Clube do Desporto Escolar – Recomendação n.º 1

21 de Setembro de 2012

APCOI lança 2ª edição do projecto «Heróis da Fruta» para prevenir obesidade infantil nas escolas

Depois do sucesso da primeira edição que envolveu no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» regressa às escolas no início do ano letivo 2012/2013 para prevenir a obesidade infantil e restantes doenças associadas.
Esta é uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta, uma vez que atualmente este consumo se encontra abaixo do desejável. A participação é aberta a todas as turmas de 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do site www.heroisdafruta.com até ao dia 12 de outubro de 2012.Baixo consumo de fruta frescaDe acordo com os resultados do primeiro Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde, revelados em 2011, apenas 2% das crianças portuguesas comem fruta fresca todos os dias. Este baixo consumo de fruta fresca tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças, além de provocar alterações nos níveis de energia, de concentração e de aprendizagem. O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável.A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram diariamente pelo menos três porções de fruta. Estes números alarmantes constituem a base do desenvolvimento do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» e, por isso, o seu objetivo principal é que as crianças aprendam a valorizar a importância do consumo de fruta diário para a sua saúde e que se motivem a adotar definitivamente esse hábito alimentar, de uma forma divertida, contribuindo assim para a inversão desta realidade nacional.

«Um modelo de intervenção com sucesso»

A primeira edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que decorreu no ano letivo anterior, 2011/2012, conseguiu envolver no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo. Os dados reportados pelas crianças participantes permitiram concluir que, em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta, ao longo de 6 semanas consecutivas de intervenção motivacional. No final, verificou-se um aumento efetivo de 26% no consumo diário de fruta, em relação ao consumo reportado antes da intervenção.

Mário Silva, Presidente da APCOI, afirma que “o sentimento partilhado pela equipa que coordenou a primeira edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” foi uma “aposta ganha”. Conseguimos, de facto, criar um modelo de intervenção com sucesso e uma mecânica apelativa e possível de replicar em todas as escolas inscritas com um impacto social enorme, porque envolve não só as crianças, mas também as famílias e toda a comunidade local”.

A mecânica de participação

O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» consiste na implementação de um programa motivacional de doze semanas, de 16 de Outubro de 2012 a 25 de Janeiro de 2013, durante as quais os candidatos exploram diversas temáticas relacionadas com a fruta através de propostas didáticas de atividade e fichas de trabalho incluídas no “guia” que é disponibilizado ao coordenador responsável pela participação da(s) turma(s) através da área reservada no site www.heroisdafruta.com. Além disso, diariamente os alunos recebem mais uma estrela de herói, sempre que comerem fruta ao lanche, que assinalam no “Quadro de Mérito dos Heróis” da sua turma, como forma de recompensa imediata pelo comportamento correto.

Segue-se finalmente o desafio de organizar localmente uma ação de mobilização com duração de cinco semanas, de 4 de fevereiro a 10 de março de 2013, para sensibilizar as famílias e a comunidade sobre a necessidade de adoção de hábitos de vida e de alimentação mais saudáveis. Este desafio designado por «Hino da Fruta» consiste na criação de um videoclip musical que integre os conceitos sobre a fruta apreendidos pelos alunos ao longo do programa motivacional e respetiva divulgação junto dos familiares e amigos, utilizando assim a música como veículo pedagógico, pelas suas características únicas de recurso universal para transmitir mensagens.

2ª edição dos «Heróis da Fruta» com novidades e mais prémios

A participação no projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» implica a realização de algumas tarefas obrigatórias, através das quais as turmas participantes se habilitam a receber diversos prémios. Será atribuído a todas as crianças um prémio de participação que consiste na oferta de uma inscrição para a «3ª Corrida da Criança» a realizar em 2013; serão atribuídas condecorações individuais aos alunos dos 60 estabelecimentos de ensino finalistas na tarefa «Hino da Fruta», os quatro vencedores vão receber no seu recinto escolar um espetáculo lúdico pedagógico interativo, onde animadores e mascotes infantis vão ensinar as crianças a confecionar receitas com fruta, bem como aproveitar para rever alguns dos temas incluídos na 2ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» através de jogos educativos.

«Hino da Fruta» é o nome de uma destas tarefas obrigatórias cuja criação e divulgação terá de respeitar o formato de videoclip musical, o qual será disponibilizado para votação do público de 4 de fevereiro a 10 de março de 2013. Uma das novidades é a maior variedade de bases musicais disponibilizadas. Outra novidade é o sistema de televoto para a eleição dos 60 finalistas, uma vez que o telefone é um método mais abrangente e universal do que a internet e por isso vai permitir a votação de todos os familiares, incluindo aqueles que não conseguiram fazê-lo pela internet na 1º edição. Além disso, haverá finalistas de todos os distritos, sendo que cada distrito através da quantidade de votos angariados irá eleger 3 finalistas que serão posteriormente avaliados pelo Júri que irá decidir quem são os 3 vencedores a nível nacional. Este ano, o Júri vai ainda poder escolher diretamente o 4º vencedor, entre todos os «hinos» que não tenham obtido votos suficientes para chegarem a finalistas. As quatro escolas vencedoras serão visitadas em junho de 2013.

As restantes escolas participantes vão receber uma visita “virtual” da equipa de voluntários APCOI, através de um vídeo de agradecimento que será enviado para cada turma.

Todos os professores e educadores que coordenarem a participação, de pelo menos uma turma, terão direito a frequentar gratuitamente o workshop “Nutrição e Sucesso Escolar”, a realizar por vídeo-conferência em data a confirmar.

O prazo para inscrições na 2ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é de 19 de setembro a 12 de outubro de 2012. A inscrição efetua-se mediante o preenchimento online da ficha de inscrição disponível no site: www.heroisdafruta.com.