Visita de Estudo ao Minho e a Santiago de Compostela

30 de Março de 2012

No dia 8 Março de 2012, por volta das 7 e 20 da manhã, as turmas do 11º D e E do curso de Línguas e Humanidades e a turma F do curso de Turismo, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira realizaram numa viagem de estudo ao Minho e a Santiago de Compostela, no âmbito das disciplinas de Geografia A (Professor Acílio Baptista) e História A (Professora Maria do Carmo).

Esta visita teve a duração de dois dias, durante os quais visitámos as cidades de Braga, Viana do Castelo, Tui, Santiago de Compostela, Ourense e Vila Real.

Assim, no primeiro dia saímos por volta das 7:45h de Moimenta da Beira e seguimos para Braga, parando na área de serviço do Marão. Em Braga, tivemos a oportunidade de visitar o santuário do Sameiro, um dos locais de maior devoção de Portugal, onde também puderam desfrutar de uma vista panorâmica para toda a cidade de Braga.

O Bom Jesus de Braga foi outro dos destinos visitado nesta cidade onde, para além de se ter visto o santuário, ainda se pode observar a paisagem natural deste lugar.

Já por volta das 12 horas, os alunos e os professores almoçaram numa escola secundária de Braga de forma a conhecerem novas realidades, e contactar com novas pessoas. Depois de almoço ainda tivemos a possibilidade para conhecer a baixa da cidade de Braga.

Ainda em território nacional, os alunos e professores partiram para Viana do Castelo, onde visitaram o tão conceituado Monte de Santa Luzía (Santuário do Dívino Espírito Santo), onde também usufruíram de uma vista ampla da cidade e do oceano atlântico.

Com entrada em Espanha houve uma mudança do fuso horário, chegando os visitantes a Tui ás 6horas espanholas, logo 5 horas portuguesas. De Tui fomos diretamente para a pousada de Monte do gozo, onde podemos finalmente jantar, com tempo para desfrutar das instalações da pousada num espaço próprio para dançar e por fim descansar, após um longo dia.

No dia 9, acordamos bem cedo para chegarmos a São Tiago de Compostela por volta das 10 horas, onde podemos visitar o santuário, com tempo para visitar as típicas ruas de Compostela com lojas tradicionais.

 Depois de almoço, já a caminho de Portugal, os alunos e professores pararam em Ourense, onde caminharam pelas ruas da cidade, observando as suas infraestruturas e monumentos.
 No regresso a Moimenta da Beira, os alunos pararam em Vila-Real, no Dolce Vitta, onde jantaram e puderam fazer algumas compras, a chegada deu-se por volta das 20 horas.

Em geral a visita de estudo foi bastante enriquecedora, os alunos contactaram com novas realidades e desenvolveram laços entre eles e com os professores. 

Alunos do 11ºE, Curso de Línguas e Humanidades