Moimenta da Beira no Programa Residências Artísticas nas Escolas

Plano Nacional das Artes – Moimenta da Beira e Viseu estão entre os 19 Municípios que vão integrar a segunda edição das Residências Artísticas nas Escolas.

Este Programa é uma iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação e vai levar Música, Teatro e Bailado às Escolas.

Quatrocentos alunos de 19 escolas do primeiro ciclo vão ser abrangidos por residências artísticas de sete organismos de música, teatro e bailado, no âmbito do Plano Nacional das Artes, em 2019, de acordo com o programa divulgado dia 04/12/2019, em Lisboa.

Residências Artísticas nas Escolas – 2019

Como funciona
Os organismos que integram a iniciativa no ano letivo de 2018/19 são a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional de São João, a Casa da Música e a Orquestra Clássica do Sul.
As residências artísticas deverão realizar-se no 2.º e 3.º períodos escolares, em agrupamentos de escolas dos municípios de Viana do Castelo, Barcelos, Vila do Conde, Freixo de Estada à Cinta, Moimenta da Beira, Viseu, Penela, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Idanha-a-Nova, Torres Vedras, Loures, Sintra, Lisboa, Cascais, Almada, Sines, Moura e Loulé.
Em 2017/18, músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa deram aulas durante uma semana a alunos dos municípios de Loulé, Sines, Viseu, Freixo de Espada à Cinta e Barcelos. O projeto-piloto realizou-se em 2017, no Agrupamento de Escola de Caxinas, Vila do Conde.

Informação DGE

Informação LUSA

Informação Observador

Informação Jornal do Centro