Parlamento dos Jovens – Sessões escolares

6 de Fevereiro de 2012

 O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

Todas as Escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar. Num ano em que o debate destinado aos alunos do ensino básico se centra no tema “Redes Sociais: Combate à Discriminação” e para os alunos do ensino secundário “Redes Sociais: Participação e Cidadania”, o Agrupamento de Escola de Moimenta da Beira uma vez mais respondeu afirmativamente ao convite, através do seu Clube Europeu.

Depois de todo um período de preparação, no dia 23 de janeiro tiveram lugar as sessões escolares na escola sede deste Agrupamento, as quais decorreram em simultâneo (ensino básico e secundário). Conduzida pelos alunos participantes, a sessão contou com a presença dos deputados Elza Pais e Hélder Amaral, do Presidente do Município, José Eduardo Ferreira, do Vereador da Educação e Cultura, Francisco Cardia, do Director do Agrupamento, Alcides Sarmento, e do Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Fernando Veríssimo.

Depois das apresentações e boas vindas, verificou-se a intervenção dos deputados presentes.  Foi depois dado espaço ao debate em que também os alunos, que enchiam por completo o auditório desta escola, puderam participar e colocar as suas questões. Seguir-se-ão as sessões distritais, ainda em locais a designar, as quais contarão com a participação dos nossos jovens alunos/deputados.

A sessão distrital do ensino básico ocorrerá no dia 5 de março e contará com os alunos – José Diogo Rosário, João Francisco Sarmento, Sara Botelho e Rafael Moura; a sessão do ensino secundário, a realizar no dia 6 de março, contará com os alunos – Mariana Bernardo, Beatriz Freixo, João Pedro Santos, Rita Leitão. Que esta iniciativa seja mais um contributo para o enriquecimento destes alunos enquanto cidadãos ativos e participativos.