Visita ao Museu Grão Vasco e Palácio do Gelo

4 de Janeiro de 2017

Foi no dia 14 de dezembro que a visita aconteceu e que proporcionou às crianças do Jardim-de-infância de Moimenta da Beira, passar um dia diferente.

A viagem correu bem e apesar da chuva que nos acompanhou durante alguns quilómetros, a animação foi grande e a curiosidade reinou até á chegada ao Rossio. No local, as portas do autocarro abriram-se para deixar as crianças sair, a Polícia acercou-se para controlar o trânsito. e dar prioridade aos peões que ainda tinham uma caminhada para fazer até ao Museu Grão Vasco.

Chegados ao destino fomos recebidos com muito carinho e entusiasmo. Os grupos entraram num grande elevador que nos levou às salas onde decorreram as atividades. As crianças foram sensibilizadas para a arte existente no Museu, com abordagens ao seu nível. Quando saíram, trouxeram consigo um olhar diferente de quando entraram. E é sem dúvida esta realidade que queremos passar aos mais novos, a importância da nossa cultura, a sua preservação e sobretudo a educação para a saber interpretar.

O dever cumprido e a fome a apertar, foi um saltinho até ao Palácio do Gelo. O Mc’Donalds esperava-nos com o menu que confortou o estômago, o boneco surpresa que agradou e balões para todos! De passagem pela casa do pai natal que se ausentara para almoçar, as crianças deram uma voltinha para ver os seus aposentos.

As escadas rolantes agradaram e terá sido a primeira experiência para algumas crianças.

Já de regresso a alegria reinava, as músicas de natal foram mote para animar e tornar a viagem mais rápida. Mesmo assim, o cansaço tomou conta dos mais desprevenidos e o sono venceu. Não seria difícil saber com o que sonhavam estas crianças, mas como adivinhar é proibido, ficamos pelas suposições e a garantia de que eram com certeza sonhos bons e felizes, depois de um dia tão bem passado.

 

A Coordenadora do Departamento da Educação pré-escolar

Deolinda Salgueiro