XIII Encontro Regional das Associações de Pais

25 de Janeiro de 2013

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

 

          De regresso à escola neste janeiro de 2013 aproveitamos para desejar que cada membro da comunidade educativa tenha um sucesso acrescido no decurso desta caminhada escolar.

           Como foi noticiado a Frapviseu promoveu no sábado, dia 19 de janeiro, o XIII Encontro Regional das Associações de Pais.

            A iniciativa decorreu na Escola Secundária Alves Martins e tinha um programa aliciante composto por três comunicações: 1ª – O Pai responsável: de pai colaborador a pai parceiro…; 2ª – Relação Escola – Família: o papel das associações de pais; 3ª – Obrigações fiscais das Ap’s.

           Todas as exposições se pautaram por posições polémicas, visando a discussão aberta do papel das AP’s na escolas, acabando por ser uma conclusão aceite que quanto maior for a participação dos PAIS/EE na vida escolar maior e melhor é/será o resultado escolar.

            Discorreu-se sobre as diferentes formas de participação dos PAIS/EE na escola, desde a participação individual nos contactos com a Directora de turma do seu educando, passando pelo Representantes dos Pais no Conselho de Turma, pela intervenção ativa na Associação de Pais e através desta nos projectos da escola e, finalmente no Conselho Geral. Discutiu-se se esta abertura da escola aos pais não será um logro, uma vez que na maioria das escolas é uma participação formal e sem conteúdo…., mas mesmo assim, concluímos que as AP’s devem ser tratadas como parceiros, mostrar-se parceiros na comunidade educativa e não apenas na escola, mas também na Câmara Municipal.

            Uma citação final que resume o conteúdo do analisado: “ Um sistema escolar que não tenha os pais como base é como um balde com um buraco no fundo” (Jesse Jackson).

            Continuamos a aguardar contactos via email – apeeavemb@sapo.pt, ou pessoalmente.

                                         Moimenta da Beira, janeiro de 2013

A presidente do conselho executivo, Lídia Adelaide Araújo Oliva Teles