Workshop Inicial de Formação de Professores CanSat Portugal 2015

20 de Janeiro de 2015

Nos dias 10 e 11 de janeiro realizou-se o Workshop Inicial de Formação de Professores CanSat Portugal 2015 destinado aos professores que irão acompanhar os alunos na competição CanSat Portugal 2015. Este projecto encontra-se para já na fase de seleção de candidaturas tendo a nossa escola concorrido com quatro projetos escolhidos de entre as propostas apresentadas pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando (10º F).

O projeto consiste na construção de um ‘satélite’ (sat) com as dimensões de uma lata de refrigerante (can). Este satélite será levado a uma altitude de aproximadamente 1000m por um foguete devendo em seguida retornar ao solo e sobreviver para contar a história.

Durante a descida deverá efetuar algumas tarefas de carácter científico e que se encontram divididas em duas missões: a missão primária, obrigatória e comum a todos os participantes, envolve a medição e envio para a base em terra dos valores da temperatura e pressão, permitindo o cálculo da altitude. A missão secundária fica à escolha das equipas participantes.

Este ano para a final nacional, a realizar nos dias 1, 2 e 3 de maio no aeródromo de Torres Vedras apenas serão selecionadas as 14 melhores ideias.

Para que os professores ficassem com uma noção dos desafios do projeto e da forma como o processo decorre foram realizadas algumas sessões de formação que envolveram a apresentação de conceitos da área da eletrónica, telecomunicações e aeronáutica, a construção e teste de vários tipos de para-quedas, o ensaio de algumas ferramentas de comunicação e das antenas utilizadas para receber os dados do cansat.

Foi também possível efetuar um voo a bordo de um avião de forma a podermos observar a forma como os dados recolhidos pelos sensores se iam comportando ao longo da viagem, foi também realizada uma experiência de microgravidade e o sortudo que seguisse à frente, ao lado do piloto, tinha a possibilidade de pilotar a aeronave durante uma pequena parte do trajeto. É verdade, já temos professores no agrupamento que pilotaram aviões!

Apesar de cansativo foi um fim de semana muito informativo e o contacto com alguns colegas que já tinham participado em edições anteriores revelou-se muito proveitoso.

Enquanto esperamos pela publicação dos selecionados a 23 de janeiro ficam aqui algumas fotos da formação:

 

Os professores do Projecto Cansat2015 do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira,
Alcides Santos
Diógenes Soeiro
Eduardo Ribeiro
Hugo Cardoso
Paulo Sanches