Serviço de Psicologia e Orientação – Nota Informativa COVID-19

Atendendo às medidas de restrição social impostas no âmbito do combate ao Covid-19, também o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, teve de se adaptar a estas novas circunstâncias. Neste processo, algumas atividades serão suspensas temporariamente, outras readaptadas, e ainda desenvolvidas novas respostas, para adequar este serviço a esta nova realidade, que nos afeta a todos, mas que pode ainda influenciar o bem estar dos nossos alunos.

Assim sendo, o apoio psicopedagógico, medida que visa apoiar alguns dos nossos alunos no seu processo educativo, irá agora ser realizado preferencialmente de forma indirecta, através do habitual aconselhamento dos docentes nas adequação do processo de ensino aprendizagem dos alunos.

A Orientação Vocacional, processo essencial para que os alunos consigam encontrar o percurso escolar e profissional mais adequado às suas características, continuará a ser realizado de forma direta, ainda que, com recurso a plataformas informáticas, chamada telefónica, e videochamada. Os alunos que haviam iniciado este processo, irão ser contactados pelos psicólogos, via email, para perceber a melhor forma de o continuarem.

De forma a poder ajudar os Encarregados de Educação e os Alunos a gerir comportamentos, sentimentos e emoções, o Serviço de Psicologia e Orientação irá selecionar informação e conteúdos relevantes, que disponibilizará à comunidade escolar através do link:
https://mega.nz/folder/NotRDSqZ#pAyP8WLwW_wrg9io5oqqXA. O conteúdo estará diferenciado, de forma clara, dirigida a Alunos, Encarregados de Educação, ou outros Elementos da Comunidade
Educativa.

Para os casos em que estas informações e conteúdos não seja suficientes, teremos duas respostas diferenciadas. A primeira passará pela criação de uma linha de apoio aos Encarregados de Educação,
que funcionará através do email psicologia@escolasmoimenta.pt. Através desta linha de apoio os Encarregados de Educação poderão esclarecer dúvidas sobre como intervir, sempre que os seus
Educandos manifestarem sintomas agudos de ansiedade e stress, relacionados com o Covid-19 e restrições sociais, impostas no âmbito do combate ao referido vírus.

A segunda resposta passará pela criação de uma linha telefónica, cuja utilização é reservada aos alunos, que funcionará apenas para casos urgentes. Em caso de necessidade, os alunos poderão utilizar esta
linha de segunda a sexta feira, das 9:30 às 13:30 e das 14:30 às 17:30, marcando o 910407197, devendo, anteriormente, pedir autorização ao seu Encarregado de Educação.

Ao autorizar, o Encarregado de Educação está a consentir a intervenção do Serviço de Psicologia e Orientação junto do aluno referenciado, no que diz respeito aos serviços prestados pela referida linha telefónica.

É importante salientar que este apoio telefónico é regido pelo sigilo profissional e os Encarregados de Educação e Alunos devem assegurar-se de que a chamada é apenas ouvida pelo Aluno e Psicólogo, salvaguardando deste modo a privacidade necessária a este apoio.

O Serviço de Psicologia e Orientação,
Diana Teixeira e Emanuel Violante