O TEATRO VEIO À ESCOLA

21 de Dezembro de 2015

       Aconteceu…porque é natal!

       As crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento, foram brindadas com a apresentação da peça de teatro, intitulada ” O piquenique da D. Porca”, encenada pelo grupo de teatro portátil “Faunas”, no auditório da escola secundária.

   As duas personagens que dinamizaram o espetáculo, fizeram-no com muita expressividade e caraterização adequada às mesmas, utilizando como recursos materiais, uma mesa multifunções que acompanhava o desenrolar da história que falava de animais, cujos produtos são necessários na nossa alimentação: a galinha, a vaca, a porca e o ajudante que era o gato. Os adereços eram de material reciclável e muito elucidativos. Vestidas de preto, mudavam de máscara consoante a personagem e conseguiram de uma forma interativa, cativar a atenção de crianças e adultos. E o piquenique aconteceu, com uma gostosa roda dos alimentos recheada de “tatinha”, ou seja, todos os alimentos que dela fazem parte, que as crianças tão bem souberam ajudar a construir. Porque estão atentas e interiorizam o que aprendem. Porque fazem questão de mostrar que sabem e por isso foram interventivas, interessadas e bem comportadas. Aprenderam com muita facilidade as canções que lhes ensinaram e o piquenique da dona porca foi um contributo importante que, de uma forma lúdica, ajudou a consolidar conhecimentos da área da alimentação, tema que tem merecido a nossa preocupação e a ajuda para melhorar cada vez mais, com o contributo de especialistas na matéria e a colaboração dos pais.

       O objetivo inicial que nos moveu foi o de proporcionar às crianças momentos de divertimento, mas o resultado final foi também educativo. Dois em um! Fantástico! E bem merecido!

        Bom Natal!

 

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro