Orientação Vocacional e Projeto de Vida

16 de Abril de 2013

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

Começa a vislumbrar-se o sol por entre a chuva forte que nos tem acompanhado. Vem este apelo a dias mais ensolarados para nos lembrar que o 2º encontro do projecto “ escola e Pais em Construção” ocorreu já em março e precisar 3 ou 4 ideias fortes que do mesmo decorreram:

I.            Podemos e devemos aproveitar a época (de crise económica) para alterar práticas alimentares;

II.            Temos de estar mais atentos “à comida” que os nossos alunos ingerem fora da escola: gomas, chocolates, sumos de lata, mistos… – deveremos dar dinheiro para que todos os dias consumam deste “lixo alimentar”?

III.            A escola tem uma oferta de “clubes” variada e, não nos devemos limitar  apenas a clubes de desporto,  não deveremos incentivar a inscrição dos alunos em algum destes clubes?

IV.            Temos de ser consequentes, se se inscrevem não podemos, depois, compactuar com a preguiça que às vezes leva às faltas aos treinos e às provas do calendário do desporto escolar;

V.            Também não podemos fazer depender a prática desportiva dos resultados, por vezes menos positivos, nos testes e nos períodos. Questionamo-nos – muitas vezes não estão na escola à 4ª feira à tarde, poderemos afirmar que estão em casa, que estão a estudar, que não estão nos cafés, que não estão a ver televisão…?

Concluímos que a prática desportiva regular e a alimentação mais saudável têm influência direta no melhor desempenho escolar.

Foi uma hora de   conversa amena, bem disposta  tendo a  Associação   no final distribuído ementas saudáveis ( que podemos fornecer a quem, via email, as solicitar) e uma maçã para dar a conhecer o novo projeto de venda de maçãs (sem qualquer margem de lucro) no bar dos alunos.

Agradecemos a presença de todos, designadamente do Sr. Professor Miguel Moreira, coordenador do desporto escolar neste agrupamento.

Contudo, um novo desafio lançamos aos pais – agora com alunos nos 9º e 12ºs anos – a resposta a um questionário que irão receber via educandos e a presença maciça na quarta feira, dia 24 do corrente às 18h30m na escola sede do agrupamento, para discutirmos o papel dos pais na Orientação Vocacional e Projeto de Vida. Aproveitemos todos a disponibilidade da Exma. Sr.ª Dr.ª Sofia, do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento, para conversarmos…. 

                                                                                                                    

Podem sempre contatar-nos via email – apeeavemb@sapo.pt, agradecemos desde já as sugestões que apresentarem.

Moimenta da Beira, abril de 2013.

A presidente do conselho executivo, Lídia Adelaide Araújo Oliva Teles