Programa Cuida-te – Educação para a Saúde

28 de Maio de 2012

O Programa Cuida-te – Educação para a Saúde, consiste na promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável, permitindo aos jovens desenvolver competências de forma global e integradora, ao nível da saúde sexual e reprodutiva, exercício físico, alimentação saudável e dos consumos nocivos.

Pretende educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais.

O CUIDA-TE prevê 5 medidas distintas de atuação. A medida 1 funciona tendo por base Unidades Móveis. Esta medida tem como principal objectivo criar um serviço de proximidade junto da população mais jovem. As Unidades Móveis, devidamente apetrechadas e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, deslocam-se para realizar o atendimento e aconselhamento aos jovens, bem como realizar acções de sensibilização.

No passado dia 25 de maio, com o apoio do PEPS, a escola sede do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira recebeu uma destas unidades móveis. Os alunos deste estabelecimento de ensino puderam deste modo ser atendidos, informados e esclarecidos sobre eventuais dúvidas que pairassem nas suas mentes.

http://youtu.be/ouWSUmYN9jI