VISITA AO QUARTEL DOS BOMBEIROS de Moimenta da Beira – 21 de junho

28 de Junho de 2016

O Pré-escolar de Moimenta da Beira, saiu à rua para fazer a visita, já programada, aos “Bombeiros”, como diziam as crianças, habituadas a ouvir, regularmente, esta forma de nos referirmos à Instituição, em si, usando apenas a palavra principal, porque tudo funciona à volta dela: “Bombeiros”.

Toda a gente sabe que há um local específico, onde vivem os Bombeiros e esse é um edifício, designado de quartel, onde tudo acontece.

É a sua 2ª casa, ou 1ª, consoante as horas que ali passam, Disponíveis 24 horas, são chamados a fazer os mais variados serviços de ajuda, mediante os pedidos da comunidade.

Foi tudo isto que as nossas crianças tiveram oportunidade de conhecer, aquando desta visita, mais uma das atividades constante do Plano Anual de Atividades do Departamento.

Foi deixada para o final do ano letivo por razões de calendário escolar e condições atmosféricas.

As crianças visitaram as instalações, com entusiasmo e curiosidade à mistura. Desconheciam que, as pessoas que vivem nesta grande “casa”, também têm necessidades como as suas: a cozinha, porque também têm que comer, as camas porque têm que dormir, o bar e esplanada para ajudar a passar o tempo dos que não podem deixar o quartel sem ninguém, conviver quando lhes é permitido e porque é uma componente importante da vida em grupo.

 Depois da visita guiada, pelas bombeiras Joana e Raquel, chegou o momento alto: experimentar o carro “mangueira”, foi bom e fresco, já que o calor apertava; entrar na ambulância, e ouvir as explicações do Daniel, falar das suas experiências. Estar junto ao carro de desencarceramento e ouvir as explicações do Adjunto Nuno. Entrar no carro dos bombeiros, conduzido pelo bombeiro Rico, no carro maior com o bombeiro Costa e passear pela Vila, ouvir a sirene e sentir a adrenalina de estar sentado num daqueles carros, cuja magia transporta as crianças para o mundo do fantástico e as deixa por momentos, sonhar…! E depois vem a vontade: “quando for grande quero ser…Bombeiro!”

E por fim a foto para a posteridade!

A Coordenadora do Departamento do Pré-escolar

Deolinda Salgueiro