Visita ao Laboratório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Visita de estudo ao Porto

No dia 4 de dezembro, as turmas A e B do 11º ano e os 2º e 3º anos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde viajaram rumo ao Porto para realizarem uma visita de estudo interdisciplinar, cujo principal objetivo foi reforçar alguns conteúdos abordados nos currículos escolares em situações de aprendizagem fora do contexto da sala de aula.

Desta feita, na Galeria da Biodiversidade do Centro de Ciência Viva da Universidade do Porto, puderam efetuar uma viagem idílica ao mundo dos tubarões, através da exposição “Sharks, uma missão de Brian Skerry” que apresenta um novo olhar sobre os predadores do oceano para que os visitantes percebam a importância da sua proteção. Uma das novidades na exposição é a jaula de mergulho, uma instalação na qual os visitantes podem experienciar a sensação de estar no fundo do mar e nadar com tubarões.

No Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, puderam viajar por uma exposição que celebra a fundação daquela que se tornou uma das instituições de referência na exploração do mundo: a National Geographic Society.

Ao longo desta exposição, com recurso a imagens impactantes e a objetos singulares, os alunos puderam celebrar os 130 anos desta instituição.

Já no Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mais concretamente no Laboratório de Investigação Pedagógico – LIP, foi permitindo conciliar conceitos básicos adquiridos, segundo os planos curriculares em vigor, com a experimentação prática. Nesta atividade, os alunos estiveram em contacto com investigadores, o que lhes permitiu um contacto direto e personalizado com o mundo da investigação e a elaboração de experiências.

Além dos profícuos momentos de aprendizagem, esta visita também permitiu um bom dia de convívio.

                                                                                                                                                                11ºA