Parlamento dos Jovens – Sessão Nacional do Ensino Básico (novas fotos)

4 de Junho de 2012

Nos dias 7 e 8 de maio, alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira representaram o distrito de Viseu na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico. Um programa que tem por objectivo principal a promoção da educação para a cidadania, para além de procurar fomentar o interesse dos jovens por temas da atualidade.

Depois de terem sido os eleitos entre os representantes de 29 escolas, na sessão distrital ocorrida em Sátão, os alunos/deputados da nossa escola marcaram presença na Assembleia da República para aí debaterem com os seus congéneres o tema: “Redes Sociais: Combate à Discriminação”.

Foi certamente uma experiência inolvidável para os nossos jovens que, juntamente com os cerca de 130 alunos/deputados, em representação de todos os círculos eleitorais, desempenharam com muito realismo o seu papel de deputados.

No dia 7 de maio, os alunos/deputados foram divididos por quatro Comissões para preparação da sessão plenária que decorreria no dia seguinte. Ao fim da tarde, na Sala do Senado, teve lugar uma atuação musical protagonizada pelo Grupo Coral Infanto-Juvenil “Kyrios”.

A Sessão Plenária ocorreu no dia 8 de maio, na Sala do Senado. Na abertura da sessão solene esteve presente o Vice-Presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva. Seguidamente, os deputados de todos os Grupos Parlamentares responderam às perguntas dos jovens, sendo eles: Miguel Tiago (PCP), Ana Drago (BE), Michael Seufert (CDS- PP) Gabriela Canavilhas (PS), Isilda Aguincha (PSD) e Heloísa Apolónia (PEV). Prosseguiram depois os trabalhos tendentes à aprovação de uma Recomendação à Assembleia da República sobre o tema em debate.

Por seu lado, Rafael Moura fez o papel de jornalista, participando na conferência de imprensa dada pelo Presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, José Ribeiro e Castro.

De salientar o empenho dos alunos, que estão naturalmente de parabéns pela forma exemplar como representaram o distrito de Viseu e o nosso Agrupamento, em particular. Sem esquecer a professora Maria do Carmo, que aqui destacamos pela sua dedicação e empenho em todo este longo processo.