Semana Cultural

27 de Maio de 2011

Arruada de cabeçudos
Arruada de cabeçudos

O arranque do terceiro período lectivo teve uma envolvente especial, no ano que agora decorre, para a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, pois entre os dias 26 e 30 de Abril decorreu mais uma Semana cultural.
Toda a comunidade educativa se envolveu na preparação das actividades que depois foram apresentadas ao longo destes dias.
Um conjunto significativo de acções esteve à disposição de todos quantos quiseram desfrutar desta riqueza cultural, a que nem faltou animação de rua com a arruada de cabeçudos com apoio musical do “Clube dos Instrumentos de Percussão”.

Actividades do Grupo de Educação Física
Actividades do Grupo de Educação Física

Do vasto leque de actividades, destacamos a enorme acção do grupo de Educação Física com todo um conjunto de provas, desde o Ultimate Frisbee, passando pelos papagaios voadores, Speedminton, Badmington, Unihóquei, Compal Air e Tchoukball e ainda orientação nocturna.

Inúmeras exposições: de alunos de área de Projecto do 12º Ano – (12º A – Segurança Rodoviária. 12º B – Moda; Forças Armadas; Criminologia. 12º C – Religião vs Ciência; Projecto Ecológico XXI; Os limites do Ser Humano; A hierarquia da Arquitectura. 12º D – Superstição; Fobias. 12º E – ViolênciaS; Canil Municipal e o abandono de cães).

Aldeia Neolítica
Aldeia Neolítica

Outras exposições estiveram patentes ao público: trabalhos realizados pelos alunos de Espanhol; Aldeia Neolítica, pelos professores de História e Geografia de Portugal (2º CEB); produtos e objectos das culturas inglesa e norte-americana; Hardware; Filosofia e Francês.
Verificaram-se também alguns workshops: máscaras de gesso; cianoterapia; sexualidade e violência no namoro; droga, álcool e saídas à noite; música digital.
Entre nós estiveram palestrantes que proferiram abordagens variadas. Palestra sobre “Protecção Civil, incêndios florestais, segurança rodoviária, missões da GNR, para alunos do 2º Ciclo, organizada pela Associação de Pais. Tendo decorrido paralelamente uma mostra de meios dos diversos agentes de Protecção Civil.

Palestra com o Dr. Barra da Costa, no Auditório Pe. Bento da Guia, destinada a alunos do 12º Ano e organizada por um grupo de alunos de Área Projecto do 12º B.

Palestra com o Dr. Barra da Costa
Grupo de trabalho com o Dr. Barra da Costa



Também o teatro esteve em destaque nesta Semana Cultural com várias apresentações.

O Grupo de Teatro Persona levou a cena algumas representações teatrais: para alunos do 7º Ano a Peça “À beira do Lago dos Encantos”; para alunos do 10º Ano, a peça “Filhos de Assassinos”, um espectáculo integrado no Projecto PANOS da Culturgest (com duas sessões).
O Grupo de Teatro – Era uma Vez e Pronto – apresentou a peça “A menina do mar” destinada a alunos do pré-escolar.
Os alunos do Curso Profissional de Apoio à Infância apresentaram a peça “O Tio Maravilhas” destinada a crianças dos jardins de infância com estagiários do Curso.
Algumas turmas do 7º ano também tiveram a oportunidade de assistir à peça “Uma Aventura” levada a cena por alunos e professora de Teatro do 7º A, alunos do 10º B e E e professores do Clube da Voz.
Os professores de Língua Portuguesa realizaram a actividade “Arte de Fingir” em três sessões cada uma para cada um dos anos do Ensino Secundário, com uma sessão extra para toda a comunidade escolar.
Num outro âmbito, alguns Clubes e projectos aproveitaram para divulgar as suas actividades: O Clube das Ciências, com actividades de observação do sol e do céu; o Projecto “Eureka Júnior – Ciências Experimentais”, dia 28 nas áreas de Física e Química e, no dia seguinte, nas áreas de Biologia e Geologia (este Grupo apresentou ainda uma simulação de um ecossistema aquático). O Projecto “Eureka Júnior” juntamente com os professores do Pré-escolar e 1º e 2º Ciclos de Ciências da Natureza realizaram a actividade “Experiências… e mais Experiências” – Mostra de ciências dos pequenitos.

