Visita de estudo a Belmonte (novas fotos)

9 de Abril de 2013

No dia 15 de março, os alunos do 8º ano foram até Belmonte numa atividade organizada pela disciplina de Português e que contou com a colaboração da disciplina de História.

Nesta visita escolar os vários grupos de alunos foram ver alternadamente os diferentes museus desta terra que terá sido o berço de Pedro Álvares Cabral. Visitámos o Ecomuseu do Zêzere, o Museu do Azeite, o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico, a Sinagoga, o Panteão dos Cabrais e o Castelo de Belmonte.

Na minha opinião, os locais mais interessantes foram a Sinagoga, o Castelo de Belmonte e o Panteão dos Cabrais; mas, no geral, todos os museus fizeram de nós (alunos) pessoas mais cultas e respeitadoras.

As razões pelas quais eu apreciei particularmente a visita à  Sinagoga prendem-se com o facto de termos estabelecido contacto  com gente de uma crença diferente e aprendemos a respeitar os seus hábitos e a compreendê-los melhor. Quanto ao Castelo de Belmonte foi porque pudemos explorar sozinho, apreciar o tipo de arquitetura e desfrutar da sua grandiosidade. Por sua vez, a visita ao Panteão dos Cabrais foi uma experiência interativa onde precisámos interagir para obter informações.

O balanço final é positivo, não só em termos de aquisição de conhecimentos, mas também em termos de convívio , pois permitiu fortalecer os laços entre colegas e com os professores.

Gostámos muito desta experiência e esperamos ansiosamente pela próxima visita de estudo.

Rita Pinto