Masterclasses Internacionais em Física de Partículas

12 de Abril de 2011

Os 24 alunos de Física do 12º Ano, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, participaram no passado dia 23 de Março, nas Masterclasses Internacionais em Física de Partículas (www.physicsmasterclasses.org), uma iniciativa a nível europeu, que pretende mostrar aos jovens, entre os 15 e os 18 anos, todo o tipo de actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e que se realizou na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

A participação neste evento, já é uma actividade habitual promovida pelo Grupo disciplinar de Física e Química da Escola, no qual já participa desde 2008. Este ano, a Escola de Moimenta da Beira foi a mais representativa da região, em termos do número de alunos participantes. Foram acompanhados pelos docentes Nuno Fernandes, que lecciona a disciplina de Física do 12º Ano no presente ano lectivo, Paulo Sanches e Adelina Silva, que já participaram em edições anteriores das Masterclasses e que já tiveram a oportunidade de realizarem as Escolas de Verão no CERN (www.cern.ch) em 2007 e 2009, respectivamente.

As actividades começaram com um “curso de treino”, em três palestras, onde foram ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte, depois do almoço, foram fornecidos, aos alunos, um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em ATLAS – LHC (o grande acelerador de partículas, existente no CERN), sendo-lhes solicitada a sua classificação por categorias. No final, os resultados foram partilhados entre os vários grupos e discutidos em vídeo-conferência, moderada por investigadores no CERN, com outros grupos de Universidades estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.

As Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, foram lançadas por Michael Kobel da Technical University, Dresden, e são coordenadas por Uta Bilow da mesma universidade, em estreita cooperação com o IPPOG, International Particle Physics Outreach Group e com o apoio da Helmholtz Alliance “Physics at the Terascale” e do Ministério Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF), que oferece aos alunos um DVD, com material interactivo relacionado com a Física de Partículas, traduzido em 17 línguas com a ajuda do IPPOG e o apoio da Sociedade Europeia de Física (EPS).

As Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, em Portugal, são co-organizadas pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (www.lip.pt) e pelas Universidades e Institutos onde é realizada.

Os alunos gostaram muito de ter participado nas Masterclasses 2011 e sentiram-se uns verdadeiros “Cientistas… por um dia”.
O grupo participante, agradece à Câmara Municipal o apoio à sua deslocação a Vila Real, na cedência do respectivo transporte.

Os professores