Visita de estudo à Capital Europeia da Cultura (Guimarães)

28 de Março de 2012

A Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães, foi invadida no passado dia 22 de março pelos alunos do 7º ano, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, numa iniciativa dos docentes da disciplina de História.

Madrugadores (para apanhar o adversário de surpresa!), os nossos alunos avançaram sobre Guimarães. Depois de calcorreados os caminhos que nos conduziram até ao berço da nossa nacionalidade, a conquista começou pelo Museu Alberto Sampaio. No entanto, perante a nossa investida, em vez de hostilidade, fomos muito bem recebidos ao ponto de nos servirem duas belas peças de teatro de marionetas (uma sobre D. João I e outra sobre D. Afonso Henriques). Fomos depois conduzidos, por uma guia muito simpática, numa visita pelo magnifíco museu, com um acervo que muito nos impressionou. Perante tanta simpatia e belas cousas vistas, decidimos deixar em paz estas boas gentes e invadir outras paragens!

Ainda deambulámos pelo centro histórico mas, como a fome começava a fazer-se sentir, rumámos à Penha para aí retemperarmos as forças, para novas investidas. Depois de alguns treinos de última hora, onde nem faltou uma sessão de relaxamento (viagem num comboio turístico), avançámos à conquista do Paço dos Duques e do Castelo.
Para nos enfraquecerem, dividiram-nos por grupos mas, uma vez mais, foram mui gentis ao ponto de nos guiarem numa visita pelo belo Paço dos Duques de Bragança e suas magníficas riquezas (perante tanta simpatia até esquecemos o saque!) e ainda pelo Castelo de Guimarães, muito ligado à fundação da nossa nacionalidade.

O dia já ia longo e, não se vislumbrando jeitos de outras conquistas que não as do conhecimento adquirido neste dia, retirámos em direção ao nosso burgo localizado nas Terras do Demo. Apesar de não termos conquistado aquelas paragens, valeu a pena a investida!