Participação no 14º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos – Torres Vedras

17 de Abril de 2018

Participação no 14º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2018

Realizou-se no dia 16 de março, no Externato Penafirme em Torres Vedras, a 14ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, com alunos de escolas de todo o país.

O Campeonato é organizado pela Associaçã

o LUDUS, pela Sociedade Portuguesa de Matemática, pela Associação de Professores de Matemática, e apoiado pelo programa Ciência Viva. Localmente a organização esteve a cargo do Externato de Penafirme e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Quase 2000 alunos de 435 escolas disputaram o torneio que é dividido em quatro categorias: 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os jogos desta edição foram: Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Produto, Avanço e Flume.

Paralelamente aos jogos, decorrem diversas atividades lúdicas e desportivas.

Os participantes foram selecionados em torneios locais, realizados nas escolas.

Na edição deste ano representaram o Agrupamento, nesta final, um grupo de nove alunos. Do 1º ciclo: Mariana Centeio no jogo “Semáforo”; Francisco Morais Carvalho, no jogo “Rastros” e Guilherme Dionísio Santos, no jogo “Gatos e Cães”;

-do 2º ciclo: João Lufinha Pereira no jogo “Gatos e Cães”; Duarte Antunes no jogo “Produto” e Rodrigo Calhau no jogo “Rastros”;

-do 3º ciclo: Rodrigo Gouveia no jogo “Produto”; Rafael Correia Santos, no jogo “Rastros” e Francisco Oliva Teles no jogo “Avanço”.

O desempenho de todos os alunos foi muito bom, estando todos os envolvidos de parabéns.

MUITOS PARABÉNS ao aluno Rafael Filipe Correia Santos que obteve o terceiro lugar a nível nacional !

A organização:

Elvira Bernardino

Maria João Albuquerque

Paula Monteiro

Pedro Correia