Clubes e Projectos

O Clube da Matemática também esteve presente na tenda da Moimenta Oportuna com o seu Laboratório aproveitando para divulgar e incentivar os alunos para esta disciplina.

Clube da Matemática

De entre a panóplia de outras actividades destacamos: a projecção de filmes e videoclips para alunos de Francês (organizada pelos professores de Francês); Projecção do filme “A paixão de Cristo” para alunos do 12º Ano (Área de Projecto 12º C); Mostra de Cinema Espanhol (Professoras de Espanhol); Video-Maratona 2011 (Professores, Eduardo Ribeiro, Carlos Santos, Pedro Venêncio); Peddy-papper de Literatura para alunos do Ensino Secundário (professores de Língua Portuguesa); English Peddy papper (Professores de Inglês); Peddy-papper “Caça ao Ovo” para alunos de Francês (Professores de Francês); Pequeno-Almoço Inglês para alunos do 2º Ciclo (Professores de Inglês do 2º Ciclo); Almoço Francês, para a comunidade escolar (Professores de francês); Karaoke de línguas, aberto à comunidade escolar (Professores de Línguas); Karaoke de poesia, aberto a alunos do 7º e 8º ano (Professores de Língua Portuguesa do 8º Ano e Professora de Educação Musical); Cooklab (Professores, Manuela Braga e Nuno Fernandes e alunos, Rafael e Letícia).
Os Professores de Biologia e Geologia, com a colaboração de todas as escolas do Ensino Pré-primário, realizaram um Desfile comemorativo do Ano Internacional das Florestas.

Desfile Ano Internacional das Florestas

No meio de toda esta agitação, bem fez o grupo de alunos de Área de Projecto do 12º B ao disponibilizar a toda a comunidade uma Sala de Relaxamento. E, para se ir ainda com mais vontade de relaxar, nada melhor do que uma prévia passagem por outra sala, também de alunos da mesma turma – a Scary room (o difícil era entrar tal era a procura!).
A Biblioteca Escolar também realizou várias actividades que serão tratadas em artigo próprio (Sessão poética “A poesia e a natureza”, com Mário Rodrigues; Feira do Livro).

Actividades da Biblioteca Escolar

Realizou-se um Festival Musical na sala de convívio que serviu para apresentação pública de um projecto desenvolvido por professores e alunos a que designaram – Tunades (Tuna do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira).

Actuação da TUNADES

O Grupo de História levou a efeito o Concurso de História aberto a alunos do 7º e 8º Anos (uma equipa por turma, previamente seleccionada) e dinamizado por alunos do 9º Ano. No final, saiu vencedora a equipa representativa da turma C, do 8º Ano.

Vencedores do Concurso de História

Neste mesmo dia, 29 de Abril, decorreram as IX Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, as quais se centraram na temática “Entre a crise e o futuro, que perspectivas?”.

Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

As actividades prolongaram-se até à tarde de sábado, dia 30 de Abril, com a realização da actividade – A vida é um filme: exibição e debate do filme “A turma”, da responsabilidade do Grupo Cineclube do Demo.
Esta Semana Cultural encerrou com um concorrido Jantar convívio com antigos alunos da escola, organizado pela Comissão da Semana Cultural e Associação de Estudantes, e que terá congregado mais de uma centena de participantes.

kitCat

Em fim de festa, actuaram os KitCat, grupo musical de Moimenta da Beira constituído por alunos deste Agrupamento de Escolas. Um café-concerto também ele organizado pela Comissão da Semana Cultural e Associação de Estudantes e que se revelou um sucesso, pois contou com mais de 3 centenas de entradas.

E assim chegava ao fim mais uma edição da Semana Cultural! Para o ano haverá mais certamente…