Informações aos Docentes

Caros Colegas,
De forma minorar o impacto da suspensão das atividades letivas presenciais, é importante que os docentes mantenham contacto com os seus alunos atribuindo tarefas da sua disciplina passíveis de realização em casa.

Estas interações são ainda mais prementes nas turmas do 11º e 12º anos, nas disciplinas objeto de exame nacional.

Seguindo recomendações publicadas na sua área privada da DGEstE, “deverão ser privilegiadas atividades assíncronas, menos exigentes em largura de banda e que não requeiram dispositivos de última geração. No caso em que os destinatários sa o crianças ou alunos mais novos, da Educação Pré-escolar e dos 1.o e 2.o ciclos, as atividades deverão, sempre que possível, ser intermediadas pelos encarregados de educação.”
Sugestões de interação online com os alunos:

  1. e-mail (relembro que estão disponíveis os contactos do e-mail institucional dos seus alunos, agregados por turma, entrando no gmail com a conta institucional);
  2. cada Diretor de Turma/Professor Titular/Educador de Infância cria um Padlet para a sua turma, dando possibilidade de docentes e alunos comunicarem, postando trabalhos e comentários e possibilitando ao Diretor de Turma ter acesso ao desenrolar do processo ensino-aprendizagem do alunos da sua direção de turma.

Nota: Pede-se ao Diretores de Turma, principalmente dos anos objeto de exames nacionais, que tenham conhecimento de alunos da sua direção de turma sem acesso à internet que reportem, respondendo a este mail.

Obrigado pela colaboração
O Diretor
Alcides Sarmento