Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário

2 de Fevereiro de 2013

No passado dia 21 de janeiro de 2013 (segunda-feira) decorreu na Escola EB3/S de Moimenta da Beira uma sessão do programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, no qual o tema deste ano é “O Jovens e o desemprego. Que futuro?”.

Como é pressuposto, foi efetuado um convite a um deputado da Assembleia da República, tendo estado esta representada na nossa escola através do Deputado do CDS / PP, Hélder Amaral. Este evento correu da melhor maneira, tendo contado a plateia com um número não muito distante dos 100 alunos, que fizeram muitas e boas perguntas.

O debate decorreu no Auditório da Escola Secundária, com uma duração de 100 minutos, num ambiente descontraído e informal, durante o qual os alunos colocaram questões pertinentes sobre a atividade parlamentar e solicitaram opiniões relativamente aos seus projetos de recomendação. Demonstraram espírito crítico, curiosidade e responsabilidade e comportaram-se com grande civismo.

A atividade contou com a presença do senhor Presidente da Camara Municipal, José Eduardo Ferreira, do Senhor Vereador para a Educação e Cultura, Francisco Cardia, do Diretor do Agrupamento, Alcides Sarmento e do Coordenador do Departamento de Ciências Socias e Humanas, Veríssimo Salgueiro.

No que se refere a sugestões deixadas pelos alunos para a discussão política a decorrer previsivelmente no próximo ano, no âmbito do Parlamento dos Jovens, foi unânime o tema: “ Respeito pelos Direitos Humanos em Portugal”.

 

A jornalista do parlamento dos jovens, Dora Ferreira