Viagem do nosso CanSat: agora em 3D!

27 de Maio de 2015

Nos dias 1, 2 e 3 de Maio de 2015 a equipa ARDMASTERS, constituída pelos alunos Joaquim Rocha, Pedro Santos e Vitor Alves do 1º Ano do Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Emanuel Lopes e Ricardo Leitão do 3º Ano do Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, participou na final nacional do Cansat Portugal 2015.

O projeto desenvolvido tinha como objetivo recolher informações sobre a trajetória, acelerações e rotações sofridas por um micro satélite durante a queda, após ser lançado de um avião a cerca de 500m de altitude. Inicialmente estava previsto o lançamento a 1000m utilizando um rocket, mas as condições meteorológicas não o permitiram.

Durante a viagem foram recolhidos dados utilizando vários módulos: GPS, giroscópio, acelerómetro, magnetómetro, sensor de temperatura e sensor de pressão. A partir desses dados foi possível recriar um modelo virtual da trajectória seguida.

Podem visualizar a viagem realizada pelo nosso cansat em 3D no endereço http://cansat3d.escolasmoimenta.pt/ (é necessário um navegador que suporte WebGL – https://get.webgl.org/)