Mesa Redonda – Fumadores / Não Fumadores

27 de Novembro de 2012

A equipa do PEPS, no âmbito do Dia Mundial do Não Fumador, realizou na manhã do dia 22 de novembro, na sala 501, um debate/mesa redonda entre fumadores e não fumadores.

Uma ação destinada aos alunos do 12º ano e que contou com a participação de docentes, alunos, pais e profissionais de saúde.

Os trabalhos foram introduzidos pela docente Ondina Freixo, coordenadora da equipa do PEPS, que de imediato passou a condução da sessão à enfermeira Cristina Requeijo. A moderadora do debate começou por fazer uma abordagem sobre os malefícios do tabagismo e concluiu dando a palavra ao Dr. Ricardo, que a acompanhava na mesa. Foi a oportunidade dos presentes ouvirem na primeira pessoa a experiência  de um fumador que, por vontade própria, abandonou o vício do tabaco.

Foi depois dada a palavra à bancada dos não fumadores, para cada qual partilhar a sua experiência e lançar os seus conselhos à vasta assistência. Conselhos idênticos vieram da bancada dos fumadores, que apesar de alimentarem o vício têm consciência dos seus malefícios e não se cansaram de alertar para os perigos.

Seguiu-se um intenso debate, de onde se espera todos tenham saído consciencializados de que fumar prejudica a saúde de cada um e a dos outros.