HERÓIS DA FRUTA

30 de Janeiro de 2016

Longe vão os tempos em que, para se ser herói, o feito deveria ser de grande envergadura, tal como os nossos heróis Portugueses, antepassados, a tal nos habituaram. Somos descendentes deles e queríamos conhecer a sensação de ser herói…nem que fosse por um dia, uma semana ou até um mês! Deixem nos ser felizes, assim!

Passo a contar como tudo aconteceu:

Era uma vez, na Escola Básica de Moimenta da Beira e no Estabelecimento de Ensino de Leomil, um projeto que se iniciou com a designação “Lanche saudável, criança saudável”, implementado no Pré-escolar. Decorria a velocidade de cruzeiro quando um novo desafio, lançado pela APCOI, nos aparece e em nome da alimentação saudável, se instala nas escolas, desta vez alargado ao 1o ciclo. Em nome da saúde das nossas crianças, reforçamos o consumo de fruta, sensibilizamos para os benefícios da mesma e quisemos ser Heróis… da Fruta!

Realizamos tarefas específicas, fizemos trabalhos, escolhemos um hino. Com a colaboração do professor Ricardo foi fácil encontrar a letra e a coreografia ideal para sermos os melhores heróis, a comer fruta, a cantar e a dançar em prol de um objetivo comum.

O dia da grande revelação foi também um dia divertido, com muita ansiedade, muita euforia e sobretudo uma história com um final feliz, filmado e divulgado para quem quiser ver. Dúvidas? Não há! Valeu a pena ultrapassar barreiras e unir esforços!

Os Heróis foram muitos e não será só por um dia! Será para sempre, pois experiências destas ficam para a vida!

Parabéns a todos os heróis passados e presentes…são todos fantásticos!

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar

Deolinda Salgueiro