Parlamento dos Jovens – Sessão Distrital

10 de Maio de 2011

Mariana e Rita - Alunas apuradas para a Sessão Nacional
Mariana e Rita - Alunas apuradas para a Sessão Nacional

No passado dia 29 de Março, decorreu em Tarouca a sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário. Uma sessão onde estiveram representantes de 33 escolas do distrito de Viseu, num total de 66 jovens deputados e ainda mais 33 suplentes.

A sessão contou com a presença do Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal e do deputado Almeida Henriques, eleito por Viseu nas listas do PSD, os quais, a seguir à sessão de abertura, tiveram a missão de responder às inúmeras questões que lhes foram sendo colocadas.

Seguiram-se os trabalhos que levariam à aprovação do Projecto de Recomendação que será apresentado na sessão nacional pelo circulo de Viseu, com medidas propostas pelos jovens deputados orientadas para o tema “Que futuro para a Educação?”, sendo que o projecto apresentado pela nossa Escola, constituiu a base para a formulação do projecto do distrito.

Finalmente, foram escolhidos os representantes do distrito à sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República, no próximo mês de Maio.

Nesta escolha, os alunos da nossa escola fizeram valer os seus dotes conseguindo que dois dos seus alunos integrassem o grupo dos eleitos. Mariana Bernardo e Rita Leitão são as alunas deste agrupamento que integrarão o grupo de deputados eleitos pelo nosso distrito.

As nossas jovens deputadas constituirão a equipa representativa do Distrito de Viseu conjuntamente com dois alunos da Escola Profissional, Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira, dois alunos da Escola Secundária de Carregal do Sal, duas alunas da Escola Secundária de São Pedro do Sul e dois alunos da Escola Secundária de Vouzela.

Círculo de Viseu – Secundário

Projecto de Recomendação à Assembleia da República

Os deputados do Círculo de Viseu irão apresentar à Assembleia da República as seguintes recomendações:

  1. Criação de cursos profissionais que estabeleçam parcerias com empresas públicas e/ou privadas da comunidade envolvente à instituição escolar de proveniência do aluno.
  2. Criação de um Observatório de Emprego para conhecer em tempo real as flutuações do mercado laboral europeu (procura/ oferta de emprego).
  3. Atribuir bolsas de mérito, não só aos alunos subsidiados, como também aos restantes – mas mediante uma classificação pré-definida, por exemplo, 17 valores.
  4. Alterar metodologias de ensino facilitadoras duma maior actividade dos alunos, desde os primeiros anos de escola, de forma consciente e consistente, no sentido de educar para o empreendedorismo.
  5. Igualdade de oportunidades em todas as vertentes do Ensino.

Parabéns e votos de uma boa participação na sessão nacional!

Sessão Distrital Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário
Sessão Distrital Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário