Visita de estudo à Fundação de Serralves e às Caves Sandeman

24 de Abril de 2011

No passado dia 17 de Março, os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Porto.

Iniciámos a visita pela Fundação de Serralves, com particular destaque para o Museu de Arte Contemporânea como centro pluridisciplinar e para o Parque como património natural vocacionado para a educação e animação ambientais.

No Museu de Serralves tivemos oportunidade de visitar a exposição monográfica da obra de Wolman.

O artista francês Gil J Wolman (1929–1995) foi um pioneiro na exploração da intersecção entre o texto e a imagem na arte do século XX. A exposição “Sou Imortal e Estou Vivo” é a primeira grande mostra monográfica da obra de Wolman realizada fora de França, reunindo cerca de 250 obras e documentos.

Depois de almoçarmos no Parque da Fundação de Serralves foi tempo de nos dirigirmos às Caves do Vinho do Porto Sandeman.

A casa Sandeman foi fundada em 1790 por George Sandeman, membro de uma antiga família escocesa. George Sandeman começou o negócio a partir do Tom´s Coffe House em Londres, especializando-se em Vinho do Porto e Xerez. Desde então, sete gerações da mesma família têm-se dedicado à produção e envelhecimento dos melhores vinhos do Porto. Esta casa tem o privilégio de possuir “O Museu do Vinho do Porto Sandeman” que é presentemente o único do género em Portugal.

À saída e depois de nos deslumbrarmos com a paisagem oferecida pelo Rio Douro e embevecidos pelas magníficas vistas da zona ribeirinha do Porto, era chegada a hora do regresso, terminando deste modo uma visita de estudo que, pelo balanço efectuado, alcançou os objectivos que a nortearam.

Os docentes de História