Semana da Ciência e da Tecnologia comemorada no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira (Balanço)

16 de Dezembro de 2011

O Clube das Ciências, em parceria com o Grupo de Física e Química e a Equipa da Biblioteca Escolar Luis Veiga Leitão, comemoraram, entre os dias 21 a 25 de Novembro, a Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT) e assinalaram ainda o Ano Internacional da Química 2011.

A Semana da Ciência e da Tecnologia, que engloba sempre o dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1997, para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência, é uma iniciativa nacional da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. É de referir que o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira é a única entidade de todo o distrito de Viseu a participar nestas comemorações (http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2011/).

Durante essa semana, assinalou-se também na escola o Ano Internacional da Química 2011 que é uma celebração mundial das conquistas no mundo da Química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade. Este ano internacional tem como mote “Química, nossa vida, nosso futuro” e coincide com o 100º aniversário do Prémio Nobel atribuído a Madame Marie Curie, sendo assim uma oportunidade para celebrar as contribuições das mulheres para a ciência. Coincide ainda com o 100º aniversário da fundação da Associação Internacional de Sociedades de Química e da Sociedade Portuguesa de Química.

A programação da Semana da Ciência e da Tecnologia foi bastante diversificada, tendo-se iniciado com “Os Dias da Física e Química”, onde, durante dois dias, houve um ciclo de palestras e demonstrações experimentais de Química e Física, com vários docentes universitários convidados (Prof. José Sousa, do Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Prof. Pedro Pombo, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Prof. Sérgio Rodrigues, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra; Prof. Pedro Abreu, do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico de Lisboa e investigador no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa e Prof. João Carvalho, investigador no LIP de Coimbra) destinadas aos alunos do 9º Ano, do 10º e 11º Ano do curso de Ciências e Tecnologias e alunos de Física do 12º Ano.

Na quarta-feira de manhã, decorreu na Biblioteca Escolar Luis Veiga Leitão, um animado “Chá de Letras com Ciência”, onde se falou do Ano Internacional da Química, da vida e obra de Marie Curie, de Poesia e de Ciência, tudo acompanhado de experiências/demonstrações científicas, chá e biscoitos.

Na quinta-feira de tarde, dia 24 de Novembro, os alunos do 9ºE, comandados pela Profª Filomena Vaz, levaram brilhantemente à cena a representação teatral da “História Breve da Lua” de António Gedeão, para os alunos do 7º Ano, tendo-se de seguida assistido ao visionamento do filme “Objectivo Lua – As aventuras de Tintim”, onde se apresentou de uma forma divertida o papel da ciência e da tecnologia na exploração espacial.

Ao longo de toda a semana, houve ainda, na biblioteca escolar, exposições de Livros e Cartazes, documentários, etc, fazendo-se assim uma magnífica viagem pela ciência, tecnologia e literatura.

Nas vitrines do bloco 1, da escola secundária, apresentou-se também uma exposição de cartazes alusivos ao Ano Internacional da Química 2011, que ainda pode ser visitada até ao final do 1º período.

Termino, afirmando que no nosso Agrupamento se fez uma viagem fantástica pelo conhecimento científico, tecnológico e até literário e agradecendo ainda a todos os professores, funcionários e alunos que ajudaram a concretizar mais uma viva Semana da Ciência e da Tecnologia.

Paulo Sanches

Professor de Física e Química e Coordenador do Clube das Ciências