agrupamento e cuja missão é: – informar, orientar e encaminhar os jovens com idade superior a 15 anos e os adultos maiores de 18 anos que procurem a certificação escolar e/ou profissional; – realizar processos RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), com vista ao reconhecimento das competências adquiridas ao longo da vida, nos adultos com idade superior aos 18 anos para a obtenção de uma certificação escolar e/ou profissional.

Os Cursos Profissionais que se encontram em curso no Agrupamento estiveram também representados nesta iniciativa, pelos alunos que se encontram a frequentar os Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e o Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando. Esta representação permitiu aos visitantes do Roadshow, conhecerem o trabalho que ambos os Cursos têm vindo a desenvolver e a sua participação em projetos como o PEPS (Projeto Escola Promotora da Saúde), bem como o CanSat 2015.

Esta iniciativa contou com a mascote do ensino profissional, a figura do e-TEQ que através da sua criatividade e com a “Magia da Qualificação”, pretendeu demonstrar como um curso profissional poderá ser um passo decisivo para o ingresso num percurso escolar e profissional de sucesso.

Saímos deste evento mais conscientes das ofertas formativas existentes no nosso Distrito, mas também mais despertos para o que de bom se faz no ensino profissional.