Visita de estudo a Vila do Conde e Porto

Ao primeiro dia do mês de março do ano da graça de 2012, os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira realizaram uma viagem a parte do ilustre passado luso.
Inserido nos conteúdos programáticos da disciplina de História, os alunos deslocaram-se a Vila do Conde onde visitaram uma Nau quinhentista, através de uma visita guiada que os transportou para a época dos descobrimentos portugueses. Em seguida, puderam vivenciar o ambiente mercantil desse período áureo da nossa História, visitando a Alfandega Régia.
A terminar a passagem por Vila do Conde houve ainda tempo para visitar a Casa Museu de José Régio, dedicada à memória deste que constitui um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX.
Retemperadas as forças, foi hora de rumar ao Porto, para se visitar o Palácio da Bolsa, símbolo da emergente burguesia da cidade do Porto do século XVII. A concluir a visita houve ainda tempo para o deslumbramento proporcionado pela visita à Igreja de S. Francisco, onde os alunos tiveram uma autêntica aula sobre o barroco português.
Era hora do regresso… mas ficou a certeza de que valeu a pena esta visita, pois os objetivos foram plenamente atingidos.