IX Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

27 de Maio de 2011

As IX Jornadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas decorreram ao longo do dia 29 de Abril, como parte integrante da programação da Semana Cultural.
As jornadas iniciaram-se a seguir ao almoço com a actuação da Orquestra da ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela). Um agrupamento musical constituído por alunos do 9º ao 12º Anos e dirigido pelo Maestro Roberto Vardés.
Um magnífico concerto proporcionado a todo o público presente no auditório da Escola Secundária, que teve a oportunidade de vibrar com as interpretações dos seguintes temas: Suite Carmen, Les Toreadors – G. Bizet; Valsa Triste – J. Sibelius; Czardas – V. Monti, (solista – Eddy Betencourt – violino); Dança Húngara nº5 – J. Brahms.

Orquestra da Esproarte de Mirandela

Seguiu-se o debate que teve como temática central a procura de respostas para o tema mais badalado do momento “A Crise”. Perante a situação vivenciada a nível mundial em geral, e em Portugal em particular, o tema escolhido parece-nos revestir-se de toda a pertinência: “Entre a crise e o futuro, que perspectivas?”.

Elementos da Mesa da Sessão

Na mesa, como mediadora, tivemos a honra de contar com a Presença da Drª Elza Pais, Secretária de Estado para a Igualdade. Como palestrantes, gentilmente acederam ao convite da organização: Dr. Manuel Rebelo, Deputado na Assembleia da República; Dr. José Morgado, Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva; Dr.ª Adelaide Teles, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação; empresários da região – Engenheiro Tojal (SOMA), Engenheiro Pedro (Adega Cooperativa de Moimenta da Beira), Sr. Manuel (NovaCable, de Vila Nova de Paiva).
Terminado o debate, seguiu-se uma visita às instalações da Adega Cooperativa de Moimenta da Beira, onde se realizou um pequeno lanche em que não faltou o cada vez mais afamado Espumante Terras do Demo.

Adega Cooperativa de Moimenta da Beira

Estas IX Jornadas do Departamento do Departamento de Ciências Sociais e Humanas finalizaram com um jantar convívio no refeitório da Escola sede deste Agrupamento de Escolas.