Viagem de Estudo a Londres

2 de Maio de 2011

De 16 a 20 de Abril, trinta e um alunos dos 10º e 11º anos e onze professores da Escola Secundária participaram numa Viagem de Estudo a Londres, tendo como objectivos: interligar os conhecimentos de diferentes disciplinas (especialmente História, Biologia e Inglês) e Projectos (Clube Europeu, Sherlock Holmes’s Club e PEPS), alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, treinar a comunicação na língua inglesa e promover a entreajuda, amizade e tolerância.

O programa da viagem era bastante ambicioso para apenas quatro dias e meio, mas foi cumprido quase na sua totalidade, uma vez que apenas um dos locais previstos não foi visitado por falta de tempo. Começando pelo Hard Rock Café, Wellington Arch e a zona envolvente do hotel, Crystal Palace, ainda no dia 16, o grupo visitou nos dias seguintes o museu de figuras de cera Madame Tussaud’s, o museu de Sherlock Holmes, Covent Garden, Carnaby Street, Trafalgar Square, Buckingham Palace, Big Ben e o Parlamento Inglês (Houses of Parliament), Westminster Abbey, London Eye, Churchill War Rooms, o Museu Britânico, St Paul’s Cathedral e a Torre de Londres, passando pela famosa Tower Bridge para  margem sul do rio Tamisa, com os seus edifícios modernos à beira do rio. A meteorologia ajudou bastante: céu limpo e temperaturas máximas acima de 20ºC. A eficácia do metropolitano de Londres foi também uma grande ajuda.

De salientar, no último dia, a visita à Down House, a casa-museu onde o cientista Charles Darwin viveu a maior parte da sua vida, na zona rural calma e idílica de Kent, a vinte quilómetros da capital, recolhendo dados, fazendo experiências e escrevendo as suas obras, entre elas, a mais conhecida e polémica «Origem das Espécies».

O balanço desta Viagem de Estudo é muito positivo, uma vez que todos os objectivos foram atingidos ou mesmo superados.

Os professores organizadores