Projeto Ajudaris, “Histórias de encantar”

24 de Novembro de 2016

     A apresentação do livro “Histórias de encantar”, escrito por jovens autores solidários, entre os quais se destacam as Educadoras e crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, realizou-se no Porto, na Universidade Lusíada, no domingo dia 22 de outubro.

     O auditório foi pequeno para tanta gente que se deslocou de todo o país, para estar presente neste evento de cariz solidário, como objetivo de apresentar autores e ilustradores voluntários no mesmo espaço, com as mesmas aspirações e objetivos comuns: ajudar uma causa, cuja rede de afetos tem vindo a aumentar e a fazer felizes aquelas crianças que mais precisam.

     Mais de 1000 pessoas, num local com capacidade para 700, encontraram a melhor forma de passar uma tarde diferente. Os momentos agradáveis que nos proporcionaram, mostra que a solidariedade não é tão só um ato de pedir para os outros, mas sim encontrar respostas adequadas para envolver a comunidade e levá-la a participar de forma ativa. Por isso existem pessoas que se entregam a projetos como este e tornam a vida dos outros, mais colorida e justa. Não poderei deixar de citar a responsável pela causa que mencionei, a Dra. Rosa Vilas Boas e todos os que a apoiam. Também nós estamos a contribuir para ela, ao mesmo tempo que envolvemos as crianças num fim comum que neste caso, foi a criação de três histórias, escrita por todos, que foram selecionadas para fazer parte de um livro de crianças para crianças, de mãos dadas com os adultos.

     O nome de uma delas, “Minha Alegria”, tem a ver com a importância da amizade entre as crianças a forma simples como encontram soluções para os problemas dos colegas. Mostram ser solidários natos e amigos incondicionais. A lição de vida que nos transmitem pode mudar o mundo dos adultos, egocêntricos e insensíveis.

     As outras duas “O Francisco e as suas amigas Cenoura e Batata frita” e “A Menina que não gostava de legumes”, apontam para a necessidade de uma alimentação saudável como requisito para ter uma vida plena de saúde e alegria.

     Basta um gesto e muda tudo! Basta estar atento!

    Congratulo-me por ter estado presente num evento desta natureza, ter privado com figuras públicas, do mundo dos livros (António Mota) e do jornalismo (Mário Augusto) e deixo um agradecimento especial às crianças que estiveram na elaboração da história, aos pais que tudo fizeram para assistir ao evento e também aos que não estando presentes por motivos pessoais, serão solidários, adquirindo o livro pela quantia de cinco euros.

     E foi assim que o Pré -escolar do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira deixou marcas pelo Porto e tem o nome escrito num livro para crianças.

     Temos a certeza que queremos continuar nesta rede…de afetos!

 

A Coordenadora de departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro