Centro Qualifica de Moimenta da Beira

No dia 8 de fevereiro de 2017 realizou-se no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, um jantar convívio com os docentes e formandos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas.

Este jantar multicultural foi uma partilha de sabores gastronómicos, usos e costumes de diferentes nacionalidades presentes (ucranianos, chineses, cazaques, búlgaros, russos e portugueses).

O jantar teve início pelas 20h e estiveram presentes ao todo 35 pessoas, contando também com a presença do Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento Dr. Alcides Sarmento.

Entre conversas e sabores destacaram-se variadíssimos pratos típicos das diferentes nacionalidades, com destaque para o Saxelique (prato principal) e para a Borsh (sopa) entre outros pratos e iguarias que foram também apresentados pelos formandos.

Tudo foi confeccionado com o apoio do Agrupamento de Escolas de MB na cantina da escola e a refeição foi feita na cantina escolar.

Foi imensa a alegria, a partilha e o bom convívio entre todos os presentes desde os cantares típicos da Ucrânia que surgiram de forma espontânea durante a preparação e confecção dos pratos até ao quente chá do Samovar que aqueceu os mais friorentos.