Semana Cultural

29 de Abril de 2012

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira vivenciou, à semelhança dos últimos anos, um arranque de terceiro período letivo especial. Entre os dias 11 e 14 de Abril, toda a comunidade educativa esteve envolvida na realização da Semana Cultural.

Uma semana com um conjunto significativo de atividades disponibilizadas a todos quantos quiseram desfrutar desta riqueza e variedade cultural, onde nem faltou espaço para aconchegar o estômago, pois ao longo dos dias os alunos do 10º A e a professora de Inglês lá estiveram a dinamizar a sua Coffee house.

Várias foram as exposições patentes ao longo da semana: Primavera da Europa (Clube Europeu e professores de História); Sala dos números (professores de Matemática); Feira do Livro (Biblioteca Escolar); Produtos representativos da cultura Anglo-americana (professores de Inglês do 2º ciclo); Trabalhos de alunos de Biologia e Geologia (professores de Biologia e Geologia e de Ciências Naturais); Vida sem limite (professores de Educação Especial); Demonstração de trabalhos (Curso Profissional de Automação, Eletrónica e Computadores); Laboratório aberto (CEF de Instalação e Reparação de Computadores); Cartografia e trabalhos geográficos (professores de Geografia); Trabalhos de Educação Visual e Artes Plásticas (professores e alunos do 3º ciclo – Ed. Visual e Artes Plásticas).

Logo no primeiro dia, na EB1 de Moimenta da Beira decorreu uma exposição e venda de plantas. Enquanto na escola sede os professores de Língua Portuguesa davam início à atividade “Arte de fingir”, que teria depois novas apresentações, cada uma destinada a um público específico.

Quase à mesma hora os docentes de Educação Física deram início ao Torneio de Speedminton e as docentes de Inglês iniciaram o English peddy paper para alunos do 3º ciclo.

Todos os dias, pelas 10 horas, o professor Pompeu, com o seu “Clube de Instrumentos de Percussão”, realizou uma arruada de cabeçudos.

O primeiro dia foi também o Dia do Centro de Novas Oportunidades, o qual começou com um Workshop de formandos do CNO.

Entretanto, chegava a hora de um requintado almoço francês, iniciativa das docentes desta língua estrangeira.

Retemperadas as forças, o Grupo de Educação Física/Clube do Desporto Escolar realizaram a atividade de tiro com arco. Nessa mesma ocasião, era iniciada a Conferência “Educação e formação de adultos: necessidades e desafios”.

Era assim dada continuidade a este Dia do CNO que terminaria com uma sessão de entrega de diplomas aos formandos certificados por este Centro.

Para a noite estava agendada uma corrida de orientação noturna, organizada pelos docentes de Educação Física e uma noite musical organizada pela Comissão da Semana Cultural coadjuvada pela Associação de Estudantes. Na sala de convívio da escola sede começou por atuar a Master Class deste Agrupamento de Escolas. Um projeto que congrega em torno da música professores, alunos, técnicos operacionais e encarregados de educação.

A noite continuou depois com uma excelente sessão de Fado de Coimbra e terminou com a atuação da Tuna do Agrupamento.

No dia 12 de abril, para além da Coffee house, os alunos de Espanhol do 11º C realizaram uma mostra gastronómica com venda de tortilha.

Este foi o Dia do Teatro e, logo pela manhã, o Grupo Persona apresentou a peça “The Grandfather”, destinada aos alunos do 12º ano. Ao mesmo tempo, os professores de matemática e Ciências do 2º Ciclo (Coordenação do projeto Eureka Júnior – Ciências Experimentais) iniciavam a atividade “Experiências… e mais experiências – 2º ciclo”. Ainda à mesma hora, teve início o Torneio de Badminton, dinamizado pelos docentes de Educação Física.

Nesse dia também tiveram lugar as X Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Pelas 9 horas, no Auditório Municipal, teve início a Conferência “Empreendedorismo e empregabilidade para os jovens portugueses”.

Nessa altura, realizava-se também, na EB1 de Moimenta da Beira, uma ação de sensibilização sobre proteção ambiental dinamizada pelo Núcleo do Ambiente (GNR).

