Semana dos afetos na EB

7 de Março de 2017

Os alunos da Escola Básica de Moimenta da Beira tiveram a oportunidade de receber na sua escola, no âmbito do tema em epígrafe no dia 14 de fevereiro, “dia dos namorados”, alunos do 12°ano da Escola Secundária.

Foram brindados com histórias ricas em sentimentos, respeito pela natureza e emoções fantásticas.

Vou citar a “Árvore dos Abraços “, contada às crianças do Pré-escolar, por grupos de 4 alunos em cada sala. Resumidamente, a história falava de uma criança que costumava sentar-se debaixo de uma árvore frondosa e imponente quando se sentia triste, ou queria estar só. Também era neste lugar mágico que a mãe lhe contava lindas histórias que o faziam sonhar. Um dia, a criança encontrava-se como tantas outras vezes, debaixo daquela árvore amiga e confidente, mais triste do que nunca, provocando na mesma uma transformação. Ninguém esperaria uma cena destas e na vida real tal feito não seria possível. Mas na imaginação das crianças e num mundo de fantasia, tudo é permitido e o facto é que aquela bela árvore, abraçou a criança com os seus ramos mais finos, confortando-a e dando-lhe o consolo que nenhum amigo lhe deu. O sorriso encheu o rosto da criança, feliz e orgulhoso de ter uma amiga tão diferente e igualmente cuidadora que abraçava como a sua mãe e lhe dava alento para ser feliz. As crianças foram as primeiras convidadas para visitar aquele lugar mágico, onde os abraços se sucediam. Foi então que a notícia se espalhou e esta árvore nunca mais ficou só. Tinha visitas contínuas de pessoas que procuravam a sua sombra, o seu abraço e o seu segredo. Ali respiravam paz e sossego, acompanhadas por alguém que não incomodava, não perguntava, não julgava. Apenas ouvia e abraçava. Foi assim que foi chamada de “Árvore dos Abraços”.

Seguiu-se o período de diálogo e exploração da história, ao que as crianças aderiram prontamente e mostrando ter percebido a mensagem tão sublime que nos tocou a todos. Todos receberam lembranças para a sala e para levar para casa.

O momento que se seguiu aconteceu no refeitório, com todos os alunos e professores a cantar uma canção com a banda dos alunos: “Dá-me um abraço” em uníssono.

Foi mais uma vivência de troca de experiências e partilha: “nós damos e recebemos” mas não é visível aos olhos dos outros.

Fica guardado no nosso coração como uma pedra preciosa que vai enriquecer a nossa vida.

Obrigado a todos os alunos e professores envolvidos e para o ano cá estaremos de novo para “vos receber!”

 

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro