Viagem de Estudo a Londres – 25 a 28 de junho 2015

2 de Julho de 2015

VIAGEM DE ESTUDO A LONDRES

25 a 28 junho de 2015

 

Conforme consta do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, de 25 a 28 de Junho, vinte e oito alunos dos 10º e 11º anos e oito professores da Escola Secundária participaram numa Viagem de Estudo a Londres, tendo como objectivos: interligar os conhecimentos de diferentes disciplinas (especialmente História, Biologia e Inglês) e Projectos (Clube Europeu e PEPS), alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, treinar a comunicação na língua inglesa e promover a entreajuda, amizade e tolerância.

O programa da viagem era bastante ambicioso para apenas quatro dias, mas foi cumprido na sua totalidade. Desde o Hard Rock Café e Wellington Arch, o grupo visitou o museu de figuras de cera  Madame Tussaud’s, o museu de Sherlock Holmes, Covent Garden, Buckingham Palace e St james´s Park, Big Ben e o Parlamento Inglês (Houses of Parliament), Westminster Abbey, London Eye, Churchill War Rooms e Downing Street, o Museu de História Natural e o Museu da Ciência,  a Torre de Londres e a Tower Brigde (com a recentemente inaugurada passadeira de vidro), com os seus edifícios modernos à beira do rio e a zona antiga junto do Shakespeare’s Globe. A meteorologia ajudou bastante: céu quase sempre limpo e temperaturas amenas. A eficácia do metropolitano e da rede de autocarros de Londres foi também uma grande ajuda.

O hotel em si é uma obra histórica, porque é um edifício da época vitoriana, recuperado. Muito confortável e prático, situado numa zona calma e ampla e com autocarro à porta, que nos levou ao centro de Londres em menos de meia hora. Os alunos e professores tiveram oportunidade de ver e experienciar como vivem os habitantes de Londres, contactando ao vivo com diferentes culturas, raças, línguas e modos de vida e confirmando a multiculturalidade da população da cidade.

Por fim, mas não menos importante, de salientar o ambiente de camaradagem e alegria que se instalou no grupo e que contribuiu para tornar esta viagem num sucesso a todos os níveis.

As professoras organizadoras

Helena Correia, Gorete Figueiredo, Regina Oliveira e Maria do Carmo Aires