O Grupo Persona entrava de novo em cena, desta feita com a peça “O principezinho no século XXI”, destinada aos alunos do 9º ano. Ainda pela manhã, os professores de Língua Portuguesa e alunos do 9º ano realizaram a Maratona de “Os Lusíadas” e um Peddy paper literário.

Os professores de Física e Química dinamizaram um Laboratório aberto onde toda a comunidade pode contatar de perto com algumas experiências e outras tantas curiosidades.

Chegava o almoço e desta feita foi possível degustar uma refeição tipicamente espanhola, confecionada pelos alunos de Espanhol do 11º C.

Várias foram as atividades que decorreram ao longo da tarde, começando por uma divulgação de cursos protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego; passando depois por uma sessão de Karaoke orientada pelas docentes de Inglês; seguindo-se a atividade “A sua voz interessa!” dinamizada pelo Clube da Voz.

Na continuação das X Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, decorreram workshops na cantina, que antecederiam o jantar convívio deste departamento.

Para a noite, estava ainda reservada, para além da observação noturna do céu, a cargo do professor Paulo Sanches e alunos do Clube das Ciências, uma noite de teatro. Foram duas as peças levadas ao palco do auditório da escola sede pelo Grupo Persona: “ADN-Ácido Desoxirribonucleico” e “O principezinho no século XXI”.

Sexta feira, 13 de abril, foi o Dia da Saúde com atividades promovidas pelo PEPS – Projeto Escola Promotora de Saúde. Ao longo do dia, com a colaboração dos Jovens promotores de saúde e Liga Portuguesa contra o Cancro, foi sendo construído um puzzle alusivo à luta contra o cancro.

Destaque na manhã desse dia para a projeção do filme “Asterix e os Vikings”, iniciativa das professoras de Francês; no auditório da Artenave realizou-se uma Eco aula (Resinorte) destinada aos alunos do ensino secundário; Caça ao ovo dinamizada pelas professoras de Francês. A professora Ana Carina Reis realizou uma exposição de instrumentos e trabalhos de Educação Musical com apresentação de pequenas audições pelos alunos.

Foi depois dada continuidade ao Dia da Saúde com a realização de uma palestra “Tabaco – conhecer para decidir” dinamizada pelo PEPS e com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

No Auditório Municipal Pe. Bento da Guia realizou-se uma atividade promovida pelos professores de Língua Portuguesa relacionada com o novo acordo ortográfico.

A manhã não terminou sem que ocorresse um Desfile de moda 3Rs: vamos reduzir, reaproveitar e reciclar, e uma atividade de observação diurna do sol com Solarscope e telescópio equipado com filtro solar.

A tarde iniciou com uma atividade realizada pelo PEPS e alunos do 12º C destinada aos alunos do pré-escolar: Brincar com a educação sexual no pré-escolar. Também para alunos do pré-escolar e do 1º ciclo realizou-se a atividade “Eureka Júnior na escola” organizada pelo Projeto Eureka Júnior – Ciências Experimentais.

Também a Associação de Pais e Encarregados de Educação marcou presença no evento, dinamizando uma ação de formação sobre primeiros socorros.

Realizou-se ainda o Jeu de Pétanque orientado pelas professoras de Francês, assim como, mais uma sessão de divulgação, desta feita relacionada com o Curso de Animação Cultural (Instituto Politécnico de Leiria).

Os docentes de Educação Física promoveram nessa tarde um workshop e demonstração de Kin-ball, com a professora Ana Alves.

Tarde que ficou marcada pela entrega de diplomas de mérito e excelência a todos os alunos que se destacaram no ano letivo transato.

À noite, decorreu mais uma sessão “Arte de fingir” promovida pelos professores de Língua Portuguesa. E a terminar esse dia, a Comissão juntamente com a Associação de Estudantes organizaram uma sessão de Karaoke que terminaria com a atuação do Dj Caetano.

Sábado, último dia da Semana Cultural, à tarde realizou-se um wokshop de Esgrima Medieval, organizado pela Associação de Estudantes.

À noite decorreu um jantar convívio com antigos alunos da escola, para, logo depois, este evento ser encerrado com um Café-concerto com: Sexta-feira 13, Veredictum e Dj LM.

Esta semana cheia de atividades chegava ao fim com a firme convicção de que esta foi mais uma grande montra do que este Agrupamento de Escolas tem e faz de melhor. Ficamos ansiosos aguardando a próxima edição.