Informação aos Pais e Enc. de Educação – Plano de Ensino à Distância

Exmo(a) Sr.(a) encarregado(a) de educação

  1. Por determinação do Governo, o 3º período vai decorrer na modalidade de ensino não presencial, ou à distância. Como forma de complementar o ensino à distância por meios digitais, a partir do próximo dia 20 de abril, segunda feira, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal
    da RTP Memória e a RTP2, chamado #Estudo em Casa (#EC).
  2. O #Estudo em Casa é um recurso complementar e de apoio ao Plano de Ensino à Distância do Agrupamento. Os alunos continuam a ser alunos das suas turmas de origem, com os mesmos professores, sendo os professores titulares e os diretores de turma os primeiros responsáveis pelo seu acompanhamento e pela sua avaliação.
  3. O Plano de Ensino à Distância do Agrupamento desdobra-se em atividades síncronas, isto é, de comunicação direta do professor com os alunos, e em atividades assíncronas, atividades ou tarefas programadas sem necessidade de “presença” ou contato direto com o professor. As atividades síncronas assinaladas no horário são de frequência obrigatória, havendo lugar à marcação de faltas;
  4. Comunicação com os alunos com acesso à Internet: De forma a uniformizar o contacto docente-aluno o principal meio de comunicação e articulação é feita através do Google-Gsuit, designadamente as aplicações Classroom e Google Meet.
  5. Comunicação com alunos sem acesso à Internet: Os docentes enviam as tarefas por outros meios de comunicação ( ex: SMS, Whatsapp). Em último recurso, o docente envia a tarefa para o Diretor de Turma que, articulando as diferentes tarefas, reencaminha para endereço de email da escola, criado para o efeito, para que a escola a faça chegar ao aluno.
  6. Os Diretor de Turma/Professor Titular comunicam o horário das atividades (síncronas e horas televisivas #Estudo em Casa) aos Encarregados de Educação, coordenam as atividades assíncronas e são o canal privilegiado da relação com os alunos e os pais e encarregados de educação.

Cientes que todos estamos a viver uma situação completamente nova, contamos com a vossa compreensão e colaboração na nova vida escolar do seu educando.

Com os melhores cumprimentos,
Moimenta da Beira, 17 de abril de 2020
O Diretor
Alcides José de Sousa Sarmento