Participação no 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

13 de Março de 2012

Na passada sexta-feira, 9 de março, deslocaram-se a Coimbra os alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário previamente selecionados, dentro de cada ciclo, para disputarem o 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que decorreu no Estádio Universitário. Esta jornada iniciou-se pelas 6,30 horas, com a pontualidade de todos os intervenientes. Todos os participantes nos jogos estão de parabéns, pois deram o seu melhor, numa perspetiva de responsabilidade, concentração e num salutar convívio dentro do grupo envolvido neste campeonato.

Estiveram envolvidos os seguintes alunos:

1º ciclo

Semáforo- Vitor Manuel Ribeiro Rodrigo, EB 1 de S. Martinho.
Ouri – Catarina Gomes, EB1 de Moimenta da Beira.
Gatos e cães – José Manuel Teixeira, EB1 de Leomil.

2º ciclo

Ouri – Eduardo Sarmento nº 10, 5º D
Hex – Runxiao Ye, nº18,  6º  C
Gatos e cães – David Ye, nº5,  6º C

3º Ciclo

Rastros – Alexandre Cardia e Vale, 8º A
Hex – Francisco Melo, 8º A
Ouri – Gonçalo Morais, 8º A

Secundário

Rastros – Marcos Fernandes,10ª B
Hex – Gonçalo Gouveia, 11º B
Avanço – Martina Veiga, 11º B

Todo o trabalho desenvolvido pelos professores, alunos e técnicos operacionais envolvidos na preparação, seleção e acompanhamento dos mesmos foi extremamente gratificante e compensador pelo bom desempenho de todos os alunos e pela obtenção do 1º lugar, a nível nacional, no jogo “Gatos e cães” do aluno David Ye, do 6ºC , a representar o 2º ciclo.
Nesta edição dos jogos estiveram presentes cerca de 2400 alunos de 532 instituições de ensino de todo o país; sendo neste ano letivo que se verificou a adesão de maior número de escola e de participantes.
O nosso Agrupamento já participa neste Campeonato há cinco anos, pois os docentes intervenientes nesta atividade e os organizadores consideram que estes jogos matemáticos estimulam o pensamento independente, a tomada de decisões, desenvolvem a autoconfiança, a organização, a concentração e o raciocínio lógico-dedutivo. São também promotoras da capacidade de expressão e das relações sociais pela interação entre jogadores.
O campeonato, deste ano letivo, foi organizada pela Universidade de Coimbra (UC) e pelo Museu da Ciência da UC, em conjunto com a agência Ciência Viva, a Associação de Professores de Matemática, a Associação Ludus e a Sociedade Portuguesa de Matemática.

A organização:
Ana Cristina Fernandes
Isabel Afonso
Paula Monteiro