Participação no 13º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos – Guimarães

29 de Março de 2017

Participação no 13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2017

Realizou-se no dia 24 de março, no pavilhão Multiusos de Guimarães, a 13ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, com alunos de escolas de todo o país, tendo participado, inclusive, jovens de Cabo Verde.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Ciência Viva, promovida anualmente, desde 2004. Este ano, a edição do campeonato foi organizada localmente por docentes do Departamento de Matemática da Universidade do Minho e dos Agrupamentos de Escolas Afonso Henriques, Francisco de Holanda e Escola Secundária de Caldas das Taipas, em parceria com o Centro de Ciência Viva de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Multiusos e Câmara Municipal de Guimarães

Cerca de 1700 alunos de 360 escolas de todo o país participaram na iniciativa que procura estimular o raciocínio e incentivar o gosto pela Matemática.

Paralelamente aos jogos, decorrem diversas atividades lúdicas e desportivas.

Na edição deste ano representaram o Agrupamento, nesta final, um grupo de nove alunos. Três do 1º ciclo: Orlando Santos Ferreira Leitão, no jogo “Semáforo”;     Francisco Morais Carvalho, no jogo “Rastros”; Guilherme Dionísio Santos, no jogo “Gatos e Cães”; três do 2º ciclo: João Paulo Azevedo, no jogo “Gatos e Cães”; Francisco José Oliva Teles, no jogo “Avanço” e Rodrigo Calhau no jogo “Rastros”; três do 3º ciclo: Diana Margarida Correia Santos, no jogo “Produto”; Rafael Filipe Correia Santos, no jogo “Rastros”  e Rodrigo Correia Santos, no jogo   “  Avanço ”.

O empenho de todos os nossos alunos foi muito bom, estando todos os envolvidos de parabéns.

Veja mais aqui sobre o 13º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos 2017

A organização:

Alexandra Bica

Delfim Ferreira

Elvira Bernardino

Paula Monteiro