Magusto da EB1 – Pré-escolar

7 de Dezembro de 2016

Realizou-se no dia 18 de novembro a comemoração do S. Martinho com o magusto que teve lugar na Escola Profissional da Quinta do Ribeiro. As atividades lúdicas, educativas e de convívio com outros alunos, mais velhos, foram do agrado das crianças e muito bem dinamizadas.

Todas rodaram pelos ateliers e participaram entusiasmadas.

Começando pela dança, com a alegria e movimento que nos transmite, as crianças mobilizaram os outros de forma a fazer com que esses momentos fossem únicos. As pinturas faciais caraterizaram as mais atrevidas e até as que não apreciam assim tanto, arriscaram ser tatuadas com um símbolo ou outra coisa qualquer.

No espaço onde foi contada a história do “Jaime e as bolotas”, fez-se silêncio e ouviu-se com atenção, apesar dos barulhos de fundo. Quando vieram as perguntas, as respostas não se fizeram esperar porque elas estiveram muito atentas e interessadas. Ficou a promessa de fazer a plantação de castanhas em vasos e acompanhar o seu desenvolvimento.

No refeitório, ora transformado em pastelaria, a massa foi rainha nas mãos pequeninas e curiosas. Amassaram, moldaram e mostraram que também são bons a meter a mão na massa. A música foi outra quando ouviram e aprenderam novos sons, ritmos e batimentos alinhados numa sinfonia melódica. É chegado finalmente o momento de rodear a fogueira, atrair o fumo e apanhar folhas que teimam em ser arrastadas para o colo das crianças. Eis senão quando as castanhas, começam a saltar na fogueira com pressa de desempenhar o papel mais importante da sua vida: fazer as delícias de quem as come! Era o magusto que fez as honras da casa e deixou todos contentes, com casca ou sem ela, a partilha foi o mais importante da festa, bem como os momentos de convívio.

Os alunos ficaram felizes, os adultos também.

É caso para dizer que tudo esteve perfeito e foi do agrado de todos. Este ano foi assim e esperamos que no próximo ano possamos desfrutar de tudo isto novamente: “A Criança aprende o que vive, o que vê e o que sente!”

Agradecemos a todos os que nos receberam tão bem.

Queremos voltar…um dia destes…

A Coordenadora do Pré-escolar

Deolinda Salgueiro